Eis a Razao da minha Vida
O Espírito é a razão, você alimenta seu Espírito dentro do seu cérebro lendo e estudando a ciência secular através dos ensinos de educação básica, médio, técnico e superior, e sendo Autodidata.
RAZÃO ESSENCIAL DOS DIREITOS HUMANOS SEREM IGUAIS PARA TODOS OS HOMENS
Afinal qual é a razão real dos direitos humanos serem iguais para todos os Homens?
A razão real dos direitos humanos serem iguais para todos os Homens é que cada Homem, como o Sujeito que compõe um Organismo Humano e que tem a função de gestão no seu Organismo, é igual a qualquer outro Homem!
A diferença está na forma do Corpo do Organismo de cada Homem, no conjunto de conhecimentos e experiências socioculturais gravados no cérebro do Corpo do Organismo de cada Homem, e na visão de vida e de mundo de cada Homem!
Em analogia do Homem com a Água, temos as seguintes equivalências:
A Água é o Homem, como o Sujeito que compõe um Organismo Humano e que tem a função de gerir o seu Corpo, a sua Mente, a sua Consciência e os Fenômenos de Emoções ou Sentimentos que ocorrem no seu Organismo.
O Corpo é o Recipiente da Água, e varia quanto ao género, genótipo ou fenótipo, pigmentação da pele, altura e deficiência física.
A Mente é a consistência do Recipiente porque corresponde à estrutura cognitiva ou ao padrão de ligação dos neurónios no Cérebro, e resulta das interações de cada Homem com o seu ambiente natural, social e cultural. Cada cultura humana é exemplo de Mente.
A Consciência é a cor ou a qualidade da Água, a Água pode ser limpa ou suja, pode ser sólida ou líquida ou gasosa, pode ter várias cores conforme a tintura impregnada nela. Cada arquétipo referido por Carl Jung pode ser considerado como exemplo de Consciência.
O Corpo, a Mente e a Consciência são as condições de existência e de manifestação contextualizada de cada Homem.
A Água toma a configuração da tintura impregnada nela e a forma do recipiente em que ela é integrada, por exemplo, se a tintura impregnada for azul e o recipiente for uma garrafa cilíndrica, a Água será azul e cilíndrica; analogamente, o Homem toma a configuração da Consciência impregnada nela e a forma do Corpo em que se encontra.
O apego e a identificação faz com que o Homem ou o Sujeito se veja como sendo a tintura e o recipiente originando sofrimentos mentais. Mas, o desapego e a desidentifiação faz com que o Homem ou o Sujeito se veja como sendo a simples e pura Água originando serenidade.
As faculdades do Homem ou do Sujeito gestor em um Organismo Humano, como sentir, conhecer, agir, pensar, refletir, atenção, movimento, imaginar e criar, são as mesmas em todos os Homens; a diferença reside em como cada Homem utiliza essas faculdades. A maioria dos Homens utiliza mais a faculdade de Pensar do que as faculdades de atenção e reflexão, resultando em ignorância e transtornos mentais como ansiedade e depressão.
Então, apesar das diferenças nas condições de existência e de manifestação, cada Homem é igual a qualquer outro Homem, por isso, os direitos humanos são iguais para todos os Homens.
Quando entregas teu corpo sem razão, por que não te perguntas como ao entregar teu carro a um estranho?
“Atacar a pessoa em vez do argumento é a confissão silenciosa de quem não tem razão, mas teme admiti-lo.”
Quando alguém pensa que tem sempre a razão, já não consegue ver os próprios erros.
Juntar pessoas na rua é fácil, mas o mais difícil é mostrar o caminho depois da confusão. A rua é força, é voz, é movimento, mas sem direção vira só poeira levantada pelo vento.
Muitas vezes fala-se de esperança, mas acaba em desilusão porque não existe continuação. São muitos gritos e poucas soluções, levantar bandeiras sem saber para onde ir não ajuda.
Sem visão clara, o povo é usado como combustível, queimado só no calor das palavras. E cada vez que isso acontece, a confiança desaparece. Falar sem mostrar saída é armadilha; a rua não pode ser lugar de ensaio. A esperança não cresce com barulho, cresce com planos firmes
Se eu precisar escolher, prefiro perder a razão do que perder a paz. Quem fala de mim não conhece meu coração, mas Deus conhece cada detalhe.
Povo humilde, desprovido de lógica e razão, acaba tornando-se presa fácil para aqueles que os conhecem e compreendem os tipos que são. O perigo não está na humildade em si, mas na falta de acesso à reflexão crítica e ao questionamento. Quem entende as limitações cognitivas e sociais alheias pode manipular, explorar ou conduzir sem grandes resistências. A lógica e a razão não são privilégios de poucos, mas ferramentas que, quando negadas ou desperdiçadas, deixam qualquer grupo vulnerável.
Ser um pensador, não é ser o senhor das certezas ou da razão com as suas próprias reflexões!?
Ser um pensador é a capacidade de refletir sozinho e chegar às próprias conclusões;
Sem a preocupação de estar certo ou errado!
Mas com a clareza de ter alcançado a sua própria compreensão.
A razão pode ser enganada por um discurso eloquente, mas o instinto é cru e honesto. Ele sente a intenção antes da ação. (Livro Sangue no Tanque de Tubarões)
Meu coração sente, meu cérebro aprende.
Equilibrar razão e emoção é crescer.
Cada instante ensina e me faz mais leve.
Na distância, teu nome arde em mim,
como chama que não se apaga.
Tentei vestir a razão, mas ela se rasgou
diante do toque invisível da tua ausência.
A saudade não pede licença,
ela invade, domina, me consome.
E cada lembrança tua é um beijo suspenso,
um abraço que nunca se desfaz.
Se o tempo insiste em separar,
meu coração insiste em te buscar.
Pois amar é este eterno retorno,
mesmo quando o corpo não pode estar.
Tatianne Ernesto S. Passaes
- Relacionados
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- 67 frases para pessoas especiais que iluminam a vida
- Charles Chaplin sobre a Vida
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Charles Chaplin Poemas sobre a Vida
- Mensagens de reflexão para encarar a vida de outra forma
- Eu sou assim: frases que definem a minha essência
