⁠⁠⁠Não será fácil sorrir quando... Tiago J. Silva

⁠⁠⁠Não será fácil sorrir quando a vida te iludir com verões sombreados. Tudo vai se igualar aos tempos encobertos, protegidos, sob camadas de tranquilidade. Mas... Frase de Tiago J. Silva.

⁠⁠⁠Não será fácil sorrir quando a vida te iludir com verões sombreados. Tudo vai se igualar aos tempos encobertos, protegidos, sob camadas de tranquilidade. Mas será engano. A vida nos surpreenderá com súbitas surpresas, em tantos momentos, indesejadas, sem que nos dê a oportunidade de raciocinarmos ao certo sobre o que aconteceu. Será imediato. Pensamos até que o fim se aproxima, pois tudo se aparenta o final, onde tudo se acaba, onde as esperanças se findam, onde o abandono parece ser absoluto. Aparece dúvidas sobre tudo o que já vivemos, aprendemos e até ensinamos, já que, por conta do sentimento de abandono, ninguém é capaz de ouvir nossos gritos de angústia interior, o som não existe, os gritos são interiores. Gritos surdos. Inexpressivos.

Não será fácil sorrir quando o mundo e as dificuldades que existem nos afligir, quando os homens movidos pela indiferença surgirem e tentarem nos atingir com as suas flechas inflamadas de ódio e desamor. O medo surgirá, inevitavelmente, desprovendo-nos de coragem, nos sobrecarregando de incertezas e impedindo-nos de expressarmos sorrisos deliberados. Há momentos em que o mundo se mostrará injusto e o contexto desprimoroso; a vida nem sempre será um mar de rosas.

Apesar de tudo, o sorriso deverá reaparecer, mesmo que ainda nos falte a vontade de sorrir. Como diz a letra da canção "Sorri", de João de Barro: "Sorri quando a dor te torturar e a saudade atormentar os teus dias tristonhos, vazios [...] Sorri. Vai mentindo a tua dor, e ao notar que tu sorries, todo mundo irá supor que és feliz. Smile." Portanto, sorria! Eu sei que está difícil, mas sorria. Jamais economize sorrisos, pois eles serão capazes de transformar os teus sentimentos, convertendo a melancolia em regozijo. Sorria. Tudo vai melhorar. Os dias maus hão de passar e o sorriso há de brotar, substituindo a tristeza por leveza e a rijeza por sutileza. Sorria.

'Sorrisos nas Circunstâncias'
Bahia, 06 de Setembro de 2023.