Fale de seus Sentimentos se Nao Quiser Adoecer
PARA PROFESSORES
Tu provavelmente não deves te recordar de mim, afinal, tiveste em minha época, um numeroso número de alunos, mas, eu sou daquelas que floresceu devido ao bom e dedicado ensino que recebi de tua parte e também da parte de alguns outros inauditos professores.
Assistindo ao noticiário, não é incomum vermos alunos agredindo física e moralmente os professores, humilhando - os ou mesmo os desrespeitando.
Admito que desligo imediatamente a TV, viro a página do jornal ou fecho o site que leio notícias desse cunho.
Eu vim de uma geração diferente dessa, e falo isso com orgulho.
No meu tempo eu ansiava pelas suas aulas de português ou pelas aulas de história de Andresa, temía, porém, adorava as aulas de matemática de Carmem Zita, e fazia fila indiana para o recreio. Respeitava honrosamente a hora do hino nacional e levava a mão direita ao coração, como sinal de respeito à nossa pátria amada.
Durante as provas, era muito raro um aluno reprovar por não ter tido a devida atenção do professor durante as aulas e não podiamos mascar chicletes em aula. Provavelmente nem a senhora, nem eu imaginávamos que os tempos mudariam tão depressa ao ponto dos alunos se sentirem no direito de torturar emocionalmente os professores como vem acontecendo.
É sabido de todos que o governo nunca valorizou a classe docente neste país, mas, os tempos nunca estiveram tão difíceis.
Como disse no início, eu sou aquela que teve o privilégio de ter um bom ensino, além claro, uma boa educação. Aprendi que devemos reconhecer quem nos ajudou e honrar nossos começos. Jamais esquecermos da semente que um dia foi plantada em nós, nem de quem a plantou. É para isso que estou aqui.
Talvez não lhe seja tão importante, entretanto, gostaria que soubesse que me tornei, escritora e advogada.
Sou amante das palavras, leio absurdamente mais do que meus olhos permitem, porém, minha alma clama por conhecimento.
Por mais escabroso que seja o livro, é como viver em mundos paralelos.
Escrevo crônicas, relato situações segundo meu ponto de vista e elucido com minha próprias palavras. Ajudo na formação de opinião e dou voz aos que não tem essa facilidade.
Apesar de não advogar, sou formada em direito e também cursei 4 semestres em economia, concomitante com o curso de direito. Como mencionei: adoro ler.
Tenho um bom caráter, respeito os mais velhos e aprendi nesta fase de criança e adolescente que a melhor forma de contribuir com o mundo é estudando, pois assim, criarei algo de útil para outros usarem, estabelecerei novos padrões de segurança ou criarei novas leis. Meus esforços tem sido incansáveis para mudar o mundo, o meu mundo. E meus padrões de exigência são altos, portanto, dou meu melhor.
Falei sobre mim para te dizer que sou uma aluna que, orgulhosamente, posso sorrir e dizer que não envergonhei os bons professores que tive.
Me recordo de tuas aulas, e me recordo de algumas frases que você dizia. Me recordo de uma em especial que me norteou por várias fases de minha vida:
" Se vocês se esforçarem durante o ano letivo, não terão dificuldades de passar de ano."
Trouxe comigo essa frase porque, para mim, o ano letivo é a minha vida toda, e eu dou o melhor de mim, não há razões para não dar certo...
Com gratidão, carinho e respeito,
Já vivi uma história que não era minha por alguns anos da minha vida, agora chegou a hora de viver minha própria história, que cá entre nós, é mais interessante que qualquer outra história por aí. Quem me fez mal tem mais lágrimas a derramar pelo meu desprezo do que eu jamais terei lágrimas a derramar pela sua maldade, que nunca se vingará em minha vida.
Não é preciso estar nas épocas adequadas para se falar de civilidade...
O Brasil sempre precisa contar com os reais brasileiros, e que saibam
quem eleger para dirigir os destinos da Nação, dando um basta à corrupção
desenfreada que acontece atualmente...
Vamos assim, ver o que é ''SER BRASILEIRO"? Aqueles que saibam escolher,
e que poderão ser chamados de BRASILEIROS, porque realmente amam o BRASIL...
Osculos e amplexos,
Marcial
VAMOS VER O QUE É SER BRASILEIRO
Marcial Salaverry
Para definir na realidade o que é ser brasileiro, temos que voltar às nossas origens, lembrar de nossa História, de como os primeiros europeus aqui chegaram, e encontraram os autênticos “donos da terra” (agora ex-donos...), ou seja, os indígenas. Há que se reconhecer que na verdade, o autêntico brasileiro, que pode ser assim considerado, por não ter sangue estrangeiro, é o índio puro, o silvícola, que sempre aqui viveu.
O branco, aqui chegou, com novos usos e costumes, e logo tudo se misturou... Portugueses, franceses, espanhóis e holandeses, e mais quantos navegantes aqui chegassem, deram início à grande miscigenação.
Alguns vieram pacificamente, apenas pensando em trabalhar, e acabaram até constituindo famílias locais com as indígenas, começando o cruzamento de raças que iria formar o que se pode chamar de Brasileiro.
Outros vieram violentamente, apenas pensando em arrancar os benefícios que a nossa terra lhes poderia proporcionar, mas também acabaram deixando sementes aqui plantadas.
Depois vieram os africanos. Estes vieram forçados. Foram arrancados de seu torrão natal, e cruelmente escravizados. E com as escravas africanas os senhores feudais aumentavam mais ainda a mistura de nossa raça. Há que se dizer que as senhoras feudais também colaboravam para o crescimento da população inter racial.
Todos os que aqui chegaram, também foram adotados, pois a terra brasileira tem um grande coração. Não tem preconceito de cor, raça ou religião. Aceitou como brasileiros, os mamelucos, cafuzos, mulatos e mais quantos surgissem.
E depois, com o fim da escravidão, começou a grande imigração, completando o grande caldeirão, que seguiu cozinhando a grande sopa em que se transformou esta Nação. E vieram alemães, poloneses, italianos, japoneses, árabes, coreanos, gente do mundo inteiro.
Todos que foram chegando, e ao País se integrando, aqui foram ficando, e solidamente suas raízes fincando, formando famílias. E apesar de alguns problemas trazidos de seus países de origem, acabaram aderindo à “Democracia do Amor”, e as diversas colônias acabaram fundindo-se umas às outras. Continuam mantendo o respeito às origens, adaptando seus usos e costumes à realidade brasileira, que faz com que todos vivam em comunhão de idéias e ideais, terminando por formar uma raça sui-generis, pois não existe um biotipo para definir o “Brasileiro”. Pode ser branco, negro, moreno, loiro, pardo, amarelo, mulato, nissei, não sei, enfim, pense em uma cor de pele, uma cor de cabelos, uma cor de olhos, e teremos um brasileiro.
E daqui a pouco, teremos que pensar em ET’s... Se aqui chegarem, fincarão raízes, pois quem aqui chega, não consegue regressar, e quem daqui sai, sempre pensa em voltar. Pergunte a qualquer brasileiro que vive, ou que já viveu fora do Brasil. Garanto que sempre tem na alma o desejo de voltar, ainda que a situação política do País esteja verdadeiramente caótica...
E assim fica a dúvida... O que é ser brasileiro...Na verdade, seja nascido aqui, ou no estrangeiro, brasileiro é quem ama esta Terra Brasileira, e sua mística alma hospitaleira...
“Minha terra tem palmeiras, onde canta o sabiá, as aves que aqui gorjeiam, não gorjeiam como lá”.
Palavras ditas por um brasileiro no exílio (Gonçalves Dias), e que refletem o que se passa na alma de todos que aqui vivem, e que por circunstâncias quaisquer saem do Brasil.
Quem for brasileiro, que confirme... Principalmente quem viveu alguns anos fora, e hoje lhes deseja UM LINDO DIA, apenas esperando que os brasileiros saibam dar o devido valor a este País tão maltratado por aqueles que deveriam zelar pelo bem estar de todos...
Eu queria dizer que Jesus podia curar, mas Ele não tinha me curado. Eu queria dizer que Ele amava, mas a muito eu já não me sentia amada. Eu queria dizer que Jesus Cristo era vida, mas meu Deus, eu me sentia morta. Queria dizer que nele, podiam ser livres. Mas eu me sentia aprisionada.
Bem ali, no meio daquele altar, tomei a decisão de deixar aquela vida.
Não é fácil dizermos não a uma pessoa que está apenas concentrada em si; que tem a tendência para o egoísmo, para a vitimização e depressão.
Nós viemos ao mundo para criar e não destruir; para unificar e não dividir. Viemos para sermos verdadeiros filhos do Universo.
Não vou pelos caminhos mais fáceis, por aqueles marcados pela maioria das pessoas. Eu vou por aqueles que me dão mais vida e me aumenta a sabedoria e a felicidade interior.
Não, não estou parado no tempo, à espera que a vida corra com a monotonia dos costumes populares. Eu vivo o lado mais desconhecido e invisível da vida, aquele que está para além dos olhos e dos sentimentos mais correntes.
O pensamento não me deve levar para energias negativas, onde o julgamento dos outros tenha alguma razão de ser. Devemos cultivar o pensamento criativo e sublime.
A política o ajudará a entender o mundo até você não entender mais e, em seguida, o colocará em um campo de prisioneiros. A religião também.
Quando você passa anos sem saber se estará morto daí a cinco minutos, não há muita coisa com a qual você não possa lidar.
Não estou à espera de aquisições materiais de monta. Há muito que sei que o maior tesouro está na dimensão do Ser. As pessoas vieram ao mundo com tudo para serem felizes; para se realizarem ao nível material e espiritual. Porque não utilizam as ferramentas adequadas nesse sentido?
A perfeição não existe! Todos os dias devemos caminhar em prol duma perfeição à luz dos olhos da Alma e do Espírito.
- Relacionados
- 153 frases de reflexão para ampliar os seus horizontes
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- Frases de Amor Não Correspondido
- Frases de desprezo para quem não merece mais a sua atenção
- Amor não correspondido
- Frases de amor curtas: poucas palavras que revelam grandes sentimentos
- Frases de esperança para iluminar os seus dias escuros