Erasmo de Rotterdam Elogio da Loucura
A invalidação vem de diversas formas.
Se alguém está te trazendo uma demanda você precisa unicamente acolher. Você não precisa concordar. Você não precisa dar razão. Você precisa respeitar e acolher.
Alguém falou pra você que se sentiu desrespeitado, maltratado, injustiçado ou está sentindo que alguma coisa ali não está legal, acolha.
- Porque você está sentindo isso?
- Como posso fazer para melhorar o que você está sentindo?
Não fale que isso não existe, que não é assim e que não tem cabimento. Porque isso é invalidação de sentimento. Invalidação pode enlouquecer. Pode deprimir o humor. Pode, de fato, causar ou desenvolver um transtorno mental.
O que cada um sente tem a ver com a sua história.
O que eu sinto é a minha história.
Como eu interpreto é a minha história.
Acolha a minha história.
A ira, no entanto, é apenas um véu. E não basta para esconder o desespero e o vazio.
Infelizmente, num julgamento, as opiniões não contam muito, mas as aparências, sim.
O amor nos confunde. Todos os obstáculos são tidos como inimigos até que tenhamos alcançado o que nosso coração anseia.
Para o lar que nunca foi lar, alguém retornará, a fim de derramar sangue, em nome do próprio sangue. Mas a ruína encontrará, nas mãos de quem sempre foi, o juiz dos destinos. Um desejo antigo fará morada em um novo coração. Este, na mesma moeda, cobrará o que antes foi usurpado. Porque, se para o bem ou para o mal, não importa. Requerido tudo há de ser. E no fim, o cobrador tomará o que lhe é indesejado.
Falácias da Cida
Todas as manhãs, caminho solitária, rumo ao incerto e desconhecido, mas não olho para o começo, só sigo enfrente, mesmo que a vida me odeie e me arrebente, meu cérebro trabalha muito para que eu firme, aguente.
Parece que sou insensível e má, pessoa que não sente, mas sou apenas um ser que pensa diferente, choro de felicidade e sorrio de tristeza, não sei se isso é pertinente, mas eu nasci fruto de uma aguardente, por isso tudo que faço, tem olhares me julgando, parece que tenho um monte de parentes.
Sorte triste essa minha, em vez de eu ser contente, vivo com medo permanente. Se acha que exagero e complico, fica um segundo na minha pele e veja como é uma constante batata quente.
A quem goste e quem me deteste, mas me conformo, nada é flores nesta vida da gente, procuro ser um ser decente, mesmo com problemas, encaro a vida com coragem e sorridente.
Falo com a minha vida, bora seguir, porque para a frente que se anda e não tem uruca que vai me barrar e nem gente que vai me dominar, pois eu sei o que quero e o que tenho em mente, sei que o que planto vou colher, e se a semente for boa, posso até florescer.
Muito obrigada.
Cida Vitório
29/06/2023
Intimidade tem a ver mesmo é com a verdade. Quando a pessoa percebe que pode contar a verdade para alguém, que pode se abrir, que pode desabafar totalmente e receber como resposta: “Comigo essas coisas estão a salvo”. Isso é intimidade.
