“Se um dia me perguntarem o que eu... Herbert Alexandre Galdino...

“Se um dia me perguntarem o que eu penso da fé, responderei que nunca fui homem de apoiar uma fé cega, pois ela acaba cedo ou tarde se tornando uma fé religiosa embriagada em poder e tirania. As pessoas que compartilham desse tipo de fé não veem mais nada além de suas opiniões; são pessoas sem conhecimentos, sem experiências e sem a calma da convicção pela vivência; são pessoas que geram agressões e guerras em nome da própria certeza contra a certeza do outro, mostrando assim o quanto desconhecemos as Leis da Vida, aquelas vindas do Criador.

Para mim a fé não é devaneio místico, ao contrário é uma certeza e toda certeza requer consciência. A certeza de que Deus pode fazer o melhor por nós não está somente na experiência, mas no sentimento de nossa finitude. Sendo assim, a verdadeira fé é a racional e é a que leva a Deus. Isso pode ser confirmado ao refletimos sob as escrituras sagradas de Romanos I, que diz que sabemos que há um só Deus soberano por inferência lógica a partir da criação.

Para mim a fé tem que ser um conhecimento racional, portanto para se ter fé é necessário pensar, analisar e raciocinar. Ter fé é saber nossa pequenez, nossa dependência de Deus e sua grandiosidade. Essa consciência não pode vir de um saber não pensado, pois para tal é necessário o exercício mais humano e claro da razão.”