""NÃO PRECISAMOS DE RESPEITO!... Dougllas Olliver

""NÃO PRECISAMOS DE RESPEITO!
Sem dúvidas, a palavra que mais tenho ouvido ultimamente é RESPEITO...
É tão batido e, de tão falado, já perdeu o sentido real faz tempo.
Talvez pela ignorância da maioria das pessoas que usam a palavra sem conhecimento da acepção correta e digo isso em um nível raso de conhecimento, não precisa ser um lexicógrafo ou Ph.D. em Língua Portuguesa.
Pensando um pouco, bem pouquinho, mas, além da massa tacanha, respeito é: “APREÇO, CONSIDERAÇÃO”.
Pois bem, pensemos além...
Somos indivíduos com obrigatoriedade de escolha, o que implica necessariamente em dissonâncias em todos os meios onde estivermos inseridos, uma vez que, ninguém é igual a ninguém integralmente.
Todavia, existem outros tantos indivíduos que optam por coisas que nos representam, coisas pelas quais nos simpatizamos, pelas quais sentimos, APREÇO, CONSIDERAÇÃO, certo?
Bom, seria correto eu afirmar que “respeito” alguém ou alguma ideia pela qual não sinto APREÇO OU CONSIDERAÇÃO?
Se respeito é ligar-se, sentir “APREÇO, CONSIDERAÇÃO” àquilo que admiramos (pois só sentimos isso por algo/alguém que admiramos), é uma hipocrisia dantesca dizer:
“- EU NÃO CONCORDO MAIS,RESPEITO”.
RESPEITO tem a ver com concordância e admiração, as frase e postura mais coerentes seriam então:
“NÃO TE RESPEITO PORQUE NÃO COMPACTUO CONTIGO OU COM A IDEIA, MAS TOLERO PORQUE FOI ESTA A TUA ESCOLHA”.
Sem hipocrisia, seguimos um caminho ou ideia por acreditarmos que ela esteja certa, seguimos aquilo que se faz mais crível a nós e, automaticamente, rebaixamos outros caminhos que não nos levaram ao sentido que esperávamos. Assim nos consideramos donos da razão, da nossa razão que é melhor do que a razão do outro via de regra.
Também é uma “auto hipocrisia” absurda e de imbecilidade inenarrável buscar respeito naquilo que, definitivamente não é e, não será, APRECIADO, CONSIDERADO e ADMIRADO por ambas as partes.
O caminho é buscar a TOLERÂNCIA. Onde não aceito, continuo acreditando que estou correto e você errado, mas, tenho a capacidade de me abster da responsabilidade de seu erro(segundo o meu conceito de erro).
Tantos problemas seriam evitados se lêssemos alguns dicionários...
Não há tanta falta de RESPEITO, a maior falta é a de TOLERÂNCIA"