Educação Escolar

Cerca de 100 frases e pensamentos: Educação Escolar

Com efeito, para que sejam favorecidos os mais favorecidos e desfavorecidos os mais desfavorecidos, é necessário e suficiente que a escola ignore, no âmbito dos conteúdos do ensino que transmite, dos métodos e técnicas de transmissão e dos critérios de avaliação, as desigualdades culturais entre as crianças das diferentes classes sociais. Em outras palavras, tratando todos os educandos, por mais desiguais que sejam eles de fato, como iguais em direitos e deveres, o sistema escolar é levado a dar a sua sanção às desigualdades iniciais diante da cultura.

Inclusão é um direito daqueles que precisam, e incluir é um dever de todos.

É triste ver uma geração que sente orgulho em trair, em só ficar, zombar do amor e achar graça em não ter respeito por ninguém.

"Como qualquer pai ou mãe, talvez eu possa algum dia me deparar com um filho estragado e mau-caráter, porém ficarei consciente de que, em algum ou em muitos momentos de sua educação, eu falhei."

Divergir sem ofender, valorizar seu argumento e não desqualificar o caráter pessoal do seu "oponente".

⁠Inclusão não é colocar um aluno especial juntos com os demais, mas sim incluir o mesmo a turma sem medir seus limites. Suas limitações não definem sua capacidade de desenvolvimento.

“Hoje, (06/02/2017), aqui em Vitória-ES, estou me sentindo em uma terra de ninguém, num verdadeiro faroeste, onde não há escrúpulos, nem respeito algum pela vida humana."

⁠Se quisermos fazer uma escola melhor, uma igreja melhor, um hospital melhor, uma sociedade melhor e, por conseguinte, um mundo melhor, então precisamos investir em pessoas e não em estruturas físicas.

Inserida por Moacir_Garcia

A escola dos meus sonhos é aquela que não só prepare para o mercado de trabalho, quero que vá além. Quero que essa mesma escola possa preparar o aluno para a vida social, onde haja respeito para com o modo do outro pensar o mundo ⁠. A família precisa preparar a educação em casa, e a escola dará o plus no todo.

⁠Educação nos dias de hoje é algo raro e valioso.
Outro dia, entrei num site de alguém que admirava, e a primeira saudação:
Alô, idiotas! (...)
Não li nem mais uma palavra. Não era comigo!

Inserida por GutoMaiaBaptista

⁠Educando Cérebros para o Pensamento Ambidestro: a partir do Raciocínio Fora do Padrão .

Inserida por GutoMaiaBaptista

⁠Educação Cidadã visa Capacitar e qualificar a Sociedade para absorver da melhor forma adaptada à Pessoa Fora do Padrão (e não o contrário). Todos ganharão.

Inserida por GutoMaiaBaptista

Apesar da escola não valorizar as disciplinas de "artes" e "educação física", o mundo está cheio de artistas e atletas.

Os pais educam, a escola educa, a igreja educa, mas a última palavra para uma vida digna é dada pela própria pessoa, é ela que escolhe qual o caminho deseja seguir.

Ou colocamos a educação como vetor do progresso social, com escola igual para todos, ou não teremos sucesso na erradicação da fome e da miséria.

Hoje, com 58 anos de educação, descobri que a maioria que passa pelos bancos da escola só tem uma saída: ser mão-de-obra barata.

Se a escola não tiver liberdade para educar, as políticas públicas serão inúteis, a segurança será precária, a justiça será injusta. E a sociedade é que irá sofrer as consequências.

Educação não é questão de escola, faculdade ou qualquer outro órgão de formação profissional.
Educação é uma questão de caráter. Um depende da formação do outro.

Tinha que existir uma espécie de Educação Sentimental na escola, assim a gente aprenderia a lidar com pessoas que hoje dizem te amo e amanhã mal conseguem olhar no olho.

João estudou a vida inteira em escola particular com o auxílio educação que a mãe sempre recebeu como servidora pública.
João cursa faculdade particular que é o pai que paga.
João tem um carro que os pais lhe deram ao completar 18 anos.
João tem uma mansão fruto de herança do avô que era uma pessoa renomada.
João sempre frequentou restaurantes caros.
Os pais de João acham ele um cara esforçado por ter passado em 3o lugar em engenharia. Um menino que se deu bem na vida mesmo tendo nascido em uma nação tão desigual.
Todos acham João um cara bacana, ele apenas é contra ações assistencialistas pois conhece o que é fome do que leu em livros.
Contudo, ninguém está preocupado com o João que sempre teve privilégios. As pessoas estão preocupadas com o Pedro a com a questão das cotas que é " pura segregação*" ( contém ironia*). Quem vai amenizar o dano social que o Pedro sempre sofreu na vida por ter nascido pobre, preto e na periferia, por não ter o privilégio de pais ricos e herança de vovô renomado?
Ah... Mas isso não é importante!
O Brasil tá cheio de João. Pedro continua invisível e quando visto é apenas julgado.