Familia tem de ser Careta- Lya Luft
Sou teimosa, ciumenta, confusa, estressada e grossa. E ainda assim, consigo ser a pessoa mais sensível do mundo.
Primeiramente, boa noite a todos, gostaria de agradecer pelo privilégio de ser o orador de nossa turma nesta noite. Em nome dos formandos, gostaria de agradecer a presença de todos que estão aqui, todos aqueles que se disponibilizaram para participar desta ocasião tão especial.
Hoje concluímos mais uma etapa de nossas vidas e esta, sem dúvidas, é apenas uma das tantas vitórias que estão por vir. Ao longo de todos esses anos na escola convivemos com muitas pessoas. Professores e colegas vieram e se foram e deles levamos apenas as boas lembranças.
Hoje é também um dia de despedidas. Talvez amanhã ainda nos falemos, mas e daqui uma semana? Ou quem sabe daqui um mês? Será que nos reconheceremos daqui a 10 anos? Pois é, a vida nos separa, mas as memórias permanecem, os bons momentos que passamos juntos não nos abandonam. E daqui a alguns anos nós iremos olhar para trás e iremos pensar "onde está a minha turma do ensino médio?" E será neste momento que os corações irão apertar e as únicas coisas que teremos para nos agarrar serão nossas lembranças e a saudade.
Certa vez o filósofo Olavo de Carvalho disse: "Há coisas que são boas por alguns instantes, outras por algum tempo. Só algumas são para sempre" e o que poderia ser a escola se não um conjunto desses momentos que serão eternos em nossas mentes? A escola foi o nosso primeiro desafio, local de nossas primeiras interações sociais, também foi o local onde começamos a ter responsabilidades, mas acima de tudo foi onde nos tornamos quem somos.
Na física existe uma teoria chamada Teoria do Caos, ela fala sobre como acontecimentos aparentemente irrelevantes podem ter consequências gigantescas no futuro. Uma das frases mais célebres sobre a mesma é aquela que diz: “O bater de asas de uma borboleta no Brasil seria capaz de causar um furacão no Texas”. Parece um tanto absurdo, mas foi exatamente o que nos ocorreu, os sussurros do passado que diziam “corra atrás, estude, siga em frente, você é capaz” tornaram-se furacões e mudaram nossas vidas. E todos esses acontecimentos fizeram com que estivéssemos aqui hoje.
É engraçado como durante anos nós contávamos os dias para as férias, mas desta vez foi um pouco diferente, quando íamos pedir por férias, nós tivemos uma epifania, não haverá férias, não haverá rematrícula na escola, não haverá compras de materiais novos. Para serem férias é necessária uma data para voltar, e desta vez não voltaremos. Esperamos concluir a escola durante tanto tempo, que agora, no fim, vemos quanta falta ela nos fará.
Sentiremos saudades das risadas, das brincadeiras, até mesmo dos puxões de orelha, mesmo que esse último nem tanto, sentiremos saudades do local, do cheiro dos livros novos, e sem dúvida alguma, do lanche também.
Passamos muito tempo aprendendo e aprendemos. Aprendemos a ler, a escrever, aprendemos que 1+1 são 11, e que dom Pedro 2° descobriu o Brasil. Ou não? Será que foi isto mesmo? Bem, talvez, mas o aprendizado nunca termina, pois o conhecimento é a única coisa que levaremos sempre conosco.
E, por fim, não gostaríamos de apenas dizer um obrigado, é muito simples, a gratidão que sentimos não poderia ser traduzida em apenas uma palavra. Nós somos gratos a todos aqueles que passaram por nossa vida. Pais, professores, colegas, sem vocês nada disto seria possível. Mas como faltam palavras para expressar este sentimento, encerro com um obrigado, ou não, melhor, muito obrigado, por tudo.
Não, você não me entende. Sei que você não me entende porque não estou conseguindo ser suficientemente claro, e por não ser suficientemente claro, além de você não me entender, não conseguirei dar ordem a nada disso. Portanto não haverá sentido, portanto não haverá depois. Antes que me faça entender, se é que conseguirei, queria pelo menos que você compreendesse antes, antes de qualquer palavra, apague tudo, faz de conta que começamos agora, neste segundo e nesta próxima frase que direi. Assim: é um terrível esforço para mim. Se permanecer aqui, parado nesta janela, estou certo que acontecerá alguma coisa grave - e quando digo grave quero dizer morte, loucura, que parecem leves assim ditas. Preciso de algo que me tire desta janela e logo após, ainda, do depois. Querer um sentido me leva a querer um depois, os dois vêm juntos, se é que você me entende.
Entre as aleluias e as agonias de ser.
Não há nada nobre em ser superior ao seu semelhante. A verdadeira nobreza é ser superior ao seu antigo eu.
Nota: A citação costuma ser atribuída ao escritor Ernest Hemingway, mas já estava em circulação alguns anos antes do nascimento do autor. Acredita-se que o verdadeiro autor seja o palestrante norte-americano W. L. Sheldon, apesar de ter sido influenciado por outros pensadores.
...MaisNão quero ser na sua vida o início de um fim, nem o fim de um começo. Quero ser o início de um começo sem fim.
Gosto de ser gente porque, inacabado, sei que sou um ser condicionado mas, consciente do inacabamento, sei que posso ir mais além dele. Esta é a diferença profunda entre o ser condicionado e o ser determinado.
Acho que não precisava ser assim. É tudo tão forte, tão profundo, tão bonito, não precisava doer como dói. Eu não podia apenas sorrir quando me lembrasse de você? Mas acontece tipo assim: lembro do seu rosto, do seu abraço, do seu cheiro, do seu olhar, do seu beijo e começo a sorrir, é assim mesmo, automático, como se tivesse uma parte do meu cérebro que me fizesse por um instante a pessoa mais feliz do mundo, mas que só você, de algum modo, fosse capaz de ativar. Eu sei, é lindo. Mas logo em seguida, quando penso em quão longe você está sinto-me despedaçar por inteiro. Sabe a sensação de arrancar um doce de uma criança? Pois é, sou essa criança. E dói. Uma dor cujo único remédio é a sua presença. Então sigo assim, penso em você, sorrio, sofro e rezo, peço pra Deus cuidar da gente, amenizar essa dor e trazer logo a minha cura.
Eu sempre sonhei com um grande amor, alguém para ficar ao meu lado, ser meu amigo e companheiro. O tempo passou, pensei que era você, mas isso só me fez sofrer porque tudo era apenas ilusão. Então eu resolvi acordar para a vida, eu não sou obrigada a me sacrificar por alguém que não me quer. Tenho que ser mais forte, tenho que ser mulher. Não vou dizer que não foi bom amar você, mas eu mereço mais, eu preciso de algo a mais que um simples carinho, eu quero ser amada.
Eu sei que há muito tempo que não te procuro mais, eu perdi os ciúmes que eu sentia quando alguma outra pessoa chegava perto de você. Eu sei que nós nunca fomos de fato namorados e tampouco amigos de verdade, nossa relação se restringiu a papel e caneta eu escrevia o que sentia e te entregava, sem medo, porque do amor eu não posso ter medo. Hoje parece que por falta de atitude talvez das duas partes posso, sim, dizer a verdade e que tudo aquilo que eu sentia antes por você não era verdadeiro, pois acabou, foi finito.
Já em você eu não sei o que se passa, só sei que você leu o que eu sentia e não me deu crédito e isso me fez cansar, sabe? Eu sempre pensei que quando a gente ama, a gente cuida do que é nosso, mas eu tentei cuidar de você e descobri que você nunca foi meu, assim como eu nunca fui sua. É triste admitir que a pessoa que a gente ama não nos corresponde. Por incrível que pareça, eu quero te agradecer por esse humilde desprezo, isso me fez crescer.
O interessante é que eu não guardo mágoa, muito menos estou triste por isso. Você me ensinou muito mais do que os conceitos da biologia, você me ensinou o que eu precisava aprender mesmo sem ter mencionado uma só palavra. É incrível, mas você me libertou daquilo que me prendia a você. É por isso que resolvi escrever essa carta hoje, para te agradecer e dizer que continuo gostando de você, mas agora de uma maneira diferente, agora eu não te amo mais!
É muito legal que você esteja se sacrificando agora para conseguir ser feliz no futuro, mas eu penso que pode haver outro modo de se viver em paz se você esquecer um pouco o resto e, se você realizar algo, aprecie isso no agora e saboreie esses momentos. É bom ser ambicioso e buscar por mais e mais, afim de ser feliz no futuro, porém eu acho que um dos jeitos mais legais de se viver a vida, é quando você sabe aproveitar o que está no presente.
A melhor maneira de ser feliz com alguém é aprender a ser feliz sozinho. Daí a companhia será questão de escolha, e não de necessidade.
A opção é diminuir o tanto de gente ao redor. Assim, serão menos decepções e assim vai ser bem melhor...
Ninguém pede pra ser depressivo. Quando nos damos conta, já estamos afundando numa escuridão sem fim.
Você prova que é capaz quando começa a ser capaz de não se importar com o que os outros acham ou deixaram de achar de você. (Pequena Sereia)
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Frases de família para valorizar os laços que realmente importam
- Poemas sobre a família mostrando que ela é o nosso alicerce
- Mensagens sobre ser pai e mãe
- Ser professor é: mensagens sobre a jornada no ensinamento
- Frases sobre sorrir que te inspiram a ser feliz
- Frases de restauração da família que ajudam a reconstruir vínculos
- Frases femininas para celebrar o poder de ser mulher todos os dias
