Crônicas de Amizade
Feliz aniversário para o meu melhor amigo! Aquele que sempre ri das piores piadas que eu faço, que me apoia em todas as decisões e me ensina nos momentos que eu vacilo.
Obrigado por me encorajar a ser uma melhor pessoa a cada dia e aceitar os meus defeitos. Obrigado por estar sempre comigo quando eu mais preciso de você.
Obrigado pelas palavras de sabedoria, pelas risadas e pelo ombro compartilhado.
Que Deus continue iluminando a sua vida, porque sem você, não sei o que seria da minha. Parabéns, hoje e sempre!
Devemos sentir saudades, saudades dos bons tempos, dos amigos, dos colegas de escola, trabalho e faculdade, saudade das brincadeiras sadias, dos bons momentos com familiares, amigos e vizinhos, saudade dos momentos festivos, devemos sentir saudades ainda da moral, da ética, do respeito, da educação e dos bons costumes de antigamente.
Os bons tempos devem ser sempre relembrados e guardados não somente nas nossas mentes, mas também nos nossos corações. Relembre, fica a dica!!
viver sem esperança
lutar sem objetivo
e a mesma coisa de
gritar em alto
mar meu amigo
lute com objetivo
coloque sua mente
a frente seja
independete
seja como uma
nascente infinita
ou como sol que nascer
expoente independetemente
das suas dificuldes
chegue ate o final
nao fique so na metade
continue com seu
brilho sem maldade
este é apenas um
pequeno verso em
que me espressor
sem objetivo ta
errado amigo
lute e conquiste
e no final vai
saber quem realmente
estava contigo
nunca abondone
seus verdadeiros amigos
por riqueza e ostetação
deixe de lado aqueles
que quiseram te frusta
mermao siga em frente
e vai ver que a batalha
nao foi em vão
Dois amigos do movimento ANTIVACINA se encontram nas redes sociais:
De Portugal, Joaquim escreve:
- “Ô raios, aqui em Portugal já estão mandando mensagem no celular convocando pra tomar vacina. Não sei o que faço ! E com agravante do vírus ser inativado. Se é inativo, como é que vai ativar algum benefício ?”
- “Corre e vem pro Brasil” – digita José.
Joaquim, responde em seguida:
- “De que adianta, se aí já decidiram que a imunização será obrigatória ?”
José redige explicando:
- “Rapaz, aqui é o Brasil. O cara que que ia comprar as vacinas nem fez a encomenda. A fábrica de seringas não foi sequer procurada. Só depois que elas estiverem em estoque é que vão lembrar das agulhas. O encarregado de pagar as compras não reservou o dinheiro. Quando tiver tudo na mão, ninguém sabe como vai ser transportado. Se precisar de freezer, não tem nem caixa térmica. E só depois de resolver tudo isso é que vão detectar a falta de pessoal e de estrutura no SUS. Os dois principais políticos incumbidos da solução, um viajou de férias pra Miami o outro diz que não tá dando bola pro problema. “
Agora eu entendo...
Agora entendo porque os meus amigos fazem as vontades de suas esposas, mesmo quando eu os tachava de bobos, sem saber que na verdade o bobo fui eu, fui bobo por não saber como tratar minha esposa, fui bobo por não elogiar como ela merecia e fui bobo por não agradecer as coisas que ela passou por mim, sem merecer. Ela que sempre foi uma esposa cuidadosa e zelosa pela casa, pelas crianças e enquanto fazia isso eu só criticava, precisou que ela arrumasse outra pessoa e jogar tudo na minha cara, pra eu perceber o que fiz de errado.
Não guardo e nem vou guardar mágoas, não tenho nem raiva, na verdade o que tenho é um sentimento de agradecimento a ela que sempre se dedicou a mim e eu nem merecia, peço desculpas por ter sido um péssimo marido.
Agradeço porque ela foi sincera comigo quando decidiu seguir em frente e encontrar outra pessoa, tenho muito carinho por ela, afinal de contas sou o pai da nossa filha.
Nunca conheci nenhuma mulher que tenha feito a metade do que ela fez, eu me considerava um bom marido simplesmente por não trair ou não deixar faltar nada em casa, o que na verdade não era mais que minha obrigação eu me esqueci que ser um bom marido também tem a ver com amizade e prioridade.
Portanto você meu amigo que está lendo isso, se eu posso te deixo o seguinte conselho;
Elogie sua mulher diariamente, leva pra sair, trate-a como uma princesa e seja o melhor amigo dela, é assim que você será feliz com a pessoa que ama, infelizmente eu só percebi isso quando ela já tinha desistido e a lição que tiro disso é que nunca mais eu trato mal mulher nenhuma.
01/01/2021
Neste ano que se inicia hoje , Quero falar aos meus parentes ,amigos e desconhecidos eu sou o meu destino eu sou meu futuro . mas toda a minha vida fui uma pessoa justa sempre estive para todos . nunca pude ajudar financeramente mas sempre eu estive la para dar meu apoio .Sempre dei carinho ,amor ,compriencao . e eu sempre estarei aqui se qualquer de voces ou ate aquele que precisar de uma amiga .meu coracao e bom puro minha maneira de pensar e agi neste ano e para meu proprio bem .e para o bem de todos .porque falo coisas que voces talvez nao querem olvir dou concelhos que sao iguinorados .mas eu so queria o bem de cada um o meu nivel espiritual ja se elevou ao tal ponto de que me sinto mau em estar neste planeta .mas talvez seja seu espirito pouco elevado para entender .......mas eu estarei aqui ...Eu sinto muito .me perdoa . Eu te amo . Eu sou grata !
Entre amigos e bens da vida....
Em muitas ocasiões optei pelo meu julgamento pessoal sobre as pessoas, situações, teorias e bens da vida.
As pessoas, possuem relacionamentos interpessoais positivos e negativos, dependendo de com quem se relacionam. Já houve oportunidades de estar sentada entre duas pessoas dissonantes. Acreditem, essas pessoas, eram minhas amigas intensamente.
Um dia de domingo, na porta da casa de um parente comum a nós três, um deles queixou-se sobre o outro.
[A queixa], a queixa que me fazia era voraz, de uma dureza tremenda. O grande problema, é que percebi, que partiu de um "diz que me diz". Algo mais ou menos assim " uma delas teria participado de uma festa na residência na casa de seu anti-afeto e o outro queixou-se um parente por afinidade do primeiro que ele foi e não levou a cerveja, que era além de tudo "mão de vaca".
A minha pessoa amiga vociferava, em sua própria razão, que levou as cervejas, mas que a outra pessoa não viu, pois não tratou com a outra, pois não se falavam. [ALGUÉM ESCUTOU]
Algumas pessoas escutaram, o que possivelmente foi uma autodefesa, pois não foi uma conversa em sigilo, foi um desabafo e uma justificativa pública.
Passados alguns dias.... A parte contrária, me perguntava de maneira sútil, se houvera aquela conversa, e eu respondi que sim! Um sim exclamativo!
E em seguida reputei, jamais vou levar para você qualquer desalinho raivoso que tenha partido entre vocês e vice-versa. Querendo ou não, eu gosto de ambos de maneira indistinta, e a minha responsabilidade afetiva, era ouvir, entender, calar-me e esquecer. Outrora, havendo a oportunidade de acertar as arestas diante de um mal entendido, eu o faria.
No entanto, o mundo não é composto apenas de pessoas responsáveis e conscientes. Questionaram a ambos, por qual motivo eu calei-me diante de ambos. Nem remediei perante a ele e nem levei a situação a ela. Pergunto: Qual seria a postura mais adequada?
A melhor postura, seria deixar ele terminar de falar e levar a ela?
Acredito, que a fidelidade possui os limites impostos pela lealdade e do bom-senso. Caso, eu tivesse optado por levar a informação, ela não seria fidedigna, teria uma versão minha ser e haveria ruídos. Consequentemente, haveria uma baixaria generalizada, e possivelmente eu seria a mola mestra dessa confusão.
O emissor de uma comunicação, ele dá a sua parcialidade aos fatos. Não existe imparcialidade informacional. Toda vez que contamos uma história, ela tem nossos olhares e perspectivas, assim, ainda que eu amenizasse e racionalizasse o estrago poderia ser fatal.
Quem nunca escutou sobre os efeitos nocivos de uma fofoca ou de uma fake News?
Naquela situação, optei por um julgamento racional dos fatos, deduzi que o informante dele -queria assunto e saber sobre a festa, jogou uma isca e causou uma confusão. Já informante dela jogou uma isca podre, para saber a resenha e de quebra queimar meu filme.
O que eu fiz, como eu não ouvi todos os lados. E já não me comunicava com ambos há um tempo, dei a ambos o meu direito ao silêncio. Contudo, mediante aos atos detrativos, quando da arguição dela, disse que melhor seria uma conversa franca e sem ressentimentos, ao outro, fui curta e grossa: Da mesma maneira que não levo a ele o que você desabafa, não levo dele para você.
Não é uma dúvida shakespeariana: Contar ou não contar, eis a questão?
É NATURAL: Dois ouvidos para escutar e uma boca para falar. A matemática diz: Cale-se (grito).
Assim, sobre as pessoas, cheguei à conclusão de que, importa o que elas são comigo e não com os outros. Acerca das situações, apenas, vivenciando-as para emitir um juízo pessoal de valor. Os produtos compro conforme meu gosto e paladar, afinal, já cantava chorão “Nem tudo lhe cai bem. É um risco que se assume. O bom é não iludir ninguém”.
E sobre o enredo crônico narrado, sigo com o poeta citado acima: “As vezes faço o que quero, e às vezes faço o que tenho que fazer”. Julguem-me, porém, com razão e parcimônia.
Ano velho, feliz ano novo!.
Meus caros amigos(a), desse ano me despeço com maior prazer!. Aprendi muito mais: 1- Percebi que não estou sozinho mesmo quando estando; 2- Rezei muito mais, virei devoto do Padre Cícero e São Francisco; 3- A perda recente de pessoas tão próximas me fez valorizar a vida mais do que eu valorizava; 4- Que Deus existe dependendo da forma que o olhamos e recorremos e que tudo depende de nossos atos, gestos e ações; 5- Que os astros conspiram e que estão do nosso lado, depende de nossa sensibilidade; 6- O violão nunca me foi tão importante ao ponto de acordar e dormir ao seu lado e olhando sempre pra ele; 7- Compus tanto que quem me influenciou está com os dias contados musicalmente; 8- Chico Xavier está certíssimo; 9- Da vida só nos resta viver; 10- Que ter empatia é tão importante quanto o ar!, sem saber cultivá-la não conseguimos nem nos relacionar no trabalho e ter sucesso e muito menos ter uma amizade saudável com: pais, irmãos(a), filhos(a), netos(a), sobrinhos(a), primos(a), tios(a), cunhados(a) e amigos, não TÊ-LA é como tentar abraçar alguém bem forte com o pulmão comprometido pelo covid; 11- Que ter fé é facilitar a vida; 12- Ter dinheiro é bom mais viver é melhor; 13- 2020 foi uma verdadeira faculdade na arte da vida, fizemos bacharelados, especializações, mestrados, doutorados e PhD. Uns foram aprovados e outros reprovados. Assim segue a vida erramos e acertamos. Ser flamenguista não importa se o time ganha perde ou empata, continuamos torcendo; 14: Que Teresina-Piaui é quente, mas é o calor que nos aquece, e que a cajuína apresenta dualismo entre o Piauí e Ceará; 15: Que o 'B R O bró é um novo partido político Bota Organização Brasil; 16-Que em 2021 sejamos melhores, mas se não dé, joga pra 2022 e assim..............
sucessivamente. 17- Toquei tanto violão que incomodei os vizinhos.
Sim.
Por isso tenho prazer de chamar você de amigo, diante de tantas histórias e causos que passamos.
A Vida uni aqueles que são do bem, formam raízes eternas, respeito mutúo e identificação como realmente fossemos parentes.
E hoje o que me emociona e me alegra é saber que nesta terraq tenho um amigo que é você!
Amor ñ correspondido.
Doí tanto amar alguém que
Só me vê como um amigo.
Parece que perco o fôlego
Sempre que estou contigo.
Não sei como aconteceu,
Apenas sei que me
Apoixonei tanto o seu toque
me faz subir ao céu.
Más pena que está paixão não
É reciproca, porque só me vês
Como um amigo querido,q sabe dar carinho,
Más ñ é o homem perfeito pra te amar
E agora estás me afastando
Por ter dito que te amava
e sem saber estas machucando
O homem que sempre te ajudava
eu vi pessoas chorarem, chorou o pai e chorou a mãe ,também choravam os filhos ,amigos e colegas que choravam,
Ouvi ,o pranto a dor e eu chorei e chorei muito,
A perda de ente querido ,a fome que dói profundamente, a injustiça contra os mais fracos e desprovidos ,a doença impiedosa maldita doença que não sabe o que é o amor de uma mãe e de uma pai que chora sem que possa consolar ,eu também chorei de tristeza e angústia ao ver tanta dor ,pessoas que choravam e ainda choram e quem sabe nunca irão parar de chorar...
Nem todos que dizem ser seu amigo serão, pois os interesses de alguns estão acima dos princípios, da dignidade e do caráter, muitos vão nos surpreender, assim como muitos vão nos decepcionar, mas é necessário que isso aconteça, para sabermos quem realmente são os verdadeiros cujo não se vendem por regalismos, status, ou outros afins.
Devemos perdoar 70x7, e aprender conviver com as indiferenças alheias, pois todos nós, sem exceção, somos passivos de erros, mas não podemos se eximir de nossas responsabilidades e deixar de dar valor ao que é certo, simplesmente por medo ou conivência.
DEUS que é o dono da verdade, sonda os corações, nada passa impune aos olhos dEle, tudo o que aqui plantarmos, iremos colher, sabendo nós que, é impossível plantar morango e colher limão. Portanto, sejamos autênticos, imparciais e justos, nunca agindo pela emoção e sim pela razão.
Sejamos consciente de que, sempre quando tivermos nas condições de julgar, condenar e atirar pedras, devemos perdoar, pois somente um neste mundo não pecou e falhou, JESUS CRISTO, que além de dar sua vida por nós, pediu para que perdoássemos e amássemos uns aos outros. Que DEUS continue nos abençoando infinitamente, dando-nos discernimento, sabedoria para que saibamos reconhecer nossos erros e acima de tudo, perdoar os dos outros.
“H.A.A”
DEUS no comando sempre!!!
Pai e mãe são os melhores amigos
Fazem tudo para te ver sorrindo
Dão bronca, claro que dão
Mas pensando com coração
Meu pai, minha fortaleza
Minha mãe, minha guerreira
Sem eles não consigo viver
Com eles sempre estou a aprender
Me ensinaram o certo e o errado
Mesmo que às vezes eu tenha tropeçado
Acreditaram em mim quando falhei.
Minha rainha e meu rei.
A eles sempre vou ser grato
No futuro e no passado.
Sem eles nada seria
Eles me puxaram do fundo do poço
Do abismo que em minha vida existia.
Travesseirinho, meu velho e bom amigo
Tantas vezes encharcado de velhas histórias...
Quantas noites e dias acalentou meu rosto e olhos tristonhos
Ahhh meu travesseirinho!
Se de ti pudesse tirar as marcas
Marcas de alegria e tantas vezes dor
Se pudesse decifrar os desenhos que foram formados em ti,
mas não posso travesseirinho!
Meu velho e bom travesseirinho,
Cheio de sonhos e de amor...
Um dia você vai lembrar daquele sorriso,
Aquele cheiro, abraço amigo.
Vai lembrar em uma noite chuvosa, de compartilhar uma manta, brigadeiro e pipoca.
Vai lembrar do carisma, daquela piada que você sempre ria.
Ou simplesmente chorar pela hora,
Hora de uma época que não tem mais volta.
Quando resolver chorar, explodir e gritar.
Ou simplesmente ligar, e ao menos ter coragem de perguntar.
Tem volta?
Tem volta!
Chegou a hora de recomeçarmos nossa história!
Apoiar um amigo ou um familiar empreendedor não é apenas comprar os serviços que ele oferece.
Palavras de incentivo, críticas construtivas, curtir, compartilhar, isso já faz toda a diferença.
Ninguém aqui tá mendigando seu dinheiro! No meu caso, quero apenas visualizações e um pequeno reconhecimento por todo o nosso esforço.
Reconhecimento não é pagar pela nossa solução, aye porque nem todos podem na situação atual, também entendendo que nem todos irão gostar do conteúdo apresentado, mas pelo menos tenham empatia poxa!
Eu não quero ser melhor que você, mas entenda, eu também não sou pior, seja um amigo ou familia de verdade!
No final todos querem um lugar ao sol, eu não sou diferente.
Dú!
...hoje é nosso aniversário,
Chame seus amigos e chamarei os meus...
Tínhamos amigos e ainda temos amigos ,cada um na suas amizades,
Nem sempre estavamos juntos.
Mas o nosso aniversário
Sempre sempre comigo!
Admiração a nós "dois",
criada com muito carinho e atenção.
Hoje é nosso aniversário.
Felicidades !
Abraços em mãe...
Léo.
Nosso Amigo o Caminhoneiro.
Classe sempre esquecida, nunca lembrada ou homenageada.
As vezes discriminadas simplesmente por errar uma saída na estrada, as vezes desconhecida por eles.
Nas paradas mais discriminação, locais separados, Viajantes de um lado, Caminhoneiros do outro, banheiros sem iluminação, água fria, ainda tem posto que cobra pelo banho.
Os preços dos alimentos absurdos de caro, ou fazem o almoço ou janta na beira da estrada, no sol, na chuva, no frio ou vão dormir com fome.
O que os aquecem nas madrugadas frias, é o velho chimarrão ou cafezinho do companheiro da boleia do lado.
Quando quebram na beira da estrada,alguns passam pra ajudar outros pra roubar, e assim ficam horas a espera do socorro.
Pior para aqueles que ficam atolados nas estradas rurais de barro, fazendo o escoamento da safra que vale milhões e os caminhoneiros ganhando migalhas as vezes pagando pra trabalhar devido ao alto custo pra manter o bruto na estrada.
Guerreiro sem nome, lembrados só quando seus produtos não chegam as mesas do cidadão, nas partilheiras dos supermercados, quando falta Hortifruti nas feiras livres.
Lembrem-se de quem realmente trás o pão de cada dia,de quem é sempre desrespeitado nas estradas, até já negaram alimentação, nessa Pandemia para que eles seguissem ao destino da descarga, muitos dirigiram com fome, outros ainda conseguiram ajuda de simples e humildes pessoas.
Quando passarem por um Caminhoneiro, não precisa dizer nada, só o deseje uma boa viagem saiba que a dele é maior que a sua.
Obrigado a vocês caminhoneiros/as pela luta !
PEDAÇOS
Trazemos o aroma dos campos que passamos:
Amores, Amigos, pessoas, livros, ambientes, projetos, enfim...
Não cuidar destes campos
Seria o mesmo que afiar uma faca durante o dia para se cortar com ela a noite...
Já não tenho mais dúvidas
Que as partes de mim
São os pedaços de vocês!!!
Esta é uma pequena lembrança de um passeio por uma aldeia no Congo,
onde encontrei meu amigo elefante...
A vida sempre nos reserva grandes surpresas, vamos saber como é,
como pode ser algo que podemos chamar de "A Grande Aventura da Vida",
algo que nem todos conseguem viver, mas vale a pena quando se sobrevive
a ela, ou então a outras ameaças que surgem de outros lugares...
Ósculos e amplexos,
Marcial
A GRANDE AVENTURA DA VIDA
Marcial Salaverry
O simples fato de estarmos vivos, já é uma aventura, uma vez que fomos concebidos em uma linda aventura amorosa. Vivemos 9 meses, a ventura e a aventura de estarmos agasalhados dentro do ventre materno, protegidos de toda a maldade humana, mas nossa mãe não estava. Se algo acontecesse com ela, aconteceria conosco. Já começava aí nossa grande aventura.
Na realidade, é fácil saber que desde o nascimento, sempre estivemos enfrentando uma série de problemas e crises, e se chegamos até aqui, é porque sempre conseguimos superar a todos esses problemas. Bem ou mal, de uma maneira ou outra, fomos ultrapassando barreiras, sempre lembrando que muitas vezes estivemos a ponto de desistir, de mandar tudo para o espaço, mas uma força interior, sempre nos conseguia impulsionar para frente, superando tudo aquilo que tentava bloquear nosso caminho.
Meu dileto amigo L’Inconnu, entregou-me um texto lindíssimo, que fala muito bem disso, e certamente apreciaria saber o autor desta maravilha:
"Você é uma aventura. Você existe, vive e se move no Infinito. Vastos recursos de energia, talento e habilidade afluem para sua vida. Você é um feixe de mistérios. Descobrir e conquistar a si mesmo é um trabalho para a vida inteira. Existem dentro de você ricos depósitos de minério esperando que você os explore. Você tem poder, o poder de modificar a si mesmo e modificar o mundo. O poder de criar planos, projetos, movimentos pelo bem estar comum. O poder de inspirar e servir. Há coisas incríveis dentro de você: livros a serem escritos, canções a serem cantadas, quadros a serem pintados, inventos a serem criados, remédios a serem descobertos, pontes e catedrais a serem construídas, verdades a serem reveladas, poemas a serem escritos, grandes obras sairão de você. Você é dono de sua própria vida. Você enfrentará todas as dificuldades com fé e coragem, imaginação e audácia. Você carrega no inconsciente, milhões de anos de experiência e sabedoria. Você está no ápice da evolução. Você provará sua criatividade, buscando coisas que estão além do seu alcance, superando a si mesmo. Enfrentará os contratempos com ânimo e disposição. Você seguirá em frente, pois como disse um mestre hindu: "Não há limite para o ser em desenvolvimento que está firmemente decidido a se expandir." Arrisque-se. Arrisque tudo que você é e tudo que você pode vir a ser. Amplie-se. Multiplique as formas pelas quais você pode contribuir para a vida."
Pouco se pode acrescentar a este texto, eis que efetivamente depende de nós mesmos estabelecer nossos limites, vendo até onde poderemos chegar. Na verdade, não existe limite para o conhecimento humano, salvo aqueles que nós mesmos estipulamos, e podemos constatar isso, tentando acompanhar o incrível desenvolvimento que vem ocorrendo na área tecnológica, e mais ainda na área científica, pois com certos problemas que vem acontecendo, os cientistas estão ampliando conhecimentos, buscando soluções para as vacinas que possam vencer essa coisa que apareceu...
Muitas vezes nos falta coragem para tentarmos aquele algo mais que nos dará condições para atingir determinada meta. Muitas vezes desistimos a meio de caminho, pois este começa a se tornar muito íngreme. Não nos faltou capacidade, o que nos faltou foi a força interna que nos empurrasse até lá. O que nos faltou foi a vontade, a garra, a pertinácia para ir buscar lá no fundo aquela luz que brilhava, mas não vimos...
Talvez nossa aventura seja uma pequena mudança, por exemplo, de Santos para o Congo, e lá viver 3 anos, aprendendo o que é a vida, vivendo-a a cada dia vivido, sem saber se seria o último. Sem duvida, uma aventura inesquecível. Eu não diria que foi necessário ter muita coragem, mas sim uma linda dose de loucura... E que linda loucura esteve nessa lição de vida. Aprendi como a vida pode ser bela, desde que saibamos vive-la, e consigamos sobreviver aos percalços que fatalmente surgem nesta caminhada pela vida, e "tudo vale a pena, quando a vida não é pequena", como disse uma certa Pessoa de muito talento...
Nossa aventura só chega ao fim, quando a vida acaba, e devemos vive-la até lá, entendendo que tudo é possível, desde que consigamos descobrir a capacidade criativa para superar os obstáculos que nos separam de nossos objetivos.
Esperando descobrir o autor do texto citado por L'Inconnu, e com minhas saudações congolesas, "Io kela mbote" que é o desejo, para todos, de UM LINDO DIA, que poderá ser repetido enquanto estivermos vivendo essa nossa Aventura...
