Ministério pãodiário: Os caminhos antigos Peça os caminhos...

Os caminhos antigos

Peça os caminhos antigos, onde está o caminho bom, e entre nele. - Jeremias 6:16

Eu raramente anseio por “os bons e velhos tempos”. A qualidade dos carros de hoje, por exemplo, excede em muito a do meu primeiro, um modelo de 1935 com apenas um aquecedor de coletor e uma curta vida útil. Quando alguém diz: "Eles não os fazem como costumavam fazer", respondo: "Estou feliz que não".

Eu faço muito tempo, no entanto, para um retorno aos "velhos caminhos, onde o caminho é bom" (Jr 6:16). Houve um tempo em que as crianças da escola aprenderam gentileza, pureza, lealdade, obediência à autoridade e reverência a Deus. Naquela época, os artigos de jornais e revistas refletiam a crença de que somos seres morais que devem exercer autocontrole e buscar o bem dos outros.

Hoje, essa idéia foi largamente descartada e substituída pelo conceito de que só podemos ser felizes quando temos liberdade para cumprir todos os nossos desejos egoístas. Rejeitar os caminhos antigos não é novo. Nos dias de Jeremias, as pessoas não se envergonhavam de seus pecados (v.15). E quando o profeta implorou para que retornassem ao “bom caminho”, eles responderam: “Não andaremos nele” (v.16).

Não precisamos nos desanimar, no entanto. Deus ainda está no controle. Podemos mostrar o caminho amando as pessoas e orando por elas. A história registra muitos reavivamentos quando multidões retornavam aos antigos caminhos. Isso pode acontecer de novo!

Envie um reavivamento, ó Cristo, meu Senhor,
deixe que sobrevoe a terra e o mar;
Envie-o de acordo com a Tua querida Palavra,
E comece em mim. - McKinney

Nosso propósito na terra não é se acostumar ao escuro, mas andar na luz. Herbert Vander Lugt

Inserida por 2019paodiario