Depoimentos sobre Lições da Vida
A MULHER DA MINHA VIDA
Ela foi a síntese de todas as mulheres que já conheci. A mulher da minha vida.
É isso mesmo. Não se tem só o “homem da vida”, mas também a “mulher”.
Permitam-me falar dela que, mesmo sendo um afeto muito pessoal, quero que todos a conheçam. A mulher que construiu meus alicerces e de toda sua descendência.
E ela ainda vive, basta procurá-la nas mãos doceiras e no jeito especial de ser mãe e avó de Eloísa; no olhar meio que severo e na fidelidade trabalhadora de Diana; na firmeza geniosa de Eliana e, em mim, em tudo que consigo ser de melhor.
Impossível se igualar a ela. Era e será sempre única, por isto imortal, feita de atitudes grandiosas e intransferíveis. Uma guerreira que viveu quase um século com dignidade e coragem. Comigo mais de quarenta anos de amparo, amor e doação. Um exemplo de vida, Com ela todos se sentiam especiais. Sabia validar cada um com a palavra certa. De porte pequeno e magro, comia pouco, quase nada, mas produzia fartura com suas mãos calejadas pelo trabalho árduo de todos os dias, sem se queixar.
Depois que ela se foi nunca mais o pão teve gosto de erva-doce, como o que ela fazia no forno à lenha, nem os doces cuidadosamente elaborados, sempre em fogo baixo para não queimar, ensinava ela. Nossos filhos, seus bisnetos, todos foram enrolados em mantas de crochê tecidas cuidadosamente, ponto-a-ponto nas poucas horas que dispunha para descansar. Tirava da terra quase tudo de que precisava para o sustento da grande família de quem era matriarca. Tudo que vinha dela era repassado de amor, carinho e doação. Poucas vezes a vi chorar. Não queria nos atingir com a própria tristeza para que nada nos perturbasse. Sentia-se responsável por nós, como zeladora incansável. E era. Quando ficávamos doentes , com um simples chá de erva-cidreira, um escalda-pés e um paninho quente no lugar da dor , nos deixava curados, prontos para voltarmos às travessuras no dia seguinte, como num passe de mágica. A magia da cura instantânea vinha do amor que colocava em tudo que fazia. Na verdade era o poder do amor e da confiança que tínhamos que assim estava certo e pronto.
Quando penso nela como mulher, não consigo colocá-la em nenhum parâmetro feminino que conheço. Foi mulher de um homem só e muito jovem perdeu seu amado. Falava dele e nos contava como era. Sem saber preparou nossa memória para que um dia pudéssemos contar aos nossos descendentes de onde viemos. Foi fiel à sua memória enquanto viveu. Não conheceu a vaidade, era simples no trajar e na forma de pentear os cabelos presos à nuca, brancos e lisos.
Se eu ficar falando nela, na vida que viveu, da fortaleza sensível que era, de seu legado de amor, com certeza teria que escrever um livro com muitas e muitas páginas. Acho que não conseguiria fazê-lo. Apenas quero homenagear esta mulher, que foi a mulher da minha vida e a sorte que tive em tê-la ao meu lado.
É justo que dedique a ela a singeleza do meu primeiro livro, à vó Geca, que mesmo sabendo apenas desenhar seu nome foi minha primeira professora e me ensinou, numa antiga lousa que fora dela a muitos anos, como escrever letra por letra todo o alfabeto.
Vó te dou de presente minhas “CONVERSAS DE DOMINGO”.
Maria Alice
Há sempre alguém na vida da gente...
alguém que aparece sorrindo,
alguém que nos deixa chorando,
E por mais que a gente tente esquecer
Há sempre alguém impossível de esquecer...
A vida é assim mesmo...
Um dia a gente ganha. E no outro pode perder...
Por isso, lute pelos seus ideais, sempre...
Você não entra na vida das pessoas
apenas para ser mais um e sim para
deixar algo de bom... para marcar...
para somar... para ajudar...
Por isso, estou passando aqui no seu cantinho...
Para lhe dizer que voce é uma pessoa super especial...
Sempre que precisar pode contar comigo...
Estarei sempre aqui para te ajudar
Entardecer
O sol sai de mansinho
é como a vida.
Sussurrando
feito pressa
em meus bordados,
nos sonhos, nas conversas...
Penso como será depois
e assim neste constante,
no receio, nos pontos
do questionar
o meu olhar se perde
pelos sobrados...
No sol que sai de mansinho
nas flores, nos temores
na réstea de luz
na força e na garra
pela estrada
ou será caminho?
Que sigo, que me conduz!
...A nossa vida física... vida social, os nossos hábitos, costumes, filosofia, religião e até os nossos conhecimentos casuais, estão constantemente proclamando: "... É preciso renunciar!..."
Paixão
A vida ou é paixão ou não interessa,
tudo o mais é somente imitação
e, por mais que dês voltas à cabeça,
não acharás outra razão
que dê sentido a esta caminhada
de aparente rumo ao nada.
Apenas a paixão sabe explicar
o que não tem qualquer explicação:
esta urgência de se dar
sem supor compensação.
…Portanto, “quem quiser amar a vida e ver dias felizes, refreie a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade; afaste-se do mal e pratique o bem; busque a paz e nela persevere. Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e seus ouvidos estão atentos às suas orações, entretanto, a face do Senhor volta-se contra os que praticam o mal”.
Saber que a vida te mostra o quanto é difícil vivê-la, que a cada passo você pode acabar caindo e se machucando cada vez mais, todo dia, toda hora. Então, por que eu tenho que suportar tudo isso? Pra mostra que sou forte o suficiente? Isso acaba se tornando ironia, porque forte é uma palavra idiota que todo mundo diz ser, mas que na verdade não passa de um mero idiota que vive de sonhos e não acorda pra realidade.
somos obrigados
obrigados a suportar a dor
a regra da vida
parece ser...
aguente tudo
não diga nada
não adianta
você pode gritar
até que o ar se acabe em seus pulmões
até suas cordas vocais não aguentarem
será em vão
o ouvido de todos estão tampados
você nunca terá razão
é frustrante...
mas aos poucos
estou aceitando
aceitando a estúpida regra
a regra da vida.
❝ Digo às vezes que não concebo nada tão magnífico e tão exemplar como irmos pela vida levando pela mão a criança que fomos, imaginar que cada um de nós teria de ser sempre dois, que fôssemos dois pela rua, dois tomando decisões, dois diante das diversas circunstâncias que nos rodeiam e provocamos. Todos iríamos pela mão de um ser de sete ou oito anos, nós mesmos, que nos observaria o tempo todo e a quem não poderíamos defraudar. Por isso é que eu digo […]: Deixa-te levar pela criança que foste. Creio que indo pela vida dessa maneira talvez não cometêssemos certas deslealdades ou traições, porque a criança que nós fomos nos puxaria pela manga e diria: ‘Não faças isso.❞
Eu andava triste, depressiva, quase desistindo da vida. Mais é que no fundo existia um eu, um eu você. Eu sonhava com um homem, sim, um homem, nunca fui de pensar em príncipes, nunca acreditei que existissem, me enganei. Quando eu estava ali no chão, apareceu um lindo príncipe me dando a mão, daquele dia em dia minha vida mudou...
Diante das infinitas possibilidades que a vida tem, escolho viver as que me faz bem e abraço o que me faz feliz.
Boa tarde!
É sempre quando menos esperamos, que a vida nos surpreende e acontece algo maravilhoso, que renova e recria nossas esperanças. Por isso te digo: não se desespere. Não fique atrás, não fique no pé, não insista além dos limites. Chorar, implorar, reclamar, não traz nada e nem ninguém. Quando for pra ser vai ser. Não adianta promessas e palavras jogadas ao vento. Não adianta também você fazer de tudo ao ponto de se esgotar. Não é assim. Uma hora vai dar certo sim, mas primeiro tudo vai dar errado, tudo vai parecer ilusão, vai parecer que não tem solução, mas tem. Vai parecer que o universo está conspirando contra você, que nada dá certo, que ninguém te quer por perto, vai parecer, eu sei. Mas só vai parecer. É nos momentos que estamos entrando na escuridão, que a vida dá um jeitinho de reacender a luz e mostrar que você sempre vai ter alguém por perto, sempre vai ter com quem contar e que nada é tão ruim como parece. Acontece quando você não tem mais expectativas e quando não estiver esperando, vai ficar tudo bem, vai dar certo, vai ser recíproco, vai ter paz, vai ter alegria e vai ter amor. Não digo para ficar esperando sentado a vida acontecer por si só. Digo para viver, para aproveitar e principalmente para se amar! Aprenda a se amar e se completar, para quando alguém aparecer na sua vida não permanecer por necessidade ou por carência, permanecer por escolha, permanecer por amor. Então entenda: não adianta desespero, não adianta euforia, é quando menos se espera que a felicidade acontece.
Seja ousada,
viva a vida!
seja feliz,
se permita,
ultrapasse os limites,
supera as expectativas,
vá além das criticas,
eles vão se surpreender.
Carrego em mim as memórias de minha vida, as memórias de meus antepassados e as memórias do mundo inteiro. Sou o registro vivo da própria História.
Que na vida a gente consiga ser Leve. Ser generoso, bondoso, caridoso com os que nos cercam. Pessoas pesadas que só sabem sugar, exigir, reclamar e não dão nada em troca, nos acrescentam o que? Que a gente consiga ser sábio em usar nosso tempo na terra, fazendo coisas úteis, produtivas que beneficiem nossa vida e a dos demais. Não perder tempo, com preguiça, vaidade, com obscenidades, com fofocas e contendas. Que consigamos melhorar nosso palavreado, nosso comportamento sendo assim exemplo de vida em relação aos outros.
As páginas da vida gravadas no subconsciente lhe dão o privilégio de escrever novas histórias abstendo-se do erro.
- Relacionados
- Discriminação
- Lições de Vida Discriminação
- 79 frases de mulheres fortes para empoderar e inspirar
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- 67 frases para pessoas especiais que iluminam a vida
- Charles Chaplin sobre a Vida
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
