Douglas Domingos Américo: Eu não sou, mas reflito Aquele que É!...

Eu não sou, mas reflito Aquele que É!
A atualidade da questão “quem sou eu” é milenar. Assim como hoje em dia em sites de relacionamento e entrevistas de empregos, ela sempre rondou os questionamentos do homem.
Sócrates propôs: Conhece-te a ti mesmo; Decartes em seu Discurso sobre o Método, conclui: Se penso logo existo; já Platão e Aristóteles ao falar sobre o homem, relacionam corpo e alma, onde para um essa relação é acidental e para outro substancial. Ao discorrer entre esses pensadores, podemos notar que nenhum deles se define, entretanto, respondo perguntando: Onde se esconde o tal de sou?
Eu sempre expresso sentimento, digo o que gosto de fazer e destaco pontos de minha personalidade quando me coloco a descrever quem sou. Exemplo disso, é que gosto de estar entre amigos, me interesso muito pela humanidade, professo fé católica, gosto de comidas simples, considero-me uma pessoa calma, educada e honesta, sonho muito, tenho desejo de constituir uma família tradicional, e quando conheço alguém, faço questão de primeiramente apresentar o que presumo como fraco e negativo em mim, porque se esse descobrir algo de positivo e de bom na minha pessoa será apenas lucro para uma verdadeira amizade. Com efeito, todas essas informações não definem minha essência.
Discorrendo sobre o livro de Êxodo capítulo 3, versículo 14, deduzo não saber ainda quem sou, pois não conheço plenamente a substancia que está no eu que busco. Como eu posso ser se minha existência não é necessária, onde o mundo sem mim continua sendo o mundo, ou, como posso ser se para existir preciso do outro; até para sentar na cadeira que sento e calçar o calçado que uso muitas mãos tiveram que trabalhar?
No livro do Êxodo, descobrir que para mim basta fazer parte do reflexo daquele que me ilustra e se declara “EU SOU AQUELE QUE SOU” (o Deus de Israel). Ele sim existe por si mesmo e sua existência é necessária para todo universo.
Na tentativa do autoconhecimento, procuro refletir, pretendendo me encontra com o verdadeiro EU SOU e passar Nele e com Ele ser também.

1 compartilhamento
Inserida por Dougcrisma