Epigrafe para Tcc sobre Educação
O trânsito brasileiro é um campo de guerra onde a imprudência e a falta de educação são armas mortais.
A desvalorização da escola pública e dos profissionais de educação, arte e cultura é nítida, manifestando-se na diminuição de salários e na ridicularização social.
Atribuir a culpa exclusivamente à população é uma simplificação capitalista.
O ser humano, intrinsecamente social, requer uma educação transformadora que abarque uma base científica robusta para lidar com a realidade, promova a solidariedade social em prol da igualdade e dignidade, e fomente a formação da cidadania através da participação ativa na sociedade.
No tocante à educação, o que me incomoda neste país não é apenas a falta de aprendizado, mas também vê-la desprezada, descartada e hostilizada.
Valorizar a educação em um contexto onde fofocas, discórdias, futilidades e a vulgarização da vida privada são amplamente incentivadas e monetizadas pela mídia em geral é um grande desafio.
Na tomada de decisão, a educação estende a mão, buscando a excelência, sua direção. Servir e cuidar, sua nobre função. Educação para lidar com a emoção e formar o cidadão.
Acredito que políticas estruturais de inclusão via educação continuarão no papel por um longo tempo independente de partido.
Já quase no final da minha existência comprovei que: Respeito e Educação não tem nada a ver com Cultura, Religião, Posição Social e dinheiro, quem tem tem e quem não tem não tem!!!
Difícil é ter RESPEITO e EDUCAÇÃO, num País que a grande maioria nem sabe que isso existe!!!
Apenas um exemplo: Estacionam nas vagas de CADEIRANTES, GESTANTES e IDOSOS!!!
A gentileza não precisa de destreza;
A educação não precisa de ocasião;
O amor não precisa de favor;
A bondade não precisa de oportunidade;
O respeito não precisa de conceito;
O perdão não precisa de sermão;