Erasmo de Rotterdam Elogio da Loucura

Cerca de 148752 frases e pensamentos: Erasmo de Rotterdam Elogio da Loucura

Suponhamos que você está sentada aqui nesta mesa. E os guardanapos estão na sua frente. Qual guardanapo você pegaria? O do seu lado direito ou o do seu lado esquerdo? Bem, normalmente eu pegaria o da minha esquerda, e você também
pode fazer o mesmo ou preferir pela direita. Mas, em um sentido maior da sociedade, isto é errado. Talvez eu devesse substituir sociedade pelo universo .
A resposta correta é determinada por aquele que pegou primeiro o seu próprio guardanapo, não é? Se o primeiro pegar o guardanapo a sua direita, então não há escolhas senão pegarem os guardanapos também da sua direita. O mesmo vale pra esquerda, qualquer um irá pegar o guardanapo a sua esquerda, porque não há nenhuma alternativa .Esta é a sociedade...Quem determina o preço da Terra em primeiro lugar? Deve haver alguém que determinou o valor do dinheiro primeiro. O tamanho dos trilhos da Ferrovia, a magnitude da eletricidade, leis e regulações? Quem foi o primeiro que determinou estas coisas? Será que fomos nós que decidimos porque somos uma República?Ou foi o arbitrário? Não! Aquele que pegou o primeiro guardanapo determinou tudo isso! As regras desse mundo são determinadas pelo mesmo princípio de esquerda ou direita em uma sociedade com esta mesa, um Estado de equilíbrio, aquele que da o primeiro passo é seguido pelos outros! Há eras que esse mundo opera pelo princípio do guardanapo. Aquele que pegou o primeiro guardanapo é sempre respeitado por todos. Não é como se qualquer um pudesse preencher este cargo... Aqueles que são despóticos ou desmerecedores serão desprezados e estes serão os perdedores. No caso desta mesa... O mais velho ou anfitrião da festa será aquele que pegará o primeiro guardanapo, porque todos respeitam estes indivíduos. Por exemplo, se Jesus Cristo estivesse sentado nesta mesa. Não importa quem você seja. Mesmo se você fosse o Papa, você não teria escolha senão pegar seu guardanapo após Jesus Cristo, certo?
O que eu quero dizer é que aquele que é o primeiro a realizar a ação é o ser de maior poder e influência, onde caso alguém não siga seus passos, ele será repreendido, condenado por esta ação independente.

Talvez se pudesse perdoar sabendo que o passado é inalcançável

Existe um dito popular que acentua, com propriedade: “mente sã, corpo são”. Verdadeiramente, apoiamos essa assertiva, por se fundamentar, com todos os rigores, na lei da justiça e do amor. O homem de amanhã, juntamente com o progresso, apresentar-nos-á os novos horizontes da mente, reconhecendo nela o energismo divino, de onde programa todo o comando para o corpo físico e todo equilíbrio para os centros de força, encravados no corpo espiritual. A autoeducação da mente é como portas que se abrem, ensejando à alma esperanças indescritíveis.

O complexo humano é cópia perfeita do universo, obedecendo às mesmas leis, de acordo com a sua estrutura, função e tarefa perante a vida. O espírito nunca sentirá paz na consciência, enquanto desconhecer a si mesmo, o que, de certa forma, é Deus frente a frente, convidando-o para as belezas da vida. A argamassa fisiológica se apoia em uma rede de glândulas, principalmente as de secreção interna que, por vias diretas, enriquecem o sangue de vitalidade, para que o espírito encarnado encontre a harpa afinada no sentido de dedilhá-la com desembaraço e, como maestro, harmonize todos os órgãos em uma só dimensão de ideal, com variados tons, para que a sinfonia orgânica alcance a plenitude do equilíbrio e da paz.

Contudo, os astros endócrinos, nos céus da forma física, têm profundas ligações com os chacras desenvolvidos no corpo espiritual, de alta função divina e terrena, pois eles são como duplicatas das sete glândulas de maior responsabilidade no corpo. E a mente se representa o comandante, o chefe no topo da cruz humana, pousada como pássaro celestial no maior computador do mundo, o cérebro, distribuindo ordens, analisando conceitos, ampliando e estimulando a química orgânica, encorajando altos interesses pelo progresso e por meios ainda desconhecidos da Terra, eternizando as leis de Deus nos escaninhos do próprio ser.

Eis que os horizontes da mente são inconcebíveis, por enquanto, perdendo-se na noite dos séculos e milênios, apoiando-se no grande ser que denominamos Deus.

A disfunção do mundo glandular provocará em vós inúmeras enfermidades, que a medicina, até hoje, procura debelar com poucos resultados; e estes, quase sempre nas pautas da transitoriedade. A ciência do futuro, no que diz respeito à saúde do corpo físico, está marcada para uma radical transformação de conceitos, de ética profissional e de diretrizes, no tocante aos métodos para os tratamentos.

Surge um novo sol na psiquiatria, com uma profusão de remodelações, tendo na mente a responsável direta por todas as enfermidades, o germe de todos os desequilíbrios do vaso físico. O problema fundamental, em primeiro plano, vai ser educar e, depois, instruir os indivíduos sobre como usar a faculdade de pensar, a maior força de todos os planos da existência.

O medo em demasia abaixa a vibração do energismo espiritual, retarda os centros de força e desequilibra a função glandular, que projeta veneno de todas as espécies no sistema nervoso e alcança todo o mundo celular. A ordem para a química do metabolismo é, igualmente, deturpada. A coragem com excesso, que sai das linhas da fraternidade, também é responsável por distúrbios maléficos ao organismos e, nesta seqüência, poderemos enumerar a maledicência, a vingança, o orgulho, a dúvida, a infidelidade, a maldade, o ciúme, etc.

Por isso, colocamos o Cristo como o sol das nossas vidas. Encontraremos no Evangelho os métodos mais simples e os meios mais fáceis, preceitos que nos levarão à verdadeira saúde do corpo e da alma. Já presenciamos pessoas melhorarem muito de saúde, pela concessão de um simples perdão. Vamos condicionar a nossa mente a bons pensamentos, para que estes tomem formas e levem a vitalidade a todo o organismo, sem queima do divino que nos liberta, revigorando todas as nossas atitudes no bem. Pensar e falar sempre na saúde. Pensar e comentar assuntos de alegria pura. O humorismo sadio é portador de esperanças e de paz. As boas maneiras, a decência, a cordialidade, o equilíbrio das emoções, tudo isto são toques de compensação funcional do corpo, que nascem na mente, passam pelos centros de força, ganhando amplitude nas glândulas que fornecem vitalidade hormonal a todos os departamentos somáticos.

A felicidade se inicia no pensamento. O trabalho é vosso. Começai e sereis ajudado por Deus

Lição de bondade

Quando Jesus entrou vitoriosamente em Jerusalém, montado num burrico, eis que o povo, alvoroçado, vinha vê-lo e saudá-lo na praça pública.
Muitos supunham que o Mestre seria um dominador igual aos outros e bradavam:

- Glória ao Rei de Israel!...

- Abaixo os romanos!...

- Hosanas ao vencedor! ...

- Viva o Filho de David!... Viva o Rei dos Judeus!...

E atapetavam a rua de flores.

Rosas e lírios, palmas coloridas e folhas aromáticas cobriam o chão por onde o Salvador deveria passar.

O Mestre, contudo, sobre o animalzinho cansado, parecia triste e pensativo. Talvez refletisse que a alegria ruidosa do povo não era o tipo de felicidade ele desejava. Queria que ver o povo contente, mas sem ódio e sem revolta, inspirado pelo bem que ajuda a conservação das bênçãos divinas.

O glorificado montador ia, assim, em silêncio, quando linda jovem se destacou da multidão, abeirou-se dele e lhe entregou uma braçada de rosas, exclamando:

- Senhor, ofereço-te estas flores para o Reino de Deus.

O Cristo fixou nela os olhos cheios de luz e indagou:

- Queres realmente servir ao Reino do Céu?

- Oh! sim... - disse a moça, feliz.

- Então - pediu-lhe o Mestre -, ajuda-me a proteger o burrico que me serve, trazendo-lhe um pouco de capim e água fresca.

A jovem atendeu prontamente e começou a compreender que, na edificação do Reino Divino, Jesus espera de nós, acima de tudo, a bondade sincera e fiel do coração.

Ouvir, entretanto tornou-se uma arte esquecida...
Então, eu escrevi, pra você e o mundo todo ler..!!


,,

A única bússola que conheço quando estou perdida é a BÍBLIA....

..

Agora preste atenção:
Lembre-se: ninguém precisa nos ver chorar!
Cada vez que uma mulher guerreira corajosa cai,
cada vez que uma mulher se ergue, é porque escolheu "vencer".
Cada vez que ele precisa se recuperar,
ela se recupera dezenas de vezes!
Isto porque só conseguem as verdadeiramente poderosas!

Eu já nasci com isso e luto com unhas e dentes, aquilo que quero que boto na mente pra mim, me pertence.

Decidi de vez a trocar de vagão de trem
e mudar de estação, mudar a direção
da vida!

e deixar de resistir
para deixar ir...

O que tiver que doer, que doa,
Se tiver que nascer, que nasça

Se tiver que florescer que floresça...
O que tiver que ser será,

E seja lá o que for...
Se tiver que vir... virá..

Se tiver que ir, que se vá
e não volte nunca mais,
a me atormentar
e nem me fazer lembrar!

Você, e esse abençoado hábito de estar em meus pensamentos todos os dias...


...

teus lábios são sonhos imersos
na fonte inesgotável do meu desejo...
Sua boca grita nos vales secretos
onde nascem minhas emoções...

..

Deixa eu te ensinar uma coisa.
Não negue seus sentimentos.

Não se culpe por gostar, sentir raiva,
saudades, enfim.

Somos seres humanos, o segredo não é negar,
mas sim saber dominá-los.

⁠Só há duas condições para um paciente meu sair da minha frente: estando curado ou morto.
(Kureha)

⁠Na época, eu não sabia que o amor funcionava assim. Que o amor muda tudo. Que não tem fronteiras, e que transforma tudo o que toca.

E,
lembra-te que nenhum dia se parece com o outro,
Nem nada se compara a ti...

..

Todos merecem amigos como você...
Espero que façam fila...
Eu...
te vi primeiro!


...

Quero poder saber esperar a hora certa.
Quero crer que DEUS, estará sempre na direção de
tudo que eu fizer.

Quero poder ver meus sonhos realizados.
Quero viver em paz, com amor, saúde e dignidade.
Enfim, quero ver a vida,

com os olhos de uma criança que acredita
e sabe que vai crescer.

...

Então voe, sonhe, acredite,
Você pode.
Fique com quem te ajude a voar...
Fique com quem te olhe a voar...
Fique com quem te deixe voar...
Fique com quem te impulsione a voar...
Fique com quem te alcance em seu sonho...

...

Não é o medo da loucura que nos vai obrigar a hastear a meio-pau a bandeira da imaginação.

- Acho, senhora, que pela primeira vez na vida Artur foi golpeado por uma loucura que ele não pode contrololar.
- O Amor?
Olhei-a e disse a mim mesmo que não estava apaixonado por ela, e que seu broche era um talismã apanhado aleatoriamente. Disse a mim mesmo que ela era uma princesa e eu no filho de uma escrava.
- Sim, senhora.
- Você entende essa loucura?
Eu não tinha consciência de coisa alguma na sala, exceto Ceinwyn. A princesa Helledd, o príncipe adormecido, Galahad, as tias, a harpista, nenhum deles existia pra mim, assim como os tecidos pendurados nas paredes ou os suportes de bronze das lamparinas. Só tinha consciência dos olhos grandes e tristes de Ceinwyn e de meu coração batendo.
- Entendo que é possível olhar nos olhos de alguém - ouvi-me dizer - e de súbito saber que a vida será impossível sem eles. Saber que a voz dessa pessoa pode fazer seu coração falhar e que a compania dela é tudo que sua felicidade pode desejar, e que a ausência dela deixará seua alma solitária, desolada e perdida.
[...]
- Isso já lhe aconteceu, Lorde Derfel?
(As Crônicas de Artur)