Subindo Degraus Um certo dia ao... Gleiciele Oliveira

Subindo Degraus
Um certo dia ao chegar no CETRASC¹, prestei atenção nos degraus das escadas, no último lance, de escadas tem palavras em cada degrau, são elas: Caridade, Fraternidade, Humildade, Amor, Benevolência e Fé. Cada uma dessas palavras me fez refletir e pensar muito em cada momento do meu dia. Quando eu uso cada ação que corresponde a essas palavras?
Eu sei, e entendo que a “Caridade” faz parte da minha vida, doar e ver alguém se sentindo melhor com um alimento uma roupa um agasalho, isso me deixa muito feliz, fazer da vida de um ser humano um pouco mais feliz de acordo com o que estiver a meu alcance, isso é muito gratificante.
Na “Fraternidade” ninguém fica de fora, é um sentimento de união e igualdade, a ajuda para um irmão deve vir do coração, e precisamos mesmo ver o próximo como irmãos e ter a consciência que somos todos iguais, e seguir o que Jesus nos ensinou, “amar uns aos outros como eu vos ameis”. Isso é fraternidade, na teoria, tudo é fácil, más na pratica sabemos o quão difícil é ter empatia por certas pessoas que carregam consigo o prazer de fazer o mal.
Exatamente aí que entra a nossa “Humildade” para com essas questões, sabendo que temos o livre arbítrio de escolher não usar nosso Amor, nossa caridade para alguns. Podemos mesmos dá as costas e não sermos humildes? A questão é; precisamos aprender a cada dia, pois a cada dia existe uma nova lição, e ter a Humildade de aprender e pratica-las. Não é fácil, seguir caminhos que nos sacrificam, só nos testa a cada dia.
“Benevolência” disposição para fazer o bem, ajudar o próximo, agir com bondade e generosidade. Uma pessoa benevolente é aquela que tem boa vontade para com os outros, mesmo sem esperar nada em troca. Ser Benevolente, engloba sua caridade sua fraternidade e sua humildade, porem é muito mais difícil você deixar de praticar o bem do que deixar de fazer o mal, existe uma diferença grande, por exemplo: enquanto você prefere não se envolver em uma ação de caridade para simplesmente ficar em casa e assistir tv, você não está praticando o mal, no entanto, está deixando de praticar o Bem. Então nenhuma ação de benevolência fará parte da sua vida. Não praticar o mal não significa que você pratica o bem. Não significa que você é uma boa pessoa.
“Fé”, Quão grande é a sua fé? Do tamanho de um grão de mostarda? Já seria suficiente para mover uma montanha, pois a fé que existe não importa seu tamanho, é mais poderosa do que a falta dela, jamais perca a sua Fé, mesmo em tormentas, isso é o que edifica nossa existência.
Subir aqueles degraus, para mim foi muito mais que chegar na sala de cima, foi ter a certeza que não estamos aqui sem um proposito. Cada palavra tem uma mensagem poderosa, precisei enxergar e não apenas ler.
Texto: Gleiciele Oliveira.
¹ Centro Espirita Trabalhadores da Seara de Cristo