Discernimento
O exercício da virtude da reflexão é muito importante, porquanto quanto mais autonomia reflexiva nós desenvolvermos, maior o discernimento para que possamos fazer escolhas conscienciais.
Livro: Inteligência Consciencial - a conquista da autonomia da consciência
Maturidade remove tolices. Idade sem maturidade capacita tolos profissionais. De novo, maturidade remove tolices.
A 'razão divina' insuflada nos homens, é a 'sabedoria' divina, que nos capacita a reconhecer, que os verdadeiros valores da vida, devem ser aplicados à mesma, uma vez descobertos quais são.
Vive-se tempos de mentes cheias de coisas vazias, a razão de se agarrar em tantas fantasias, e nada preencher a alma.
A depender do referencial, menos pode ser confundido com mais. Após fracassos, ou me tornei mais forte ou mais besta.
Se viver o presente é, predominantemente, colher os frutos do passado, semear para o futuro, com discernimento, é essencial.
A virtude da motivação esta relacionada a outras virtudes como à decisão, à reflexão, ao discernimento e à prontidão. É focada nos ganhos reais, naquilo que o indivíduo vai ganhar com o seu esforço, para que, ele realmente, tenha um motivo para realizar a ação. Ela está centrada nos ideais de vida, fruto das reflexões conscienciais nas quais a pessoa faz boas escolhas, de modo a se colocar decidida e pronta para viver uma vida plena de sentido.
Livro: Inteligência Consciencial - a conquista da autonomia da consciência
É preciso habilidade para ir mais longe; É preciso dedicação para ter habilidade. É preciso vontade para começar; É preciso vida para ter vontade.
Alguém que está disposto a aprender, ainda que já sabe, é mais inteligente que aquele que pensa que já sabe.
Félix Everton
