Nosso parceiro de oração O Espírito... ministério pãodiário

Nosso parceiro de oração

O Espírito também ajuda em nossas fraquezas. Pois não sabemos pelo que devemos orar como deveríamos. - Romanos 8:26

Você já ficou sem palavras diante de Deus? Talvez você conheça a frustração de ser totalmente incapaz de encontrar as palavras certas para orar.

Imagine um pai amoroso procurando ajudar uma criança com um problema de fala. Enquanto o jovem luta para expressar seus sentimentos e desejos, o pai, com sua própria voz, formula o que a criança quer dizer. Esta é uma imagem de como o Espírito Santo captura nossos anseios e aspirações mais profundas e os alinha aos objetivos finais do Pai para nós.

As fraquezas mencionadas em Romanos 8:26 se referem à nossa incapacidade de orar de maneira inteligente. Isso fica evidente na frase que se segue imediatamente: “Pois não sabemos pelo que devemos orar como devemos.” O Espírito Santo, que nos conhece melhor do que nós mesmos, nos ajuda. Ele faz nossas tentativas fracas e, em uma linguagem própria, Ele as interpreta para o Pai, de acordo com Sua santa vontade.

Que mistério! Que motivação para orar - especialmente quando as palavras não vêm livremente. Até o mais fraco clamor de "Abba, Pai" (Rom. 8:15) atinge o trono do céu.

Podemos não saber pelo que orar, mas temos um parceiro de oração santo que o faz. Isso deve nos estimular a continuar orando, não importa o quão impotentes nos sintamos.

Ó Deus, fraco e cansado demais para as palavras, eu me encolho
De provações que ferem profundamente, e ainda assim pensar que
Seu Espírito Santo me ajuda enquanto oro
E dá voz ao que não posso dizer. —Gustafson

Quando você não pode colocar suas orações em palavras, Deus ouve seu coração. Dennis J. DeHaan