Feliz aniversário, filha: 71 mensagens para celebrar o seu dia

Uma casa é uma máquina de morar.

O amor acrescenta-nos com o que amarmos. O ódio diminui-nos. Se amares o universo, serás do tamanho dele. Mas quanto mais odiares, mais ficas apenas do teu. Porque odeias tanto? Compra uma tabuada. E aprende a fazer contas.

Vergílio Ferreira
FERREIRA, V., Pensar, 1992

Nenhuma qualidade humana é mais intolerável do que a intolerância.

Nunca nos devemos envergonhar das nossas lágrimas.

Não podemos conhecer nada de exterior a nós próprios que nos supere (...) o universo é o espelho em que podemos contemplar apenas o que aprendemos a conhecer em nós.

Se nos cai nas mãos um volume, por exemplo, de teologia ou de metafísica escolástica, perguntamo-nos: contém alguma argumentação abstracta sobre a quantidade ou os números? Não. Contém alguma argumentação experimental sobre questões de fato e existência? Não. Então, que seja jogado ao fogo, pois contém apenas sofismas e ilusões.

A inteligência aguda e sem grandeza tudo fura e nada move.

O que é a virtude? É, seja qual o aspecto pela qual a encaremos, um sacrifício de nós próprios.

Há que trabalhar, ainda que não seja por gosto, ao menos por desespero, uma vez que, bem vistas as coisas, trabalhar é menos aborrecido do que divertirmo-nos.

O casamento deve ser uma relação de simpatia ou de conquista.

Há coisas que só a inteligência é capaz de procurar, mas que por si mesma nunca achará. E essas coisas só o instinto as acharia, mas nunca as procura.

Os clássicos mudam muito de opinião para agradar os que os interpretam.

A divagação é o domingo do pensamento.

O verdadeiro modo de não saber nada é aprender tudo ao mesmo tempo.

As grandes livrarias são monumentos da ignorância humana. Bem poucos seriam os livros se contivessem somente verdades. Os erros dos homens abastecem as estantes.

O fim determina o valor do esforço.

folhinhas
linhas
zibelinas sozinhas

Ele respeitava muito o meu saber que aos seus olhos me envolvia como uma veste consagrada, e eu fazia de modo que os numerosos buracos não fossem muito visíveis.

No muito falar há muito desgaste. É preferível guardar silêncio.

A maior das homenagens que podemos prestar à verdade é utilizá-la.