Como é bom ser bem tratado, ter carinho... Isa Colli

Como é bom ser bem tratado, ter carinho e atenção! Como é bom ter alguém por perto para estender a mão na hora de um aperto? Quem não se sente bem diante de um sorriso verdadeiro? Quem não gosta de ver seu nome pronunciado com carinho? Atitudes de afeto, respeito e atenção fazem toda a diferença. E as pessoas que agem com gentileza, com respeito e consideração, são sempre muito admiradas.

Recentemente, estava no metrô lotado em direção a minha casa, com um envelope e um livro nas mãos. Depois de alguns minutos um senhor me olhou e, gentilmente, pediu que seu filho, que estava sentado, se levantasse para me ceder o lugar. Devolvi-lhe a gentileza, dizendo que agradecia pelo seu gesto, mas preferia ver o menino sentado. Ele me olhou frustrado porque eu não aceitei sua gentileza, mas ao descer do metrô, coloquei minhas mãos nos ombros dele e lhe disse: “O senhor é muito de gentil, ainda bem que existem pessoas assim. Obrigado por me oferecer o assento”. Ele sorriu e disse: “a senhora também”. Muito embora eu não tenha sentado, devolvi-lhe a gentileza, ressaltando seu gesto gentil.

A gentileza não só nos deixa mais felizes como também nos ajuda a viver mais. Muito do que torna a vida mais difícil – uma panela queimada, uma porta que alguém não segurou quando você passou, um motorista de ônibus que, antes mesmo de você conseguir se sentir segura dentro ônibus, arranca sem considerar que você pode cair, a caixa do supermercado sempre mal humorada - se deve à falta de consideração que temos pelo outro. Certamente que o mundo seria bem melhor se todos fossem um pouquinho mais gentis. No supermercado, você deixa alguém apressado entrar na sua frente na fila do caixa? No ônibus lotado, você se levanta para dar lugar a quem parece cansado, mesmo que este, não tenha direito prioritário?

Ser gentil é um atributo muito mais sofisticado e profundo do que ser educado ou meramente cumprir regras de etiqueta, porque embora possamos (e devamos) ser educados, a gentileza trata de uma característica diretamente relacionada com caráter, valores e ética; sobretudo, tem a ver com o desejo de contribuir com um mundo mais humano e eficiente para todos.

Para se tornar uma pessoa gentil, é preciso refletir sobre o modo como tem se relacionado consigo mesmo, com as pessoas e com o mundo. Ser gentil não pode depender do outro, não pode ser uma moeda de troca, tem que ser uma escolha pessoal, um entendimento de que podemos fazer a nossa parte e contribuir sim para um mundo melhor.