Dedicatorias para Fitas final de Curso Namorado
Lembrança póstuma
Para não dizer que o mundo perdeu-se de seus amores
Para não desver as flores, ao longo do tempo, com opaco das cores.
Para não fazer-se carrasco, aos nobres olhos dos doutores
Para sempre levares como epifania, a parábola dos sofredores
Para assim, carregar na penumbra, a claridade dos autores
E enfim, fazer-se-a, a vontade dos seus senhores…
Dor de alma
Ausência pouca, camarada!
Por que a mim traria dor,
O que mais vejo na estrada?
Por que com olhos de terror,
Enfrentaria essa jornada?
Se com os mesmos olhos o amor,
Cavalga a mim, na alvorada?
Por que perder-me do favor,
De mais um dia em caminhada?
Culpando o tempo sofredor,
Nas demasias desgastadas?
Por mais que eu sofra em temor
O Temor de mim, não leva nada!
Senão o próprio precursor,
O medo, o sofrer; a dor passada...
Laranjeira
Havia, abaixo do largo monte, acima de uma videira,
Numa relva de cores vibrantes,
As calhas de uma laranjeira.
Plantada em solo distante,
Longe das terras alcoviteiras.
Perto dos mares triunfantes,
Ao lado de tumbas traiçoeiras.
Sublime, porém errante,
Moldada em raízes rasteiras.
Contada em romances Cervantes,
Como raspa de brisa em bandeira.
Por hora o desencanto a saboreia,
Tomando-na em risos deflagrantes.
Zombando o término de sua candeia
Mas inesquecível será, o tal acre sabor, dessa laranjeira...
Simplicidade é viver sem "olho grande" nos verdes campos dos outros; é ter paz na consciência quando o essencial lhes basta.(26.07.18)
Senhor!
Somos uma só família de corações, a se rearticularem no espaço e no tempo,
aprendendo a servir-te.
Ensina-nos a ser mais irmãos uns dos outros.
Ajuda-nos para que seja cada um de nós, a complementação do companheiro,
naquilo em que o nosso companheiro esteja em carência.
Se um tropeça, dá que lhe sirvamos de apoio; se outro descansa, ampara-nos a fim de que lhe tomemos, o lugar na tarefa sem reclamação e sem queixa.
Ilumina-nos o entendimento para que nos convertamos, em visão para aqueles que ainda não conseguem enxergar, o caminho claro que nos traçaste;
o ouvido atento para quantos se incapacitarem no trabalho, entorpecidos na indiferença; a tranqüilidade para os que venham a cair na discórdia, e a compreensão de todos, os que ainda não logram divisar a luz da verdade!!!
Senhor, guarda-nos em teu infinito amor, para que nos devotemos fielmente uns aos outros, e ainda que a névoa do passado nos entenebreça,
os caminhos do presente, favorecendo-nos, a separação ou o desajuste, dá que o clarão de tua bênção, nos refaça as energias e nos restabeleça o senso de rumo, para que nós todos, unidos e felizes, sejamos invariavelmente uma família só, procurando escorar-nos, no apoio recíproco, de modo a que, um dia, estejamos integrados, em teu serviço na alegria imortal para sempre.
Amar ,amar, o que poderia ser , melhor do que Amar , Viver , viver , Viver sem Amar não , não é Viver , Viver sem AMAR seria o mesmo que não não Viver POIS O AMOR É TUDO
Não tem jeito:a não conformidade está presente em todas as atividades humana.A saída é adotarmos o "erro zero". (26.07.18)
Paz de Espírito
Paz de espírito é quando você aprende a ignorar o que antes te ofendia, é quando você se afasta de tudo aquilo que já não lhe acrescentam mais e se afina apenas com o que lhe faz bem!
Engana-se quem pensa que irá encontrar essa paz no outro, no dinheiro, no status e nas badalações! Paz de espírito independe de fatores externos, é só observar: tem gente tão simples por aí e de coração tão leve!
Quem tem paz de espírito não tem a necessidade de esbanjar suas conquistas, muito menos de se auto afirmar. Um espírito em paz é ciente de que as conquistas são méritos de seus esforços e que, por mais que ele seja um espírito bom, ele ainda está em evolução, portanto não se julga melhor e nem pior que ninguém.
A paz de espírito se sobrepõe a tristeza e a felicidade. Se a situação não lhe é favorável, não se envergonhe de demonstrar que isso lhe incomoda. Se a situação está a seu favor, não se intimide e vive-la com plenitude. Mas, em qualquer situação busque pela sua paz de espírito!
Essa paz você encontrará dentro do seu coração, no modo como você se trata e como trata todos ao seu redor, e principalmente no modo como você se relaciona com Deus!
De todos os bens que já fiz em minha vida, não sou merecedor de viver, um (1) dia.
Ass. Aldenir joaquim de santana at DP..15/07/18 20:28h dom helder 25 gc
Eu Achava a palavra charlatão uma ofensa. Agora a vejo como um elogio para os mágicos das profissões. Há os que pretendem curar o físico, outros o espírito, e os (da mente).
CHORE,CANTE,ESPANTE OS MALES...
Em céus pujantes saltarei alegremente, entoando canções de pássaros livres em campo aberto, em dias de liberdade. Queria ter vez e voz somente para expressar um novo cântico de alento.
Enquanto houver a concessão vital a mim e, se não me for tirado o sentido lógico da harmonia de saudosas melodias, insistirei no gesto da repetição de tais notas, em partituras; com a esperança de espantar os males.
Por certo, em "quadrados" sóis, não terei o ânimo necessário de expressar-me e ser ouvido...
Como bicho solto envolto na energia inebriante do sol da esperança, serei ouvido por muitos e compreendido mais facilmente, por poucos, em minhas demandas emotivas,emergentes.
Não deixarei abater-me pelas circunstâncias adversas à minha vontade, em dado instante; caso envolva-me em loucas questões que não levam a nada. Bem como em recorrentes pensamentos negativos, daninhos à minha saúde e ao meu bem estar.
Contudo, seguirei resoluto o caminho que me foi proposto, confiante de não ser abatido pelos constantes desafios que a vida oferece.
Nasci chorando e, em muitas ocasiões quando entristecido, ainda choro até copiosamente se precisar, apesar de fugir do meu controle esse querer ou não; continuo com o hábito.
Não é vergonha alguma tal atitude. Vejo como "balela" a história de que “homem não chora”.
Não é algo estranho para muitos, meus repetidos gestos sensíveis e infantis.
Nós, adultos, ainda carregamos algo de criança sim.
Mas prefiro mesmo os muitos momentos alegres e os sorrisos fartos que a vida nos proporciona.
Não podendo mais exercer minhas fluídas emoções, alguém, em algum momento, o fará por mim numa ocasião qualquer. Num encontro ou num adeus definitivo ou momentâneo.
Precisarei curtir esse instante solícito a mim, para externar minha eterna gratidão à vida; recebendo dela a oportunidade de partilhar com outros ou comigo mesmo, meus momentos alegres, daquilo que me dar prazer, amo e acredito.
Não deixarei de lembrar-me que assim como alegria e o riso a tristeza e o choro sempre irão perdurar e povoar o cenário da emoção vivente em nós. Até Cristo chorou...
As lágrimas de dor ou não, o cântico alegre e o seu contraste fazem parte do processo vital que estamos envolvidos. Assim tem sido e será.
Se a noite é triste, lembremos que dias alegres virão para refazer nossas forças e continuarmos a caminhada que ainda temos de empreender.
Tenhamos então, pelo menos um pouco de paciência nas lutas diárias, para voltarmos a sorrir novamente; porque, mesmo num doce-viver há seus contrastes.(27.07.18)
Paciência nas lutas diárias,nos dar condições de sorrir num momento oportuno. Mesmo num doce-viver há contrastes.(27.07.18)
Como bicho solto envolto na energia inebriante do sol da esperança, serei ouvido por muitos e compreendido mais facilmente, por poucos, em minhas demandas emotivas,emergentes.(27.07.18)
Se a noite é triste, lembremos que dias alegres virão para refazer nossas forças e continuarmos a caminhada que ainda temos de empreender.
Se Eugenia conquistar seu coração plante uma semente dela na terra fofa do chão. E a gratidão sairá da natureza para sua mesa.(27.07.18)
SAUDADE
Saudade é um vazio cheio de emoções
Que nos enchem por dentro.
Saudade é sentir-se presa na teia
de datas, lugares e momentos.
Saudade é quando se esvai o visivel
E tatuado fica o invisivel, o amor-raiz
Viver no apego dessa dolorosa cicatriz
Que nos sustenta embala e acalenta.
Saudade são velas acesas no altar da alma…
Saudade corre nas veias como água do rio…
Saudade é menina que noite e dia corre,vadia …
É pássaro voando brincando com pensamentos
Folhas de Outono em tardes de vento,
Riscando o tempo e reviravoltando sentimentos.
Naquele momento que nos via tentaram roubar minha atenção: distraindo-me.Não conseguiram. Por um tempo,estático, só tinha olhos pra você.(27.07.18)
Se o corpo é a prisão da alma, libertem-me os deuses para a vastidão do infinito. Por que não pode ser através da imaginação?