Rotina… Qual é o seu resultado?... Oeverson Dias Vieira

Rotina… Qual é o seu resultado?

Roberto acorda cedo todos os dias. Enquanto Matias não tem horário certo para acordar. Desde que começou a estudar, Roberto cultivou o hábito de ir cedo ao colégio, no interior. Matias? Este vivia a faltar às aulas, ou fazia de conta que ia, e seguia outros caminhos. Ao chegar em casa contava tudo o que havia feito na “escola”, seus pais acreditavam… Eles nunca descobriram. O menino era danado de “bom”.

Ainda na escola, Roberto fez vários cursos de aperfeiçoamento, como: informática, oratória (arte de falar ao público), inglês, espanhol, violão, teatro… Matias? Este participou de muitas festas, também aprendeu muitas coisas, como: fumar, consumir bebidas alcoólicas, usar drogas…

Devido ao ótimo desempenho na escola, Roberto teve sucesso em todas as provas de vestibular que prestou, lhe permitindo escolher a faculdade que desejava estudar. Roberto entrou na faculdade! Matias? Este nem terminou o ensino fundamental.

Roberto concluiu o ensino superior, e em novo desafio entrou numa pós-graduação. Roberto conquistou boa remuneração em seu trabalho, ele é um excelente profissional. Matias? Sempre fazendo “bicos”, e como é trabalho avulso, vive sempre reclamando por falta de trabalho, isso quando não entra em atividades ilegais. Roberto sempre dedicado, mesmo com o passar dos anos, estudou de maneira contínua, já se graduou mestre, doutor e, neste momento, está a caminho do pós-doutorado. Já viajou por muitas partes do mundo, a trabalho, a estudo e por lazer também. Detalhe, ele ganha trinta mil reais por mês. Matias? Este mal ganha para sobreviver, na maior parte do tempo está bêbado ou entorpecido pelo consumo de drogas.

Roberto conquistou, com sua rotina disciplinada e muito esforço, casas, carros, motos, pousadas… Matias? Dizem que está morando na rua.

Roberto se casou com uma bela companheira, juntos geraram um lindo filho. Matias? Também teve filhos, vários a propósito, ele engravidou várias meninas no colégio, hoje não têm notícia alguma deles. Matias se tornou um indigente viciado, as mães de seus filhos não querem mostrar quem é o verdadeiro pai, assim, assumem como verdadeiros pais seus companheiros atuais.

Roberto contribui ativamente para o desenvolvimento da sociedade, transferindo conhecimento e determinação a cada pessoa com quem conversa… Quando lhe perguntam o segredo do seu sucesso, ele diz: “Fui criado numa família que sempre me disse: estude muito, trabalhe muito. Aprenda a lidar com os fracassos desta vida…”. Matias? Este nunca escutou seus pais… Hoje é o que é… “Um homem, que não será lembrado, pois não se lembrou de si mesmo.”