Ministério pãodiário: Inverta a tendência Uma resposta suave...

Inverta a tendência

Uma resposta suave afasta a ira. - Provérbios 15: 1

Há muitos anos, uma unidade de pesquisa de discurso no Kenyon College realizou um teste em cooperação com a Marinha dos EUA. O objetivo era descobrir como a qualidade do tom da voz afetava os marinheiros quando recebiam ordens. Vários experimentos revelaram que a forma como uma pessoa era abordada determinava em grande parte o tipo de resposta que ele faria.

Por exemplo, quando um indivíduo foi falado com uma voz suave, ele responderia de maneira semelhante. Mas quando ele foi gritado, sua resposta voltou no mesmo tom agudo. Isso era verdade se a comunicação era dada cara-a-cara, pelo intercomunicador ou por telefone.

Este estudo me lembra de Provérbios 15: 1: “Uma resposta branda desvia a ira, mas uma palavra dura incita a ira”. O que dizemos e como dizemos não só faz diferença na reação que recebemos, mas também determina se conflito ou paz resultarão. Quantos argumentos poderiam ser evitados e situações tensas relaxadas se praticássemos a verdade desse versículo!

Da próxima vez que alguém falar com você em tom áspero ou irritado, inverta a tendência expressando mansidão, quietude de espírito e preocupação amorosa. Que diferença uma resposta suave pode fazer em nossos relacionamentos! —RWD

Tantas pessoas usam palavras que são duras,
Quando bravas, elas falam o que pensam;
Mas Cristo nos faria reverter essa tendência
com palavras que são sempre gentis. —DJD

Para sair de uma situação difícil, tente uma resposta suave. Richard DeHaan

Inserida por 2019paodiario