Frases de Maquiavel

Cerca de 228 frases de Maquiavel

E, durante quatro horas, não sinto tédio nenhum, esqueço-me de toda a ansiedade, não temo a pobreza, nem a morte me assusta: transfiro para eles todo o meu ser.

"Um príncipe sábio deve observar modos similares e nunca, em tempo de paz, ficar ocioso""

E ao se voltarem contra você, calar-se-ão diante de sua grandeza de alma.

Maquiavel, fingindo dar lições aos Príncipes, deu grandes lições ao povo.

Se Maquiavel tivesse tido um príncipe como discípulo, a primeira coisa que teria lhe recomendado era escrever um livro contra o maquiavelismo.

Tendo o príncipe necessidade de saber usar bem a natureza do animal, deve escolher a raposa e o leão, pois o leão não sabe se defender das armadilhas e a raposa não sabe se defender da força bruta dos lobos. Portanto é preciso ser raposa, para conhecer as armadilhas e leão, para aterrorizar os lobos.

Nada pode saciar os apetites humanos, pois a natureza nos deu a faculdade de tudo desejar, mas não nos deixa senão provar poucas coisas, disto resultando um descontentamento permanente, e um desgosto pelo que possuímos, o que nos faz culpar o presente, louvar o passado e desejar o futuro, ainda que sem razão.

Não é a intenção que valida um ato, mas seu resultado.

Se seu melhor cavalo quebrar a perna abandone-o. Se seu melhor amigo o trair, esqueça.

Uma mudança sempre deixa o caminho aberto para outras.

Todos veem o que tu aparentas, poucos sentem aquilo que tu és, e esses poucos não se atrevem a contrariar a opinião dos muitos.

Maquiavel
O Príncipe

Para punir use terceiros e para elogiar apareça

Mais importante do que ser é parecer ser.

Em política, os aliados de hoje são os inimigos de amanhã.

O tempo lança à frente todas as coisas e pode transformar o bem em mal e o mal em bem.
(O Príncipe)

Maquiavel

Nota: In O Príncipe

Alguns pensam que eu deveria ensinar aos homens o caminho do céu. Mas eu preferiria ensinar-lhe o caminho para o inferno, assim eles saberiam como desviar-se dele.

Nunca se deve deixar prosseguir uma crise para escapar a uma guerra, mesmo porque dela não se foge mas apenas se adia para desvantagem própria. (O Príncipe)

Maquiavel

Nota: Do livro O Príncipe

É melhor ser temido do que amado.

Você é aquele que tem de eleger seus inimigos.
(O príncipe)

Não há outro meio de guardar-se da adulação, a não ser fazendo com que os homens entendam que não te ofendem dizendo a verdade; mas quando todos podem dizer te a verdade, passam a faltar-te com a reverencia. (O Príncipe)

Maquiavel

Nota: In O Príncipe