SÓ PERCEBI Quando cheguei ao mundo acho... Marina Moraes

SÓ PERCEBI
Quando cheguei ao mundo acho que não sabia o porque de nada. Mas também não fazia nada. Tinha quem de mim cuidasse e me orientasse. Fui crescendo e percebi que mesmo começando a dar os primeiros passos com muita insegurança,teria que caminhar com minhas próprias pernas.
Quando comecei a sair pela rua, percebi que teria que assumir a responsabilidade pelos meus atos.
Ao entrar na escola percebi que o aprendizado era uma conquista minha.
Aprendi que comentários maldosos sobre outras pessoas não faziam de mim uma pessoa sincera, só demonstrava falta de respeito.
Quando a vida me colocou obstáculos, percebi que teria que ter coragem. Quando pensei em mentir, enganar,percebi que fidelidade é importante.
Nos primeiros golpes da vida,percebi que teria que ser flexível e aprender a me dobrar sem me deixar quebrar pelo vento.
Quando imaginei a possibilidade de me vingar, percebi que existe o perdão. Quando pensei em mágoa, rancor, percebi que existe o amor.
Diante dos pensamentos de salvar o mundo,percebi que é preciso moderação e bom senso.
Ao encarar os modismos da vida, percebi que mais vale a liberdade. Cheguei a pensar que o mundo era meu, aí percebi que existe o Criador do Universo.
Assim, com a vida passando, percebi que é preciso firmeza, lucidez...
Hoje, depois de perceber tantas coisas,também percebo o que estou fazendo aqui. Que sempre tive quem caminhasse ao meu lado, quem me seguisse de perto e quem andasse à minha frente para deixar rastros de luz para indicar o caminho a seguir.
Hoje sei o papel que me cabe na construção da minha vida e de um mundo melhor.
Quando observo tantos jovens perdidos, sem rumo e sem sequer uma esperança, andando em meio a violência: percebo que tenho que pedir a Deus por eles. Porque é bem possível que eles não tenham tido a felicidade de perceber tantas coisas.