Ministério pãodiário: Passado presente Futuro “Eu pressiono...

Passado presente Futuro

“Eu pressiono em direção ao gol. . . . Irmãos, participem seguindo meu exemplo. - Filipenses 3: 14,17

Em sua pintura “Uma Alegoria da Prudência”, o artista veneziano do século XVI retrata Prudence como um homem de três cabeças. Uma cabeça era de um jovem voltado para o futuro, outro de um homem maduro olhando para o presente, e o terceiro, um velho sábio olhando para o passado. Sobre suas cabeças, Ticiano escreveu uma frase em latim que significa: “Do exemplo do passado, o homem do presente age com prudência para não pôr em perigo o futuro”.

Precisamos desse tipo de sabedoria para superar a ansiedade criada por nossos fracassos passados ​​e o medo de repeti-los no futuro - uma ansiedade que pode nos impedir de aproveitar a vida ao máximo agora.

Paulo foi capaz de "esquecer" seu passado e antecipar seu futuro (Filipenses 3: 13-14). Isso não significa que sua memória foi apagada; Isso significa que, porque Deus o havia perdoado, Paulo estava livre de qualquer culpa ou orgulho que pudesse ter sentido em seu passado. Como ele vivia na comunhão diária com Cristo, as provações só poderiam torná-lo mais parecido com seu Salvador. Então ele tinha uma paixão motriz - conhecer melhor a Cristo.

Ao encerrarmos o capítulo de 1994, vamos nos dedicar a Cristo em 1995 e seguir o exemplo de Paulo. Jesus nos capacitará a viver plenamente no presente, à medida que ganharmos sabedoria do passado e encararmos o futuro com coragem.

Senhor, estou de pé à porta
Deste novo ano sem fim;
Ajude-me a viver tudo isso por Ti,
use-me em Teu serviço aqui. —McAllaster

Nunca deixe um passado sombrio nublar um futuro brilhante. Dennis J. DeHaan

Inserida por 2019paodiario