Erros
A memória é uma benção e uma derrota. Você pode lembrar a ponto de sentir o gosto na boca de algo que comeu em um certo lugar e que é inesquecível e apetitoso ou lembrar de seus erros ou suas mágoas e sentir um arrependimento árduo ou uma dor inesgotável a ponto de te derrotar mais uma vez
Se no passado, eu tivesse a sabedoria de saber ouvir e me calar, certamente, hoje eu não cometeria os mesmos erros.
Eu errei e te vi partir
Cê tá deixando um pouco de você
E levando um pouco de mim
Eu não queria que terminasse assim
Por causa do meu erro
Eu tenho que encarar esse triste fim...
Se temos a consciência que precisamos mudar e para melhor, já é um grande passo para entendermos os erros e acertos.
Emoções, o que elas são além de perda de tempo e energia? Talvez passamos a vida toda correndo atrás de pessoas - hora acertos, hora erros, tudo em nome daquilo que muitos chamam de amor, más não passa de uma ilusão causando dor.
Em minhas reflexões,
Rebusco nos recônditos da alma,
o que tenho praticado em atos, pensamentos e palavras e que possam ter me induzido aos meus erros e acertos, na correção imparcial de mim mesmo.
Fk
Tive um sonho,
Em que te encontrava,
Éramos felizes, tínhamos nos realizado.
Encontrei o meu amor e você me perdoou,
Quando acordei, tudo não passava de um mero sonho,
Tinha perdido quem dava sentido a minha vida,
Você ainda me odeia, e eu te amo,
Não quer me ver más daria tudo para te olhar.
Entender os "nãos" é um grande desafio, pois eles podem indicar os "sim" para caminhos acertivos em sua vida!
Não fique lamentando o que passou onde errou e o que poderia ter feito, embora nos questionar muitas vezes por não ter feito algo não vai mudar o presente o que vai mudar e o agir o agora ! O que podemos fazer hoje não deixar para depois ou amanhã porque talvez seja tarde em qualquer situação. Saiba ser grato por ter a oportunidade da escolha agir quando ter escolha é melhor do que não tela por ter perdido tempo. O tempo passa e como passa tão depressa.
Insistir num erro as vezes não é uma escolha, e sim uma forma de fugir de um problema, pela saída mais fácil. Crescer, evoluir, libertar-se...tudo isso requer sacrifícios e abdicações, e nem todas as pessoas estão dispostas a faze-lo.
A Matemática me fez aprender, que quando busco uma solução, eu posso até errar algumas vezes, mas esses erros permitem que eu aprenda a maneira correta . Por outro lado cada vez que deixo de tentar, além de errar não consigo aprender a maneira correta.
Se você começar o próprio negócio, pode aprender muito a uma velocidade impressionante fazendo coisas erradas.
Uma verdade que precisa ser dita, é que por vezes o amor,a amizade,
a simpatia pessoal pode nos levar a erros de julgamento.
Ósculos e amplexos,
Marcial
CERTOS ERROS DE PENSAMENTO
Marcial Salaverry
Por vezes podemos incorrer em alguns erros de pensamento, pois é uma grande verdade que o amor pode nos levar a certas ilusões, que encobrem a realidade...
Sempre dizemos que o amor de mãe é cego, e a tudo perdoa, porque para as mães, de modo geral, suas crianças sempre serão perfeitas, e nada farão de errado. Muitas vezes chegam a fechar os olhos para não ver certas barbaridades cometidas por seus rebentos, sempre procurando atribuir a culpa a terceiros, que passam a ser as "más companhias", mas tal julgamento é um tanto quanto falho, pois todas as pessoas são passíveis de erros (nossos filhos inclusive), e aliás, tal pensamento não é “exclusividade maternal”, pois todos nós temos uma tendência natural para jogar com dois pesos e duas medidas, dependendo de quem cometeu este ou aquele erro, se é alguém de quem gostamos ou não. E invariavelmente faremos o prato pender a favor do lado que conta com nossa simpatia. Sempre com a tradicional frase: " Fulano eu conheço, é gente de bem. Agora o outro... sei não..."
A simpatia pessoal sempre poderá atrapalhar qualquer julgamento. Nossos amigos serão incapazes de cometer certas besteiras, sob nosso ponto de vista, e nem sempre tal maneira de pensar estará correta, pois é necessário que haja isenção de ânimo para que se possa julgar quaisquer atos falhos que sejam cometidos.
Aliás, isso é reconhecido pela Justiça, quando da escolha dos jurados que irão decidir os destinos de algum réu. Eles não podem sequer ser conhecidos remotos da pessoa a ser julgada.
Justificando tal ponto de vista, li uma frase de autoria de nosso famoso L'Inconnu, que vem a calhar para o assunto em pauta:
"As pessoas que mais gostamos, são as que mais nos decepcionam, pois pensamos que são perfeitas e esquecemos que são humanas."
E isso é algo que jamais poderemos esquecer, pois o erro é inerente à nossa condição humana, eis que todos somos sujeitos a fazer alguma besteira. Todos somos basicamente honestos, mas muitas vezes a tentação é forte demais para nossa condição humana, e poderemos cometer algum deslize. Os outros erram, ou fazem sacanagem, nós, ou nossos amigos apenas cometemos eventuais deslizes. Imbuídos dessa certeza, poderemos saber que aqueles a quem amamos também estão classificados como humanos, e passíveis de erros, mas quando estes acontecerem, nossa decepção sempre será dobrada.
Essa falha de julgamento é um dos erros que mais frequentemente cometemos. Muitas vezes preferimos encobrir coisas erradas, pelos laços que nos ligam a pessoas culpadas, e esse não é um procedimento correto, pois nada mais justo do que aquele que errou, pagar por seus erros, seja ou não alguém de nossas relações, seja ou não um grande amigo, ou parente nosso.
Aquele que disser que jamais cometeu um ato falho, ou alguma infração, direi estar diante de alguém que não nasceu ainda, ou então de um grande mentiroso que, por sua mentira está incorrendo em nova infração.
Não é somente de crimes, roubos, peculatos, adultérios, apropriações indébitas, mensalões, uso de propinas, cujas punições estão previstas pelo Código Penal, que é composto o mundo de “crimes” usualmente cometidos.
Também podemos falar em “cola” nas provas escolares, subornos de guardas de transito, mentiras contadas aos pais, irmãos, chefes, conjugues, etc... E assim vai, todos sabemos o que já fizemos na vida. Portanto, perfeição não existe. E o fato de também sermos passíveis de erros, confirmando o célebre ditado: "HERRAR É UMANO", automaticamente não nos dá direito de julgar aqueles que desejamos condenar. Podemos, quando muito criticar quem acreditamos estar errado, sujeitando-nos a receber criticas por nosso procedimento.
Assim sendo, vamos dar a todos o direito de errar, desde que não sejamos prejudicados, pois nesse caso, temos o direito de defender nossos direitos. Mas, fica a ressalva. Uma coisa é criticar e procurar defender nossos interesses na ameaça de sermos lesados, outra coisa é condenar sumariamente aquele que errou. Por sermos igualmente “umanos”, e portanto sujeitos a “herros”, não temos o direito de julgamentos sumários, e crucificar quem quer que seja, até mesmo um presidente bêbado e corrupto... Quem nunca tomou alguns pileques na vida?
Todo e qualquer crime deve ser apurado, e julgado por quem de direito, embora nem sempre esses julgadores possam estar capazes de um julgamento correto, ou honesto, haja visto o que tem acontecido ultimamente com certos julgamentos, sujeitos que estão a inexplicáveis "infringencias", e sempre aparece alguém querendo "inocentar" a quem cometeu crimes provados e comprovados...
Indiscutivelmente uma vez apurada a culpabilidade daquele por quem brigamos um dia, apenas por ser uma pessoa querida, aumentará nossa decepção, pois o amor sempre nos leva a certas ilusões, e as desilusões sempre são tristes...
Assim, vamos pensar em nossos “herros umanos”, ao invés de comete-los, devemos sempre procurar ter UM LINDO DIA, propiciando-o a todos...
Quem se acha digno de julgar alguém pelo seu passado, precisa carregar a certeza de que jamais cometeu falhas.
Eu fico a todo minuto, entrando nas nossas conversas pra ver se você está on-line... olho as nossas conversas antigas e observo o que eu poderia ter evitado de falar. Algumas vezes você está on-line, mas meu orgulho me impede de falar, e o que eu quero falar é que te amo muito. Independente das nossas brigas e erros um com o outro, eu te amo.
Já magoei e já fui magoada... Mais sorri do que chorei. Mais amei do que odiei e a vida segue seu curso, um dia pode ser cheio de erros e acertos, mas o que aprendi é que não devemos desistir de ser melhor do que fomos ontem. Viva a vida, seja feliz e faça alguém feliz ❤️
