Falta de Amor aos Pais
Eu acredito que o que ainda mantém a minha fé no amor, depois de tantas desilusões amorosas, é o exemplo de família que tenho em casa. Meus pais são minha meta de vida.
Amor puro é aquele sentimento que brota lá de dentro,aquele que nós impregnou o ontem,hoje e certamente o amanhã.
Amor verdadeiro é aquele que já não se pode mais tocar,ver ou cheirar,mas que ainda resiste ao tempo,embora só reste as cinzas na terra.
Papai
Não sei escrever, muito menos fazer lindas cartas para expressar meu amor por você,
Mas o meu olhar cheio de emoção ao te ver quando chega do trabalho,
Ou então quando calço o seu sapato e imito o seu modo de agir,
Revela claramente o tamanho da minha admiração
E meu amor por você papai. Te amo!
A de agoto. A de amor.
Amor paterno, fraterno, irmão. Segundo Domingo do mês, dia do Senhor.
Dia dos pais é todo dia, bem sei; porém hoje
é especial.
Sou especial pai. Você é especial também.
Traz no peito a marca de Deus. ~
Deus pai, progenitor comum de todos nós.
O amor do verdadeiro pai, é o espelho de Deus; pois, é humilde para ouvir, os reclames do filho.
O amor de pai é aquele que sabe ouvir.
É humilde para pedir perdão.
E sabe perdoar o filho irmão.
Todos somos filhos de um mesmo pai,
Que tem como filho Jesus nosso irmão.
Pai é aquele que cuida, educa, segura a mão do filho que lhe pede ajuda.
Pai escuta, olha nos olhos com expressão de amor.
Amor de pai, que cuida, que ensina, que aprende, que doa.
Esta é a verdade expressa no coração do verdadeiro pai.
Pai é aquele que ensina o filho ser pai.
Deus que é pai, nos ensina tudo isto.
Quando chega a hora do adeus, o filho já aprendeu guardar com agrado, os ensinamentos.
Cuidado, aprenda o bem, afaste-se do mal.
Seja sempre prudente e leal.
Parabéns papai.
Os filhos são a recompensa que pagamos aos nossos pais, por termos dividido o nosso amor com outra pessoa.
Pais:Do amor e do desamor....
Antes de começar este texto alerto que, como poeta, tenho, também, liberdade poética, o que quer dizer que escrevo o que percebo, não o que acho sobre isso ou aquilo. O pessoal, mesmo misturando-se com o geral, não o suplanta. Um texto poético é, sempre, um convite à reflexão.
Achei interessante este texto da figura que copiei por constatar que foi "curtido" por centenas de milhares de pessoas e comentado por dezenas de milhares... Isso demonstra ser um “problema” recorrente, o que justifica nos debruçarmos sobre ele.
Em nossa Sociedade Capitalista ( O Brasil é o país mais capitalista do mundo! ) nos esquecemos do principal para viver o que "fica bem na foto'. Lembro-me das tantas e quantas vezes em que visitava minha mãe no meio da noite, em silêncio, para ver se estava tudo bem...As vezes ficava alí "um tempão", olhando para ela e agradecendo...E recordo outras em que interrompia o que estava fazendo e ficava até duas horas ou mais ouvindo atentamente suas histórias, sem interrompê-la - Em uma dessas oportunidades nasceu "MEIGUICE", que me rendeu alguns bonitos prêmios de poesia ( reproduzo abaixo).
Hoje, ainda, sinto enorme prazer em visitar amigos antigos, tomar um café juntos, falar de coisas passadas e presentes, e trocar abraços afetuosos, que deixam o sabor de "quero mais".
Tenho imensa alegria em acordar na casa de meu sogro, um jovem senhor de 87 anos, e cumprimentá-lo, abraçá-lo, conversar com ele, falar de qualquer coisa e de tudo um pouco. Aprendo muito, posso garantir.
Para aqueles que acham que os pais não precisam de apoio, de uma conversa, de um afago, de um passeio com os netos, digo que estão enganados...Mas os filhos precisam disso muito mais, embora não o percebam, ou não admitam...
Para aqueles que acham que não tem tempo, digo que o tempo não é dos pais, mas dos filhos!
A vida é uma quimera, a vida é curtíssima, não podemos perder um minuto sequer em querelas, em coisas vãs, há que se ter discernimento, fazer o constante diálogo entre a razão e o coração, entre a fantasia e a realidade...Sem isso não há como sermos felizes.
Nada, absolutamente nada, substitui uma visita aos pais, um passeio com eles, uma cantoria, uma conversa descontraída. Não há, neste mundo, presentes físicos que possam substituir isso. É a construção de nossas vidas, e de nosso futuro, e do futuro de nossos filhos.
Infelizmente, como disse no começo, o Capitalismo desenfreado tomou conta dos corações, e ganhou o espaço que deveria ser ocupado pelos sentimentos nobres, pelas emoções.
Sou muito feliz por expressar meu amor por todos, pais, filhos, netas, amigos, amigas, minha esposa...
Sou careta? Não tem problema! Sou muito feliz por isso.
Desta forma não deixo dúvidas, nunca, sobre o amor que vai em meu coração e que me orgulho de ter por todos.
Nascemos para amar, portanto o amor não tem data e não tem preço! E a falta dele não tem justificativa, jamais.
MEIGUICE ((Poesia dedicada à Doce Sebastiana, minha mãe)
(Sidarta da Silva Martins)
Olhando para ela, e por ela,
Olho com atenção um outro lado
Um outro lado que ela traz atrás do olhar.
Uma vida, uma aventura, uma ternura
E consigo ver, ver e compreender tudo isso
Ver e calar, para poder me aprofundar
Na percepção deste outro lado
Um lado que não é dito, é percebido.
Um lado que conta histórias da vida, de toda uma vida
De uma vida encantadora.
Olhar, ver e calar, para poder perceber
E percebendo, encantar-me com a história humana
Um história permeada de aventuras e desventuras
Uma história construída pelos mais estranhos caminhos
De uma existência finita, que nos torna infinitos
Uma história de conquistas e perdas,
De conquistas e perdas que são ganhos.
Tudo ali, atrás daquele olhar
Um olhar que nos fala à alma,
Nos fala das noites e dos dias
De vigília, de esperança, de tormento e de bonança.
Mãe,
Olhando através de seu olhar, volto no tempo
E não posso deixar de ser criança.
Foi ontem... Dia dos Pais... E os outros 365 dias do ano?
Diálogo... Respeito... Amor... Carinho,
de parte a parte, cabem em todos os dias do ano...
Osculos e amplexos,
Marcial
NA VERDADE, O QUE É O DIA DOS PAIS
Marcial Salaverry
Por uma questão comercial, convencionou-se que o segundo domingo de Agosto passaria a ser o Dia dos Pais, quando os filhos vão abraçar seus pais, eventualmente dar-lhe presentes, faz-se um almoço especial e está pronto o Dia dos Pais, nesta comemoração especial.
Na realidade, os dias dos pais são os 365 dias e 6 horas do ano todo. O carinho entre pais e filhos deve ser sentido, e deve ser bem explícito durante todos esses dias, e não apenas em um dia específico criado pelo comércio...
É importante que pais e filhos sempre saibam dar-se as mãos, sempre saibam unir seus corações em gestos de amizade e carinho. É importante que os pais saibam orientar seus filhos, com conselhos e orientação baseados em sua experiência, como também é importante que saibam ouvir seus filhos, e que estes também saibam ouvi-los, e assimilar o que julgar importante...
Que saibam participar ativamente de sua vida, sem marcar uma interferência muita pesada, pois participar é uma coisa, interferir é outra. Orientar é uma coisa, traçar destinos é outra.
Os jovens devem ter oportunidade para tomar suas decisões, devem saber ponderar sobre seu futuro. Devem saber errar e acertar por conta própria. Mas devem, principalmente, saber ouvir os aconselhamentos paternos, seguindo-os quando os aceitarem, questionando-os e pedindo melhores explicações quando dúvidas houverem.
Esse o real segredo do relacionamento entre Pais e Filhos, que deve ser feito à base de muito diálogo, carinho e amizade. Ambas as partes devem saber ouvir e ser ouvidas.
Mas, claro, não apenas no Dia dos Pais, mas em todos os dias de pais e filhos do ano.
É importante um clima de harmonia e respeito. Que filhos saibam respeitar a hierarquia paterna, e que os pais saibam respeitar a personalidade dos filhos, que os direitos e o espaço sejam mutuamente respeitados. Nem os pais devem ser tiranos com poderes totais, nem os filhos devem ser “rebeldes sem causa”, contrariando apenas pelo prazer de contrariar... Direitos e deveres devem ser acertados e mantidos, nunca esquecendo de que "o meu espaço termina onde começa o seu, e o seu, onde começa o meu..."
E, principalmente, que pais e filhos saibam caminhar de mãos dadas pela vida, numa saudável mescla de experiência e energia. E que os filhos saibam aceitar o envelhecimento dos pais, amparando-os nas necessidades que a idade traz, da mesma forma que sua infância foi respeitada, quando foram amparados porque não podiam viver por sua conta e risco.
E que os 365 dias do ano, sejam sempre LINDOS DIAS...
Pai, se o mundo tivesse pelo menos 10% da sua ternura, não haveria guerra e, por todo lugar, o amor seria vivido da forma mais pura e intensa.
"Como tal indivíduo observador que sou,
aprendi que aconselhar é preciso:
faz parte do amor.
Até insisto uma segunda,
vai que fura.
Mas vi que somos crianças
cutucando tomadas,
desejando o choque pra sacar,
naturalmente, finalmente,
as lições que se escondem nas ruas,
nos abraços, nos tropeços,
e que você precisa decifrar.
A partir da terceira, o erro é meu:
Pare de ser incoveniente, Matheus,
Paulo,
Roberta
E você também, Tadeu.
Meu momento pode perder o vôo,
se atrasar.
Seu momento pode se perder,
não mais se encontrar.
Mas o amor deve saber esperar,
torcer,
rezar.
Não há machucado que não conte uma história,
que não permaneça nos cuidando,
diariamente, vividamente,
nas entranhas da memória."
Honrar os Pais: Um Ato de Amor e Gratidão
Honrar os pais é mais do que uma obrigação; é um gesto de amor, respeito e reconhecimento. É lembrar que, mesmo imperfeitos, eles foram responsáveis por nossas primeiras lições de vida e por nos mostrar o mundo pela primeira vez.
Honrar os pais não significa concordar com tudo ou negar suas falhas. É sobre enxergar além das diferenças e reconhecer os sacrifícios feitos, mesmo aqueles que não conseguimos compreender plenamente.
Uma palavra gentil, um abraço sincero, ou simplesmente ouvir o que têm a dizer já são formas poderosas de demonstrar honra. Muitas vezes, o que os pais mais desejam é se sentirem valorizados, sabendo que seu esforço não foi em vão.
Lembre-se: o tempo passa, e as oportunidades para demonstrar amor podem ser mais curtas do que imaginamos. Não espere uma ocasião especial para expressar gratidão. Faça isso hoje, seja com palavras, gestos ou até uma oração silenciosa por eles.
Honrar os pais é, no fundo, honrar a si mesmo e a história que o trouxe até aqui. É plantar sementes de respeito que florescerão em todas as suas relações.
O amor fracassa muitas vezes porque nos intimidamos com o gozo. É sempre carregado de uma expectativa; um filho, por exemplo, que sofre pressões de ter que provar todos os dias que ama seus pais ou vice e versa.
Tudo o que os irmãos Willoughby queriam era uma família normal, mas os pais amorosos não tinham amor de sobra pra eles.
FAMÍLIA É ALGO MUITO SÉRIO
Família é algo muito sério.
Tem vidas envolvidas.
Amor para se cultivar.
Nela, há muito com o que cuidar.
O descuido dos pais numa única pedra em seus caminhos, os fará tropeçar.
E se não forem fortes e rápidos para se levantar,
seus filhos sentirão o tropeço,
Podendo eles, também se machucar.
A pedra maldita que os fez cair, ainda perto de todos está.
Levantem-se, pais! Os vossos choros, da pedra, não o fará dela se afastar.
Mas com coragem, de homem e de pai, de mulher e mãe,
A pedra os porá para longe de todos, atirando-a ao mar.
A dor sentida e que se estendia.
Que não deveria... ainda em todos, cicatriza.
Só o Senhor dos tempos, as suas vidas, os restaurará.
Peçam hoje o perdão, um para o outro, pra viverem novamente em comunhão.
Retornem agora á sua casa, perdoados, e vivam em união.
Escrevam: “quão belo é a minha família e a Deus toda nossa gratidão”.
O retorno, depois desta triste lição que os fez sofrer, levou-os a entender:
“Cuidar bem do que é de todos, e um do outro, agora, com demasiada atenção”.
Família? é tudo muito sério.
Para mantê-la viva, é preciso o calor de todos, de seus abraços feito elos de ligação.
A força que os une a todos vem de Deus aos pais,
E de filhos retos e obedientes, orgulho e alegria para com os seus.
Quando os filhos não forem poupados, de ciladas de amigos que se faziam,
Possam eles encontrar o leito certo,
Pra chegar em casa a salvo onde só há boa companhia.
Cobrindo-se de humildade,
Não ousem agora em casa querer mudar.
Não desonrem os seus pais nem mesmo seus irmãos;
Eles que um dia estenderam-lhes as mãos,
Para livrar-lhes de algo feio que muito mau pudesse lhes causar.
Se, na família o dinheiro lhes faltar, a doença os abater e,
Se intrigas rodearem a sua casa, não discutam, porque irão se entender.
Contem um para o outro o que sentem, só com diálogo diário, poderão resolver.
Deus quer vos escutar. Permitam-no em vossa casa adentrar
Convidando-o também para convosco morar.
O Homem que acolheste, veste branco, resplandece luz.
Das Suas mãos, línguas de fogo surgem e de encontro a todos vai começando a agir.
Ordena aos Anjos Celestiais vos guardar, aos espíritos malignos infiltrados nos cômodos, Se retirar; as doenças do corpo, da mente e do espírito, curar; seus pecados, perdoar e de Toda angústia, acalmar.
O teu lar agora alvejado, respira paz e descansa proteção, os nós agora desatados nunca Mais obterão. E Deus, com todo o seu poder, sentiu o vosso amor e então declarou: - “que Nenhuma mão inimiga, em meus filhos tocará e, nenhum espírito imundo tornarão Contra eles, se levantar.”
A mensagem deste pai
lhes diz muito de como amar, ter fé e perdoar.
Creem também em Jesus Cristo, e nunca ousem Dele se afastar.
Uma vez a família toda acolhida,
aproveitem os momentos para muito, a todos, do bem ensinar.
Iniciem pelo dom do amor, mostrando por si, como perdoar.
Os únicos que tem a obrigação de te dar amor incondicional são seus pais, todos os outros que te derem amor vão querer algo em troca.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp