Escola Poema de Rubem Alves
A pessoa generosa oferece pequeno gesto sempre em silêncio, não quer chamar a atenção, porém a egoísta oferece grande ajuda apenas uma vez e se afasta. Não cria vínculos de permanência afetiva.
É na compreensão da vida que se encontra o verdadeiro sentido da alegria e da esperança. Todas as demais coisas não alcançam este valor!
Existe um período em nossa vida que temos pressa para tudo, mas na medida em que o tempo avança e nos leva em direção ao fim da jornada não desejamos mais ter pressa e desejamos que tudo se mova lentamente.
Não há pressa para acordar, não há pressa para sair ou voltar, não há pressa para correr andar é bem melhor, não há porque apressar.
Nossos amigos, nosso cônjuge, o nosso trabalho podem não ter sequer um resquício de beleza quando deixamos a rotina da vida tomar conta do olhar, mas podemos ver beleza ter prazer e alegria se renovamos nosso espírito e aprendemos a olhar de dentro para fora.
Os jovens têm muita pressa porque estão iniciando a verdadeira jornada da vida, os velhos os observam sem pressa desejando ter mais uma oportunidade para viver de forma diferente as etapas de sua existência que só foi possível compreendê-la quando já resta pouco tempo.
Cego não é aquele que encontra-se privado de enxergar os aspectos físicos do mundo, mas sim aquele que se nega a perceber as benesses que o mundo lhe patrocinou.
Se não sabes por onde andas, continues a caminhar, talvez, o crepúsculo do desconhecido transformar-se-á em um percurso repleto de luz e esperanças.
A perfeição não contempla o verbo núcleo da expressão "ser humano", pois, se és perfeito, humano não o é.
Quão incoerente é a psicologia humana, desenvolvemos ojeriza pelo desconhecido, mas exaltamo-nos diante das relações enquanto novas; quando velhas, as deixamos.
Nosso amor sempre foi fruto de desejo, mas você parece ter medo de se entregar a explosão de sentimentos que ao te olhar posso causar, parece fugir de mim, como foge ao fogo, com medo do que sente, ou com medo do que não pode sentir
Nossas mentes não foram criadas para aceitar o fracasso, porém, nem sempre a força de vontade ajuda a cumprir este propósito.
O homem precipitado, o que não domina a sua língua e aquele que não sabe olhar para si mesmo, ao seu modo, tornam-se um terror para o bom-senso.
Procure motivos que o incentivem a viver alegre: sinta-se feliz na vitória dos outros; sinta-se bem no perdão de uns para com os outros; sorria quando todos a tua volta estiverem alegres.O viver não é apenas respirar, mas é a procura constante por elementos que tornam o viver vigoroso e espontâneo.
O que a política pode fazer pela paz, não supera o que o ensino pode fazer através do aprendizado do homem para viver em paz com seus semelhantes.
Numa jornada nunca se detenha à meditar na distância que tem para caminhar, mas no lugar onde precisa chegar.
A morte não deve ser buscada para as situações de conflito, pois sua função é marcar, em seu tempo, o fim do ciclo da existência. Quem se refugia na morte deixa uma história escrita pela metade e por toda a eternidade existirá a espera para que seja escrito o final.
