Desculpa Pai
Ao termos um encontro real com Deus através de Sua graça, compreendemos que Ele é um Pai de amor e deseja sempre nos levar a conhecê-Lo para experimentarmos Sua vontade, que é boa, perfeita e agradável para nós.
Antigamente, chamavam o trabalho de ofício. E os ofícios eram ensinados de pai para filho. E assim os filhos, desde pequenos, aprendiam uma profissão. Naturalmente, aprenderam a viver, a lutar e a se defender. Não havia outras preocupações tão distantes da subsistência. Conheciam muito bem o que faziam, proseavam e curtiam a natureza. Hoje, a liberdade, ora relativa, permitiu a muitos de nós fazer diferente. E agora assistimos o reflexo de um contexto histórico que foi e está em transformação ao longo de décadas...
Hoje já não sabemos quem realmente faz. Porque naturalizaram o validar do falar ao invés de fazer. E isso, por consequência, tem um ALTO CUSTO.
...E o alto custo é invisível aos olhos apressados.
Porque quando o saber não encontra o fazer,
a palavra vira espuma,
e o ofício perde o chão.
Hoje temos diplomas, cargos, curtidas.
Mas pouca firmeza nas mãos,
pouca escuta nas relações,
e pouca raiz nos pés.
Não se trata de voltar ao passado,
mas de lembrar do valor do processo, do tempo, da entrega.
O mundo não precisa de mais discursos.
Precisa de gente que saiba calçar o barro
e ainda assim caminhar com elegância.
Pai, ontem você me chamou. Me fez sentir a sede da tua presença e também o calor do teu abraço. Calou na minha alma a angústia de procurar aquilo só tu tens pra mim. Me levou a mergulhar e me colocou novamente naquele ambiente que a tua presença inunda. Antes que eu pudesse contar os segundos, me saciou e colocou riso em meus lábios - nos lábios que não cansam de te adorar. Os meus olhos ainda não podem ver a tua forma, mas testemunham a tua presença com lágrimas.
Pai, ontem me ensinou e hoje testificou no meu coração, que conhecimento sem tua presença é orgulho, justiça sem tua presença é legalismo, obras sem tua presença é vaidade. É a tua presença que dá sentido, destino e torna tudo bom.
Pai Criador,
Infinitamente santo, glorificado, exaltado e amado é o Teu nome.
Recolho-me em minha mais singela condição para elevar minhas palavras a Ti, expondo-Te o meu amor, mas submetendo-me sempre à Tua vontade.
E mesmo entendendo que tens presciência de tudo o que quero falar-Te, e que sabes o que preciso muito mais que a mim mesmo, suplico:
Que a Tua verdade prevaleça sobre mim, mas que eu não queira sobrepor a minha verdade à quem quer que seja.
Que a Tua luz me ilumine plenamente, mas que eu não queira impor a Tua luz aos olhos de ninguém.
Que o Teu amor e a Tua bondade sejam assimilados pelo meu ser, e que esse mesmo amor seja transmitido por mim aos meus irmãos.
Que a Tua grandeza e plenitude me alcancem, mas que só a humildade seja por mim vivenciada.
Que a Tua onisciência me afaste da ignorância, mas que eu sempre respeite as limitações daqueles que me perseguem.
Enfim, Senhor, afasta-me de minha própria pequenez, fazendo o Cristo viver em mim.
Mas, quando meus pés vacilarem, como Pai zeloso que és, que em Teus “braços” me afagues, para que na maldade eu não fique esmaecido.
E assim, com o coração aberto a Ti, exaltar-Te-ei por todos os séculos e séculos.
Teu filho,
Superando as sombras do passado
As palavras de meu pai ecoavam como um decreto de inutilidade. As afirmações de minha mãe pintavam um futuro sombrio, desprovido de conquistas. O laço fraterno com minhas irmãs parecia frágil, distante da amizade que eu ansiava. Na escola, sentia-me como uma intrusa, uma aluna indesejada. A crítica de um professor ressoou profundamente, como se minha própria existência fosse um erro.
Cresci envolta em uma névoa de incerteza, questionando meu lugar no mundo. Hoje, aos 30 anos, reconheço o vazio que se instalou, reflexo das feridas do passado. Minha história pode não ser um conto de alegrias fáceis, mas ela é a minha jornada.
Ainda que em alguns momentos a vida pareça um fardo pesado, carrego em mim a resiliência de quem sobreviveu às tempestades. Se por vezes meus passos vacilam e o destino se oculta, a busca por um caminho permanece acesa. A tristeza que as incertezas trouxeram não me define, mas me impulsiona a buscar luz.
Na minha busca espiritual, volto-me para diversas crenças, na esperança de encontrar amparo e compreensão. E mesmo que o silêncio persista em alguns momentos, a fé reside em meu coração.
Sou feita da vastidão da estrada sob a noite estrelada, da firmeza do chão batido sob a luz da lua. Envolvo-me na delicadeza do perfume das rosas e na imensidão acolhedora do mar. Reconheço a multiplicidade de caminhos e destinos que se apresentam, e com renovada esperança, sigo adiante, confiante de que um deles me encontrará.
Existem três etapas que o Pai utiliza para nos ensinar a andar de bicicleta:
Primeiro, com duas rodinhas, sendo sustentados continuamente.
Depois, com uma única rodinha, para nos ensinar a inclinar para o lado certo.
Por fim, apoiados apenas por Sua forte mão, com o objetivo de soltá-la quando menos esperamos.
Mas isso não é sobre andar de bicicleta!
Devemos depositar a nossa confiança no Senhor nosso Deus e Pai celestial, pois Ele é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, sendo Ele o protetor que nos sustenta no tempo da tribulação.
Às vezes eu me pergunto: você é uma pessoa bacana, honesta, trabalha duro, honra pai e mãe, e mesmo assim as pessoas não gostam de mim? Não entendo, o que será?
Nosso Deus e Pai celestial deseja que nosso coração não tema as necessidades financeiras, mas que dediquemos tempo a buscá-Lo e conhecê-Lo através do estudo e da experiência cotidiana.
Jesus Cristo veio em completa submissão ao Pai e ao Seu eterno propósito, entregando Seu corpo como oferta sacrificial pelos pecados de toda a humanidade.
Fiel à missão outorgada pelo Pai, Jesus manifestou coragem, sabedoria e um profundo senso de propósito em cada passo de Seu ministério terreno.
O nosso Pai celestial é fiel e justo: Ele cumpre Suas promessas de bênçãos, mas também realiza os Seus justos decretos de juízo.
Uma criança sem pai não precisa de religião nem de política, ela precisa de amor, de presença, de referências afetivas sólidas. Dogmas, doutrinas, ideologias e ilusões não curam ausências; e nenhum grupo religioso ou político pode oferecer o que só um vínculo verdadeiro, como o da adoção consciente, é capaz de proporcionar.
Pai, eu nunca imaginava que um dia ia sentir sua falta aqui na terra, me envolvi tanto com as coisas dessa vida, que acabei esquecendo o importante, que era você.
Pai amado, dono do ouro e da prata, entrego a Ti todos os meus planos. Que meu sucesso seja reflexo da Tua vontade, e não apenas do meu esforço. Capacita-me, direciona meus passos, e faz frutificar tudo que vem de Ti. Eu não busco grandeza por vaidade, mas para Te servir melhor e alcançar mais vidas com o bem que Tu colocaste em mim. Levanta-me diante dos que duvidam, honra-me para que eu Te honre, e faz de mim instrumento da Tua prosperidade e paz. Em nome de Jesus, amém.
Nosso Deus e Pai celestial tem poder para renovar as forças espirituais, emocionais e físicas dos que estão exaustos, e para saciar a alma dos enfraquecidos, fortalecendo-os para seguir em frente. Portanto, clamemos a Ele, pois Ele nos responderá.
Pai, que nesta Páscoa eu não me conforme com uma vida medíocre. Quero Te servir com excelência, riqueza, e integridade.
Carta do Pai ao Filho que Ouve
Meu filho,
hoje acordaste e respiraste fundo. Com alma e determinação aceitaste o teu rumo. Mesmo que duvides que o que te acontece te faça mudar o mundo, acredita — porque respiraste fundo e aceitaste um novo rumo.
Eu, teu Pai, te guio, te curo, te uno a mim. Eu, teu Pai, influencio nas tuas decisões.
Já te perguntaste por que duvidas das tuas intenções?
Não quererás tirar as melhores decisões?
Já te perguntaste por que, eu, teu Pai, te enviei ao mundo?
Já te perguntaste por que a tua maneira de ver as coisas é tão diferente?
Já te perguntaste por que és capaz de escrever como escreves e de onde vem a tua criatividade?
Te dei esses dons, pois em ti encontrei a essência que procurava. És hábil, honesto e verdadeiro. Sabes encantar as pessoas com as tuas palavras.
Meu filho, se tudo quiseres, podes encher quantas folhas tu queiras com as minhas palavras — pois minhas palavras são paz, união, alegria e misericórdia. Sabedoria que vem de dentro sempre encanta o próximo.
Não duvides de ti próprio quando agires segundo as minhas intenções. Age com calma e frieza em decisões sábias e fulcrais, no momento certo.
Sabes que o mundo não ajuda tua estabilidade emocional, tuas fraquezas humanas.
Se te digo que consegues ultrapassar as fraquezas — mesmo eu inerentes a ti — é porque tu consegues fazê-lo.
Acredita em mim, que sou teu Pai.
Te guio, te escuto, e te ensino.
Meu querido filho, sabes que eu estou aqui para te guiar em rumo às tuas metas, aos teus sonhos. As bênçãos que derramei sobre ti fecundaram a alma e alimentaram o teu ser.
És digno de sentir paz, felicidade. És digno de um legado espiritual.
As tuas obras alimentam o mundo.
A tua palavra pode mover montanhas.
Sabes, meu filho,
eu, teu Pai, estou aqui para te ajudar a continuar a crescer,
para que te tornes um exemplo para ti mesmo,
e só comigo, em ti, queiras viver.
Nosso Deus e Pai Celestial é nosso protetor. Podemos confiar em Seu cuidado divino em todos os momentos da vida, em toda a nossa jornada aqui na Terra.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Mensagens sobre ser pai e mãe
- Mensagens para pai falecido que expressam saudade e amor eterno
- Frases para pai que mostram o quanto ele é especial para você
- Pedido de desculpas para amiga: textos para curar feridas
- Pedido de desculpa
- 19 mensagens de desabafo de uma mãe para um pai ausente
- Textos de filha para pai que vão aquecer o coração dele