Frase de Amor para um Muculmano
Cortar caminhos ao longo da trajetória parece algo fácil para atingir o sucesso, mas pagará um preço muito alto no futuro.
Para construir um desenvolvimento rural equitativo, é necessário reconhecer o trabalho da extensão rural.
Andar de bicicleta é muito semelhante ao iniciar a escrita de um livro. A obra completa sempre é mais difícil. É preciso pedalar aos poucos, com metas curtas, construindo o caminho até o seu objetivo final. A forma como constrói a trajetória é o sucesso do ciclista e do escritor.
Nenhuma crítica é suficiente para descredibilizar um trabalho com excelência. Foco na excelência, sempre.
Ser Extensionista Rural, de fato, não é algo simples e fácil. Não é um trabalho para aplicar receitas. Cada família rural possui uma experiência diferente e uma particularidade distinta.
Ser Extensionista Rural é se tornar o porta-voz dos Agricultores. Um profissional que luta pelo desenvolvimento, que busca e leva demandas. Encaminha possíveis estratégias e soluções para conflitos familiares.
Ser Extensionista Rural é um papel para poucos! Não é qualquer pessoa que consegue ser protagonista de uma área tão importante para o desenvolvimento rural no mundo.
Ser um Extensionista Rural é muito mais que um trabalho, é um exercício sobre o processo de transformação social das famílias rurais.
Na ciência um autor nunca morre. Ele sempre permanece vivo (com suas teorias) em nosso objeto de pesquisa.
Na Extensão Rural nem sempre tudo precisa ser um sucesso, pois o erro faz parte do processo de aprendizagem.
Fazer Extensão Rural não é um ato de promoção individual, mas um ato da promoção do desenvolvimento da família rural.
Se um pesquisador não conseguir se comunicar com um agricultor, ele terá falhado em construir e disseminar o conhecimento científico de forma eficaz.
A inclusão digital para os agricultores é um processo importante e necessário para o sucesso do trabalho extensionista rural.
O investimento em ATER digital pode ajudar o produtor a possuir um maior contato com o extensionista rural e também possuir acesso a informações e notícias do ramo de uma forma clara, rápida e acessível a todos.
Desenvolver uma tese de doutorado é um grande desafio, pois representa uma oportunidade de crescimento pessoal e de contribuição para o avanço de uma determinada área em benefício da sociedade.
Formar-se em Gestão de Cooperativas é muito mais que conquistar um diploma; é assumir um compromisso com o trabalho coletivo que fortalece as comunidades e promove o desenvolvimento da sociedade.
“Não escreva para rimar, escreva para dizer.
A rima vem depois, como um presente.”
Ednaldo F. Santos
