Cultura

Cerca de 3923 frases e pensamentos: Cultura

⁠Um Olhar de Gratidão Sobre Romanos - Capítulo 8.

✔️Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?

✔️Aplicação Espiritual...
"Essa pergunta não busca uma resposta. Ela afirma uma certeza inabalável: nada pode nos separar do amor de Jesus.
Paulo nos convida a viver com essa confiança - mesmo quando as circunstâncias dizem o contrário, Cristo nos ama.
A vida pode ser dura, mas o amor de Cristo é mais forte"

✔️Tribulação? Angústia? Perseguição? São desafios que povoam o nosso cotidiano - é verdade e não precisam ser ignorados - mas afrontados com a Palavrade Deus.
✔️Como Ele revela em Efésios 6.10 - "... quero recordar-lhes que a força de vocês deve vir do imenso poder do Senhor dentro de vocês.

Inserida por JulmarCaldeira51

⁠"Somos o que somos, somos Ciganos!"

Inserida por o_valenciano

⁠"O Espírito de Deus vive entre vocês, em sua casa" 1 Cor 3.16

Querer a convivência do pecado na casa do Espírito é apostar na morte. Como o Espírito é elegante, Ele afasta - com isso, o templo é destruído, e no seu lugar passa habitar: as dores, enfermidades... O pecado e tudo de ruim que lhe é inerente.

Inserida por JulmarCaldeira51

⁠Ponta Porã Linha do Tempo

Por Yhulds Giovani Pereira Bueno

Na linha tênue que separa e une o Brasil e o Paraguai, repousa Ponta Porã — ou como carinhosamente dizem por ali, *a Princesinha dos Ervais*. Uma cidade que não se contenta em estar na margem de um mapa: ela ocupa o coração de duas nações, dois idiomas, duas culturas... e muitas histórias.

É difícil caminhar por suas ruas sem perceber que o tempo se mistura como o chimarrão servido em roda de amigos: quente, forte, com traços guaranis e sotaques sul-mato-grossenses em perfeita harmonia.

O português e o espanhol se cruzam como os passos de quem atravessa a linha internacional sem perceber — porque, em Ponta Porã, fronteira é apenas um detalhe simbólico.

Ali, as feiras fervilham com o colorido dos tecidos paraguaios, a música sertaneja divide espaço com a polca e a cumbia, e os sabores revelam encontros: chipa e pão de queijo, sopa paraguaia e arroz carreteiro. Nada ali é puro — e ainda bem. A identidade ponta-poranense é mestiça, e é nessa mistura que ela se fortalece.

Histórias de colonos vindos da Europa, indígenas resistentes, paraguaios que fincaram raízes, brasileiros que abraçaram a lindeza fronteiriça. Cada um deixou um tijolo, uma receita, um costume.
O passado ali não se guarda em livros, mas nas varandas com cadeiras de fio, nas rodas de tereré sob a sombra dos ipês, nos nomes que não soam de um só lugar.

Ponta Porã é palco de somas e divisões. Soma de sonhos, divisões de saudades. Porque todo mundo ali tem alguém “do outro lado”, e isso não separa — aproxima. Mistura que não se dissolve, mas que se reinventa a cada geração.

E assim segue a Princesinha dos Ervais: de vestido bordado com ervas mate, cabelo com aroma de fronteira e um olhar que enxerga longe, para além da linha imaginária, onde a cultura não pede passaporte, só respeito e celebração.

Inserida por yhuldsbueno

⁠São João

É com muita alegria
orgulho e satisfação,
que falo do meu nordeste
e dessa linda tradição,
eu digo e não me engano
que a melhor época do ano
é o mês do São João.

O São João nordestino
realmente é diferenciado,
onde reúne pessoas
de diferente estado,
alegria é uma só
tem quadrilha tem forró
arrasta pé xote e xaxado.

O São João no nordeste
é sinônimo de alegria,
o brasil cheio de festa
de cultura e sintonia,
ao redor das fogueiras
fogos e brincadeiras
Celebram essa harmonia.

Gente de tudo que é canto
quando chega junho se anima,
pra curtir a tradição
dessa cultura junina,
assim como o mandacaru
Campina Grande e caruaru
é referência nordestina.

A sanfona anuncia
O início da canção,
Na zabumba a batida
da pegada do baião,
o triângulo dá o ritmo
e quem ainda não é íntimo
dança junto o São João.

Na festa junina
não pode faltar,
o bolo de mandioca
a pamonha e o munguzá,
tem o bolo de milho
acarajé e o vatapá,
além de fogo e brincadeira
tem milho pronto na fogueira
tudo pro nosso arraiá.

Inserida por PoetaManoelBatista

⁠O artista é fluxo. E a identidade, um rascunho contínuo.

Inserida por darcicley

⁠Irmão danado

Vou relatar em poesia
um fato que aconteceu,
que em todo canto que eu ia
mas o danado de um irmão meu,
ele gostava de fazer intriga
vivia procurando briga
e quem apanhava era eu.

Pense no cabra cabuloso
era esse meu irmão.
o danado era arretado
metido a valentão,
em toda briga que se metia
ele sempre se saía
e me deixava na confusão.

Mas um dia numa festa
ele achou de procurar,
briga com um cidadão
que era da militar,
pense no homem frouxo
apanhou que ficou roxo
pra aprender se comportar.

Novamente fui uma festa
mas o danado do meu irmão,
eu tava na mesa tranquilo
de repente vi uma confusão,
era uma briga louca
meu brother levando tapa na boca
no meio da multidão.

Eu cheguei gritando
vamos deixar de confusão,
meu brother saiu correndo
do meio da multidão,
e eu fiquei na festa
levando tapa na testa
por causa do meu irmão.

Depois de tanta briga
eu fui falar com João,
pra ele ir embora
daquela região
onde ele só brigava
todo dia ele apanhava
e me metia em confusão.

Então meu irmão foi embora
e me deixou em paz,
hoje vivo tranquilo
não ando brigando mais,
Até que o danado faz uma faltinha
de vez em quando umas briguinha
nos alegra é satisfaz.

Inserida por PoetaManoelBatista

A tradição acomodou a natureza adaptável da humanidade.

Inserida por pensador

Se uma pessoa está aberta a olhar, ouvir e aprender e tem a oportunidade de conhecer lugares e culturas diferentes, encontrar e interagir com as pessoas dos diversos destinos e entender o seu modo de ver as coisas, terá uma experiência enriquecedora durante uma viagem. O contato com outras realidades nos estimula a acreditar que a essência do ser humano é uma só, mesmo com todas as diferenças que podemos ter na aparência, no poder econômico, na formação, na cultura ou em relação ao lugar onde nascemos. Todos nós temos o direito de defender nossas crenças, valores e costumes de acordo com a nossa formação moral e social, mas a experiência que adquirimos ao conhecer outros lugares nos ajuda a aceitar as diferenças, aprender a valorizar a vida e a crescer como seres humanos.

Inserida por provetti

⁠O contato com outras realidades nos estimula a acreditar que a essência do ser humano é uma só, mesmo com todas as diferenças que podemos ter na aparência, no poder econômico, na formação, na cultura ou em relação ao lugar onde nascemos.

Inserida por provetti

⁠A verdade nunca importa para os corruptos de plantão.

Inserida por professorluislemos

⁠Tolerância, respeito mútuo, amor ao próximo, paciência e bondade são as melhores formas de lidar com as pessoas. Quando falta uma dessas opções a tendência é caminhar para o conflito, agressões e até mesmo para a violência.

Inserida por professorluislemos

⁠Qual é o papel de um educador?
Oferecer aos estudantes, total acesso à todas as narrativas possíveis no que diz respeito às questões da sociedade na sua complexidade política, cultural, social e econômica.
A partir desse movimento do educador, cada ser vai fazer as conexões dessas informações ofertadas com as suas inteligências múltiplas, e com isso será capaz de construir a sua própria liberdade, pautado numa consciência crítica com relação ao tempo e ao espaço, tomando sobre os seus ombros a sua própria responsabilidade enquanto sujeito histórico, participativo e decisivo na sua individualidade e na coletividade como um todo.

Inserida por pedro_de_alexandre

CURIOSIDADES⁠

O poema épico mais antigo sobrevivente é a Epopeia de Gilgamexe, originado no terceiro milênio a.C. na Suméria (na Mesopotâmia, atual Iraque), que foi escrito em escrita cuneiforme em tabletes de argila e, posteriormente, papiro.

Inserida por beatriz_rosario

⁠DE SOL A CHUVA

Recife de sol a chuva,
Muda o tempo na cidade.
É verão ou é inverno?
Quanta instabilidade!
A sombrinha vai na mão,
A de frevo, por que não?
Nossa naturalidade.

Inserida por RomuloBourbon

⁠"Pare de se desculpar por coisas sobre as quais você não tem controle. Em vez de dizer: 'Desculpe, esqueci.' Diga: 'Obrigado por me lembrar.' Em vez de dizer: 'Desculpe, estou atrasado' Diga: 'Obrigado por esperar.' A gratidão pode mudar a sua energia quando você se sente perdido."

twitter.com/culturaespirita

Inserida por quimbanda

⁠⁠" Para criamos um ambiente de trabalho sadio, todas as pessoas precisam aprender sobre comunicação positiva."

Inserida por DayLouise

⁠" A Comunicação Positiva é o que nos permite comunicar de forma mais clara, inteligente e consciente, principalmente no ambiente de trabalho."

Inserida por DayLouise

⁠"A Comunicação Positiva é uma abordagem prática adaptada ao ambiente organizacional, inspirada na Comunicação não Violenta."

Inserida por DayLouise

⁠"A maioria das pessoas simplesmente cresce sem aprender absolutamente nada sobre a melhor forma de se comunicar. Precisamos falar e aprender sobre isso."

Inserida por DayLouise