Eu sei Dividir os Dons que Deus me Deu
Graças a Deus e ao jornalismo, ao longo da vida — e uma vida bem vivida — tive o privilégio de conhecer o mundo e suas contradições. Convivi com pessoas poderosas, ricas e influentes, mas também com aqueles que vivem na miséria mais profunda. Vi o luxo e o lixo de perto. Vi gente boa e gente má, gente alegre e gente triste. Mas a maior pobreza que já conheci não foi a falta de dinheiro, e sim a pobreza de espírito.
O novo rico, aquele que um dia foi pobre e se esqueceu de onde veio, sempre me causou repulsa. Porque há um ditado sábio que diz: “Nunca peça a quem já pediu, nunca sirva a quem já serviu.” A verdadeira riqueza não está no dinheiro, mas na sabedoria, na elegância da alma, na capacidade de enxergar o outro com humanidade. O que move o mundo não é a ostentação, mas a justiça e a beleza daquilo que é verdadeiro.
Hoje, vivemos uma era em que as redes sociais escancaram a realidade que sempre existiu. O mundo sempre foi assim — com suas belezas e podridões —, mas agora as máscaras caíram. As pessoas se expõem, mostram quem realmente são. E isso, muitas vezes, nos desilude. Durante a pandemia, vimos amigos e conhecidos revelarem monstros que jamais imaginávamos que existiam dentro deles. Foi um choque.
Um dos episódios mais tristes que presenciei foi quando o Papa ficou doente. Católicos, muçulmanos, evangélicos, ateus, budistas e espíritas rezavam pela sua recuperação. E, ironicamente, dentro da própria Igreja Católica, havia católicos desejando sua morte. Fariseus. Hipócritas. Se Jesus voltasse hoje, ele morreria no mesmo dia.
Diante disso, precisamos proteger nossa sanidade e nos afastar daqueles que destilam ódio, inveja, cobiça, soberba e maledicência — o maior pecado, afinal, é falar mal dos outros, espalhar fofocas e julgar injustamente. Aqueles que roubam, que matam, que tiram o pão da boca das crianças, e que se alimentam de maledicência, não são dignos de nosso respeito ou admiração.
Há uma escolha a ser feita: seguir o caminho do ódio e da destruição ou buscar a verdadeira alegria e paz interior. Quem já experimentou o verdadeiro prazer — físico e espiritual — sabe que a felicidade vem de viver a vida com autenticidade, amor e compaixão. Se Deus nos presenteou com o dom do prazer, Ele nos ofereceu também a possibilidade de uma vida plena, onde a maldade cede lugar à generosidade e à solidariedade.
Com Deus, até o deserto floresce.
A dor ensina. O amor perdoa. A fé sustenta.
Quem caminha com Cristo jamais está só.
A soberba cai. Deus permanece.
Ontem, hoje e sempre.
Com Deus não se brinca
Há quem se ache dono do mundo,
Que pisa o sagrado, profana o profundo.
Zomba da fé, do pobre, do frágil,
Mas esquece: tudo isso é passageiro e frágil.
O Titanic, gigante de aço e vaidade,
Afundou na primeira viagem, sem piedade.
John Lennon, com voz de multidão,
Disse ser maior que Cristo — caiu na escuridão.
Trump empunhou a Bíblia como troféu,
Zombou do Papa, do céu e do papel.
Mas a justiça divina não tarda, não falha,
Chega certeira, sem espada ou navalha.
E hoje vemos Elon Musk no trono da invenção,
Tratado por muitos como nova salvação.
Mas sua Tesla balança, perde o chão,
Pois nem a tecnologia segura a mão da ilusão.
Homem nenhum é Deus, por mais que tente,
Por mais que brilhe, se ache influente.
A soberba sobe alto, mas cai sem aviso,
O fim do arrogante nunca é conciso.
A vida cobra, o tempo revela,
A verdade aparece, por mais que se vela.
Deus não se zomba, nem se ignora,
A justiça Dele vem — mais cedo ou mais hora.
Quem brinca com o santo, tropeça no fim.
Quem despreza o humilde, colhe seu próprio jardim.
Somos pó, vento, poeira da estrada…
Mas Deus é eterno — e sua palavra é sagrada.
ORAÇÃO DA MADRUGADA
(Hora da Misericórdia — 3h da manhã)
Senhor, meu Deus,
no silêncio desta madrugada consagrada,
às três horas, quando Teu Filho entregou-se por nós,
eu me prostro em oração diante de Ti.
Trindade Santíssima – Pai, Filho e Espírito Santo –
venha em nosso socorro agora!
Olha com compaixão pelo Brasil e por todo o mundo:
pela Ucrânia, pela Faixa de Gaza,
pelas nações dilaceradas pela guerra,
pelo ódio, pela ganância,
pela destruição que fere Teu coração.
A vida foi desvalorizada
em muitos lugares da criação.
Homens agem como feras e
mascaram-se de irmãos.
Destruíram a fauna, a flora, os rios,
e desprezam os pequeninos e inocentes.
Mas nesta hora santa, nós Te imploramos:
livra-nos dessas trevas, cura-nos,
protege-nos com Tua misericórdia.
Vem, Senhor, socorre os aflitos,
os doentes, os famintos,
as crianças sem esperança,
os idosos abandonados.
Abençoa, ó Pai, a Santa Igreja Católica,
Apostólica e Romana:
Nossa Santíssima Cabeça, o Papa Leão XIV,
os cardeais, arcebispos, bispos,
padres, diáconos, seminaristas,
religiosas e religiosos, leigos e leigas,
todo o povo fiel.
Derrama Tua graça sobre cada coração fiel,
que encontra refúgio em Ti.
E agora, unindo-nos à voz da Igreja,
erguemos este brado de fé:
Por Cristo, com Cristo e em Cristo,
a Vós, Deus Pai todo‑poderoso,
na unidade do Espírito Santo,
toda honra e toda glória,
agora e para sempre. Amém.
Não permitas que o ódio nos ensine,
que a mágoa nos endureça,
nem que a vingança nos consuma.
Ensina-nos o perdão, a compaixão,
a firmeza no bem.
Seguramos em Tuas mãos, confiar em Ti,
pedir Teu colo, Tua paz, Tua proteção.
Enche-nos da Tua saúde, paz e amor.
Faz de nós instrumentos de luz,
mentes firmes, corações misericordiosos,
sementes de esperança neste mundo ferido.
Tem piedade de nós, Senhor.
Tem misericórdia de nós.
Salva‑nos. Liberta‑nos. Cura‑nos.
Amém.
Os humanos manipulam as palavras de Deus e de sábios para permanecerem no controle, mas não compreendem a verdadeira essência da liberdade. O que adoece o coração humano e põe maldade em seu pensamento é a forma que são obrigados a fazerem dia após dias as coisas que não querem para se manterem vivos por mais tempo e cuidarem de suas famílias. O amor à Deus e ao próximo é o verdadeiro limite da liberdade humana.
A chuva derrama em as lágrimas do mundo desde o pecado, e o oceano guarda as lágrimas de Deus desde o dilúvio. Pois há um segredo escondido de baixo de tanto amor.
Cada um de nós é uma obra de arte criada por Deus.
Somos tão iguais e tão diferentes ao mesmo tempo.
Vivemos experiências muito parecidas, mas com detalhes muito diferentes.
Somos sonhos, realidades, conflitos e ressentimentos.
Somos ilusão, fantasia, remorso e arrependimentos.
Somos a corda bamba da vida e a rede de proteção que não nos deixa cair.
Somos o espírito de luta e alma desnuda diante dos nossos temores.
Somos impávidos, poderosos, frágeis e aflitos.
Somos seres resilientes, sobreviventes, desobedientes.
Somos o ódio, o terror, a paixão e o amor.
Somos muito mais do que desejamos e muito mais do que amamos.
Somos apenas seres humanos.
Quando pensei que já havia vivido meus melhores dias, Deus se prontificou a me mostrar que o melhor ainda estava por vir.
Foi quando imaginei que a vida continuaria seguindo um rumo sem destino e desprovido de alegria, que Deus me trouxe você de um jeito inesperadamente lindo.
Você veio de uma forma leve, como uma brisa que eleva uma folha e ela fica pairando no ar com uma simplicidade maravilhosa e pousa em minhas mãos com suavidade, demonstrando uma beleza inexplicável aos olhos, mas totalmente sensível ao coração.
Assim você entrou em meu coração.
Não houve desconforto, não houve surpresa e nem tão pouco resistência.
Apenas tudo foi acontecendo naturalmente, dia após dia, num movimento cada vez mais crescente de duas almas desejosas por paz e de dois corações se mesclando em um só, batendo em um mesmo ritmo e irradiando o mais puro amor.
Sim, o amor nos envolveu e nos concedeu a liberdade de escolhermos ser felizes em um sonho cada vez mais real de caminharmos juntos numa jornada de descobrimento mútuo e de buscarmos a felicidade já tão falada e desejada que povoa a mente de cada um de nós.
Hoje, comemoramos somente 2 “poucos” meses de um relacionamento que ultrapassou todas as nossas expectativas e gerou uma semente que germinou e floresceu em puro êxtase de alegria, de cumplicidade, de amizade e de amor.
É este amor que nos fortalece diariamente, destruindo barreiras, ceticismos e pensamentos contrários.
Este mesmo amor que tonificou nossas vidas e encerrou vínculos passados que outrora nos fizeram sofrer.
Foi este amor que nos trouxe à tona, quando pensávamos que não havia mais força para sairmos do mar da desilusão e nos trouxe a luz, quando nossa alma jazia no escuro do nosso ser.
Hoje, não comemoramos apenas um dia, mas um sentimento mútuo de querer bem, de desejar o melhor e de amar incondicionalmente.
Hoje, comemoramos o amor e que ele seja motivo de comemoração todos os dias enquanto vivermos.
Traições que me encontraram em minha vida não me derrubaram por que o senhor Deus se importou comigo agindo em me cobrir com o seu manto sagrado e guardando meu amor pelo próximo;
E que para o com o meu rei eterno glorifico seu amor com única certezas que dando seu filho unigênito pela minha vida salvando-me com intensas certezas de me querer;
Prostrar-vos-ei para adoração do senhor dos senhores, rei dos reis e o único Deus que amas incondicionalmente minha alma;
Que quando me deparei sem forças fizera me levantar com tamanhas certezas ouvindo toda sorte de musica que acalenta o meu coração, nutrindo minha alma com tuas palavras;
Portanto nada sou sem o teu amor que tanto me direciona para o meu melhor doou-me para seu bem querer para idealizar suas palavras;
Nunca caia na tentação para rever o que lhe fora tirado pela vida, pois o senhor Deus prepara-te algo ainda maior;
Peço a Deus que me ajude nos meus ideais de lhe conquistar e te fazer exaltada com o meu amor tão sincero e verdadeiro;
Quero adentrar em sua vida e em seu coração para devagar fazer moradia nele e sustentar o meu amor por ele;
Sou certo nas minhas decisões e verdadeiro com os meus sentimentos direcionados a ti que tanto amo;
Quero gravar-me em você para que você jamais me esqueça e transpasse a eternidade para juntos vivermos um para o outro;
Deus me dá asas nas palavras para demostrar o meu valor do meu coração;
Escalo os obstáculos para que eu consiga tomar o que me pertence no meu vencer;
Me sinto invulnerável em minhas batalhas, pois meu general, dando as coordenadas exatas para minha satisfação;
Eu quero de volta o que é meu, refrigera meu coração para que os meus sonhos se entrelace com os meus planos;
Tudo no tempo de Deus é perfeito ao meu propósito, pois nasce em meu tempo a verdade lúcida e exata ao meu coração;
Este tempo determina o meu comportamento e seguimento para com minha vitória;
A vaidade tenta transparecer diante de meus olhos, mas só transpassam as coisas que me convém;
Sei que o tempo de Deus vem para arrancar o mau que se plantou em meu coração e com a liderança de meu comandante estarei pronto para vencer a tal batalha;
