Cronica o Homem Perfeito
A Paternidade
Não basta ser homem para ser pai
Não basta desejar ser pai
Precisa ser gente e, especialmente, carregar humanidade
Carece ser exemplo
Para ser um pai de verdade, é preciso gostar de lamber a cria
Quando pequeninos e ainda depois de grandinhos
É preciso gostar de trocar fraudas e carinhos
Não existe teste de DNA que faça de um homem um pai
Porque o homem já nasce com DNA de pai
O pai de verdade não vê diferença em ser mãe ou pai
Porque ele consegue fazer os dois papéis
O pai de verdade não é um herói
É apenas um homem
Quase um super homem
Mas ainda uma criança que também precisa de colo.
A solidão concede ao homem intelectualmente superior uma vantagem dupla: primeiro, a de estar só consigo mesmo; segundo, a de não estar com os outros. Esta última será altamente apreciada se pensarmos em quanta coerção, quantos estragos e até mesmo quanto perigo toda a convivência social traz consigo. «Todo o nosso mal provém de não podermos estar a sós», diz La Bruyère. A sociabilidade é uma das inclinações mais perigosas e perversas, pois põe-nos em contacto com seres cuja maioria é moralmente ruim e intelectualmente obtusa ou invertida. O insociável é alguém que não precisa deles.
Desse modo, ter em si mesmo o bastante para não precisar da sociedade já é uma grande felicidade, porque quase todo o sofrimento provém justamente da sociedade, e a tranquilidade espiritual, que, depois da saúde, constitui o elemento mais essencial da nossa felicidade, é ameaçada por ela e, portanto, não pode subsistir sem uma dose significativa de solidão. Os filósofos cínicos renunciavam a toda a posse para usufruir a felicidade conferida pela tranquilidade intelectual. Quem renunciar à sociedade com a mesma intenção terá escolhido o mais sábio dos caminhos.
Um homem de verdade, edifica sua companheira, busca compreende-la em suas dificuldades, está atento a suas necessidades. Está ao lado dela, não somente em dias de alegria e frescor, mas também em dias de aflição, angústia e tempestade. Assim como sua mulher deve estar atenta ao seu companheiro, busca caminhar juntos, lado a lado. Sem necessidade de medir força e cultivar intrigas.
Dessa maneira os dois evoluirá como seres no mundo em sua plenitude.
E a felicidade se fará presente em todos os momentos...
conto: 🦉A PEIXARIA
Certa vez um homem resolveu abrir um pequeno empreendimento, no caso, uma peixaria.
Tudo cuidadosamente arrumado, limpo e na faixada uma placa:
AQUI VENDE-SE PEIXE
As coisas começam a acontecer, vem entregas de fornecedores, e iniciam as vendas, etc.
Então um cliente pergunta se pode fazer uma sugestão... Claro, diz o proprietário. O cliente sugere tirar da placa a palavra "aqui". Desnecessária falou, é lógico que é aqui e não em outro lugar que você vende... Tem razão disse o proprietário e mudou a placa:
VENDE-SE PEIXE
A vida segue, até que outro cliente pergunta se pode fazer uma sugestão... Claro, diz o proprietário. Sugeriu tirar a palavra "vende-se". Desnecessária falou, é lógico que você vende e não faz doações de peixe... Tem razão disse o proprietário e mudou a placa:
PEIXE
A vida segue, até que outro cliente pergunta se pode fazer uma sugestão...
Claro, diz o proprietário. Sugeriu tirar a placa. Desnecessária falou, o cheiro do peixe e a mercadoria exposta já dizem tudo... Tem razão disse o proprietário e tirou a placa.
A vida segue, até que outro cliente pergunta se pode fazer uma sugestão... Claro, diz o proprietário. Sugeriu que, para facilitar os clientes, bem que poderia ter uma placa assim:
AQUI VENDE-SE PEIXE
(Clovis G.A.Macedo)
(Retirado de um manual antigo do Senac, quando eu era instrutor)
“Estou farto. Farto da humanidade e de todas as suas ramificações sebentas. Sendo o Homem uma criatura com vontades em que um dos seus instintos mais básicos é o egoísmo, nada mais podemos esperar senão uma constante guerra entre seres humanos lutando entre si pela preservação do seu eu, da sua representação do mundo e do seu caminho para a suposta felicidade. Estou farto deste erro que é a humanidade.
Estou farto de ver Homens matarem outros Homens em nome de deuses que nunca viram. Estou farto de ver todo o mal que o Homem trás por acréscimo a este Universo, como se o preexistente não bastasse: o mundo já é mau e cada um de nós só o torna pior. Estou farto de gente movida pelas massas, sem capacidade de juízo própria, quais peões num jogo de xadrez. Estou farto de, quem sabe, também eu não passar de um peão no jogo de alguém, uma marionete manipulada. Farto de se calhar nem um peão ou marionete ser, e isso se tornar ainda pior, pois um peão (ou uma marionete) ao menos tem um objetivo. Estou, agora, farto de objetivo. Farto do tempo, farto do espaço. Do cheio, do vazio. De deuses e demônios. Farto de conceitos e concepções humanas que me foram embutidas e com as quais terei que viver até ao maldito/bendito dia da minha morte. Estou farto de estar preso à vida e à morte. De cada um dos sentidos – visão, audição, olfato, paladar, tato (quem sabe mais?) – que me põe em contato com a realidade que me rodeia, fazendo com que eu crie a minha representação do meu mundo. Do tédio. Da dor e da felicidade que não chegará nunca. Farto da razão que me fez chegar a estas amargas conclusões. Estou farto do Universo, do mundo, da Terra, do meu país, da minha cidade, da minha rua, do maldito metro quadrado onde agora me encontro. Farto de estar farto. Da coerência e da incoerência. Da consciência e da inconsciência. Do que sou e do que não sou. Do que fui, do que serei e do que deveria ser. Da vida, da morte, da existência e do Universo, da não existência e do nada.”
"A verdade é que não há verdade."
Davi foi um homem segundo o coração de Deus porque tinha pânico de perder a amizade do Pai. Quando Davi pecava, logo seu coração se enchia de angústia só de pensar que Deus ficaria chateado com ele por toda a eternidade.
Outra coisa que fez de Davi um homem segundo o coração de Deus foi o fato de Davi demonstrar o amor que sentia por Ele. Davi compunha músicas e poemas para Deus (os Salmos), dava presentes a Deus (ofertas e sacrifícios), dava imensa importância a tudo que Deus dizia e pensava (Na Tua lei eu medito dia e noite) e, talvez o mais importante, abria seu coração para Deus.
Davi não maqueava o que estava sentindo para Deus, pelo contrário, falava tudo que estava sentindo para Deus. Fosse alegria, felicidade, angústia, tristeza, preocupação, medo, amor...
Essas são algumas das atitudes que de Davi, um homem que errou muito, muito mesmo, um homem segundo o coração de Deus.
O HOMEM É AQUILO QUE ELE PENSA
“Assim como o jardineiro cultiva a terra, mantendo-a livre de ervas daninhas
e plantando as flores e frutas de que precisa, um homem pode cultivar o jardim de sua mente, extirpando todos os pensamentos errados, inúteis e impuros e cultivando até à perfeição as flores e frutas dos pensamentos certos, úteis e puros.
Ao seguir este processo, um homem mais cedo ou mais tarde acaba descobrindo que é o mestre jardineiro de sua alma, o dirigente de sua vida.”
“Como o colhedor de sua própria ceifa, o homem aprende com o sofrimento e a felicidade.
O homem não obtém aquilo que deseja pelo que reza, e sim aquilo que ele justamente merece. Seus desejos e orações só são atendidos e respondidos quando se harmonizam com os seus pensamentos e ações.
Bons pensamentos e boas ações não podem produzir resultados ruins; maus pensamentos e más ações não podem produzir resultados bons.
Um homem só começa a ser homem quando cessa de se lamentar e injuriar e começa a procurar pela justiça oculta que regula sua vida.
Pensar bem sobre todos, ser amável com todos, aprender pacientemente a encontrar o bem em todos – tais pensamentos altruístas são os próprios portais do paraíso.”
Afirma-se que o medo é o maior inimigo do homem. O medo está por trás do fracasso, da doença e das relações humanas desagradáveis. Milhões de pessoas têm medo do passado, do futuro, da velhice, da loucura e da morte. O medo é um pensamento em sua mente e você tem medo dos seus próprios pensamentos.
Um menino pode ficar paralisado pelo medo quando lhes dizem que há um homem mau debaixo de sua cama e que vai levá-lo. Quando o pai acende a luz e mostra-lhe que não há ninguém, ele se liberta do medo. O medo na mente do menino foi tão real como se houvesse de fato um homem debaixo de sua cama. Ele se curou de um pensamento falso em sua mente. A coisa que temia, na verdade, não existia. Da mesma forma, a maioria dos seus medos não têm base na realidade. Constitui apenas um conglomerado de sombras sinistras e as sombras não têm realidade.
Ralph Waldo Emerson, filósofo e poeta, disse: Faça aquilo que você receia e a morte do medo será certa.
Quando você afirma positivamente que vai dominar seus receios e chega a uma decisão definitiva em sua mente consciente, liberta o poder do subconsciente, que flui em resposta à natureza do seu pensamento.
Vou descrever agora um processo e uma técnica que ensino há muitos anos. Funciona como um encantamento. Tente-o!
Suponha que você tem medo da água, de montanhas, de uma entrevista, do público ou de lugares fechados.
Se você tem medo de nadar, comece agora a sentar-se tranquilamente durante uns cinco a dez minutos, três a quatro vezes por dia, e imagine que está nadando. É uma experiência subjetiva. Mentalmente você está se projetando como se estivesse dentro d’água. Você sente a friagem da água e o movimento de seus braços e pernas. É tudo tão real e vívido, constituindo uma alegre atividade da mente. Não é um devaneio inútil, pois você sabe que está experimentando em sua imaginação o que depois se desenvolverá em sua mente consciente. Você será compelido a expressar a imagem da representação do quadro que imprimiu em sua mente mais profunda. Essa é a lei do subconsciente.
Você pode aplicar a mesma técnica se tem medo de montanhas ou de lugares altos. Imagine que está escalando uma montanha, sinta a realidade desse ato, aprecie o cenário, sabendo que, fazendo-o mentalmente, o fará depois fisicamente com facilidade e segurança.
Você nasceu apenas com dois medos: o medo de cair e o medo do barulho. Todos os seus outros medos são adquiridos. Livre-se deles.
O medo normal é bom, o medo anormal é mau e destrutivo. Permitir constantemente os pensamentos de medo acarreta o medo anormal, obsessões e complexos. Temer alguma coisa persistentemente provoca um sentimento de pânico e terror. Você pode superar o medo anormal quando sabe que o poder do seu subconsciente pode mudar os condicionamentos e realizar os desejos acalentados por seu coração.
Dedique sua atenção e devote-se, imediatamente, ao seu desejo, que é o oposto do seu medo. Este é o amor que expulsa o medo. Enfrente seus temores, traga-os à luz da razão. Aprenda a sorrir dos seus temores. Esse é o melhor remédio.
Certa vez me disseram que um homem sabe que uma mulher ta afim dele, quando ela meche no seu cabelo na presença dele e eu responde:
- Pura ilusão, mecho no meu cabelo até pra arrumar quando o vento bagunça, coitado dos que pensam que dou moral porque mecho no meu cabelo. Tantos já se iludiram...hahahaha...Não sei porque homens tem essa mania de achar que tudo gira em torno deles, que nós mulheres sempre estamos usando artifíceis para chamar los a atenção...e esquece que não vivem sem nós,mulheres, que precisam de nós para tudo.
O FURO NO BARCO
Um homem foi chamado à praia para pintar um barco.
Trouxe com ele tinta e pincéis, e começou a pintar o barco de um vermelho brilhante, como fora contratado para fazer.
Enquanto pintava, viu que a tinta estava passando pelo fundo do barco.
Percebeu que havia um vazamento e decidiu consertá-lo.
Quando terminou a pintura, recebeu seu dinheiro e se foi.
No dia seguinte, o proprietário do barco procurou o pintor e presenteou-o com um belo cheque.
O pintor ficou surpreso:
O senhor já me pagou pela pintura do barco! - disse ele.
Mas isto não é pelo trabalho de pintura. É por ter consertado o vazamento do barco.
Ah!, mas foi um serviço tão pequeno... Certamente, não está me pagando uma quantia tão alta por algo tão insignificante!
Meu caro amigo, você não compreende. Deixe-me contar-lhe o que aconteceu.
Quando pedi a você que pintasse o barco, esqueci de mencionar o vazamento.
Quando o barco secou, meus filhos o pegaram e saíram para uma pescaria.
Eu não estava em casa naquele momento.
Quando voltei e notei que haviam saído com o barco, fiquei desesperado, pois lembrei-me que o barco tinha um furo.
Imagine meu alívio e alegria quando os vi retornando sãos e salvos.
Então, examinei o barco e constatei que você o havia consertado!
Percebe, agora, o que fez? Salvou a vida de meus filhos! Não tenho dinheiro suficiente para pagar a sua "pequena" boa ação.
Não importa para quem, quando ou de que maneira, mas, ajude, ampare, enxugue as lágrimas, escute com atenção e carinho, e conserte todos os "vazamentos" que perceber, pois nunca sabemos quando estão precisando de nós ou quando Deus nos reserva a agradável surpresa de ser útil e importante para alguém.
Minha mensagem de Natal e Ano-Novo para você!
"Feliz o homem que acha a sabedoria e o homem que adquire conhecimento.”
Provérbios 3:13
Aqui estamos com a oportunidade de um novo começo, afinal, a cada dia aprendemos um pouco mais com nossos erros e acertos... e quem não erra?
O importante é saber que se errou e que estamos prontos para aprender as lições!
Vez por outra, deixe o seu lado moleque brincar e, sempre que puder, doe o seu sorriso, a sua generosidade, o seu respeito à vida e procure compreender as diferenças, dê um abraço, um abraço daqueles bem apertados e seja o mais feliz que você puder ser!
Hoje quero ratificar um agradecimento que faço diariamente:
Obrigada a Deus por estar vinte e quatro horas presente em minha vida;
As palavras são as mesmas de sempre, mas o sentimento e a sinceridade estão sempre se renovando por ter a sua amizade!
Desejo que você, sua família e seus amigos tenham um feliz Natal e que o ano-novo seja encantador!
Evolução Homem.... Mulher!
Dizem que o homem veio de um verme, também da poeira, depois do macaco, eu acredito em Deus e digo que o homem é sua obra.
Mas...convenhamos que o homem realmente tenha vindo dos macacos, sim, tem homens que não são muito distantes dos macacos.
Pois teimam em ser brutais e muitas vezes cegos em sua ignorancia, se eles mesmos acham que ser homem é ser forte.
E confundem força com inteligencia e gentileza, ser humano não é decendente de macaco!!
Ser humano é obra de Deus e tudo que é obra de Deus tem a sua natureza como sua maior sina, tipo "tenho que seguir minha natureza"
A natureza dos homens é a sua direção dentro da sua ignorancia, sentem-se fortes e outrora enfraquecidos por falta de humildade.
A sua "superioridade" perante as mulheres existem sim, mas na cabeça de alguns que ainda nem sairam daquela fase homem=macaco, e vivem isso.
Bem como existem os homens que tem a cordialidade viva em seus caráteres e são a perfeita obra divina em pessoa, pois valorizam a vida e sabem respeitar outras vidas.
Homens assim nem se vê quase, mas se procurar-mos direitinho com certeza vamos encontrar, Deus nunca iria nos deixar somente com "macacos".
Essa selva maluca em que vivemos é a realidade da vida e do que os homens tem plantado em suas açôes e seus comportamentos; infelizmente.
E quanto as mulhres estão sempre á frente no quisito sensibilidade, também por sua própria natureza, já que somos obras de Deus.
E parece que somente as mulheres evoluiram, genéticamente falando, porque se um dia foram macacas estão muito longe disso, os homens que o digam.
E venhamos á lamentar se os homens ficaram pelo meio do caminho na transição da evolução, pelo menos em sua capacidade de raciocínio, ou seu jeito de agir referente seu comportamento com os demais, e a falta de capacidade mental=)
Relacionado ao amor com certeza muitos deixam á desejar, seria melhor viver com um cãozinho que com certos homens, já que os cães são fiéis.
Mas realmente os homens tem seu valor quando sabem valorizar uma mulher , e não tem coisa melhor que um relacionamento, em que ambos sabem seus devidos lugares perante seus sentimentos e o dever de sua dignidade.
Nunca as mulheres estão nas mão dos homens porque existe Deus que sempre dá um basta quando já não tem como a coisa prosseguir.
Se pelo gosto deles as mulheres nunca deixariam de ser escravas, pois mulher inteligente e independente assusta todos eles.
Aos que valorizam a vida, e sabem levar seus valores sempre á frente de seus interesses, são homens de verdade; merecem nossas considerações.
Mas os que ainda estão lá atrás e não conseguiram prosseguir na evolução de suas idéias, lamentamos e desejamos sorte da próxima vez.
"Viva apaixonado"
Quem lê minhas mensagens já percebeu que sou um homem romântico e que acredita no amor. E é isso mesmo.
Mas apesar de eu guardar na memória as lembranças dos bons momentos que vivi no passado acredito, sinceramente, que temos que viver o presente e se entregar aos sentimentos reais do agora.
As relações passadas, independente se foram boas ou ruins, o fato é que elas não existem mais. Portanto, deixe elas guardinhas no baú da memória e busque recomeçar uma nova vida amorosa que lhe seja significativa no momento atual
Sem essa de o grande amor da minha vida. Tudo bem que no seu caminho pode até ter aparecido aquela pessoa que realmente mexeu com você e que se tornou inesquecível. Compreendo, pois todos nós temos pessoas que deixaram marcas profundas em nossos corações.
No entanto, não é saudável prender nossos sentimentos nas grades de amores passados.
Vamos lá! Levante agora mesmo do sofá do saudosismo e vem para a vida real que te aguarda de braços abertos. Sacode a poeira da saudade e vista-se com a roupa da alegria e da confiança em si.
Volte a ser aquela pessoa que se cuidava e que não sai de casa sem antes olhar para o espelho.
Não importa sua idade e nem as rugas no rosto, pois o amor não escolhe aparência e, sim, um coração amoroso que não tenha medo de amar.
Vou contar um segredo pra vocês: a paixão para existir não depende de aparecer uma pessoa especial. A paixão, na verdade, é um estado e alma em que escolhemos ficar e quando estamos nesse estado o mundo fica mais belo, o sapo vira príncipe e a plebeia princesa. Assim sempre foi e será nas mais lindas histórias de Amor!
O homem que eu amei
Ele é sincero, amigo, companheiro...
É puro, é verdadeiro...
Que nunca me deixou só...
Ele me abraçava com a mesma intensidade
que dizia que me amava...
Ele dizia que pra sempre ia me espera...
Ele era doce, ás vezes quase ingénuo...
Ele era inteligente, sedutor..
O homem que eu amei...
Me cercava com carinhos..
Me acalmava, estava sempre do meu lado...
Mas ele se cansou
Mais eu o amei
Eu ainda amo esse homem...
Mas, hoje prefiro me referir
como homem que eu amei!
Os lábios do justo ensinam muito
Mas os tolos morrem querendo a sabedoria
A riqueza do homem rico é a sua cidade,
A riqueza do homem justo é o seu Lugar Sagrado,
[...]
Destruição do pobre é a pobreza,
Destruição da alma é a vaidade.
[...]
Mas eu não quero te dar regras
Nem enganá-lo
Nem escolarizá-lo
Sobre coisas que você nunca iria saber
Agora você tem a errada interpretação
Misturada com sua imaginação vã
Tolo do colarinho duro, você se acha legal
Por me negar por minha simplicidade.
BONECA DE CROCHÊ
Um homem e uma mulher estavam casados por mais de 60 anos.
Eles tinham compartilhado tudo um com o outro, tinham conversado sobre
tudo, não tinham segredo entre eles afora uma caixa de sapato que a mulher guardava em cima de um armário e tinha avisado ao marido que nunca abrisse aquela caixa e nem perguntasse o que havia nela.
Assim por todos aqueles anos ele nunca nem pensou sobre o que estaria
naquela caixa de sapato. Mas um dia a velhinha ficou muito doente e o
médico falou que ela não sobreviveria. Então o velhinho tirou a caixa de cima do armário e a levou pra perto da cama da mulher. Ela concordou que era a hora dele saber o que havia naquela caixa.
Quando ele abriu a tal caixa, viu 2 bonecas de crochê e um pacote de
dinheiro que totalizava 95 mil dólares.
Ele perguntou a ela o que aquilo significava, ela explicou:
- Quando nós nos casamos minha avó me disse que o segredo de um casamento feliz é nunca argumentar/brigar por nada. E se alguma vez eu ficasse com raiva de você que eu ficasse quieta e fizesse uma boneca de crochê.
O velhinho ficou tão emocionado que teve que conter as lágrimas enquanto pensava 'Somente 2 bonecas preciosas estavam na caixa. Ela ficou com raiva de mim somente 2 vezes por todos esses anos de vida e amor.'
- Querida!!! - ele falou - Você me explicou sobre as bonecas, mas e esse dinheiro todo de onde veio?
- Ah!!! - ela disse - Esse é o dinheiro que eu fiz com a venda das bonecas,a dois dólares cada...
Eu?!
Sou música e dança.
Sou homem, pai e amigo.
Uns me invejam, outros...
Me odeiam, alguns me querem bem,
mas poucos me amam.
Odeio mentiras.
Pessoas falsas e pretensiosas.
Mostro ser forte e durão, mas sou
frágil e sensível como uma criança.
Tenho meus medos, minhas alegrias.
Desejos e fantasias.
Na maioria das vezes,
sou o que falo e não o que faço.
Tenho um lado escuro, aliás,
quem não tem?
Guardo minhas agendas,
cartas, fotos. Aprendi
a aceitar as pessoas como são.
Aceitar os defeitos...
Relevar os erros;
ouvir mais e falar menos,
afinal, temos dois ouvidos
para ouvir e uma boca para
falar...Aprendi que o futuro,
só a deus pertence. Que preocupação
e o stress trazem cabelos brancos.
Que o medo no fundo nos da coragem.
Para seguir adiante...
Aprendi que cantar espanta a tristeza.
E fazer o bem trás alegria...
Dúvidas vão sempre existir,
mas seja sincero com você mesmo;
e com os amigos. E são nos poucos
e bons amigos que muitas vezes
podemos encontrar a verdade.
Aceitar as verdades faz parte.
E que um dia vamos envelhecer...
E que respeitar os mais velhos
é importante; e por fim:
Não espere que ninguém segure sua barra, porque no fim...
É você contra ou a favor de você mesmo!!!
Um homem pode ser arrebatado tudo, exceto uma coisa: a última das liberdades humanas - a escolha da atitude pessoal em relação a um conjunto de circunstâncias - para decidir seu próprio caminho.
É essa liberdade espiritual que não pode ser tirada de nós, o que torna a vida significativa e proposital.
Diz o ditado: "O cão é o melhor amigo do homem". É um dos ditados mais verdadeiros e incríveis que eu já ouvi. Cães não se importam com sua aparência nem com o seu dinheiro. Eles não praticam bullying. Eles sempre estão lá, contigo. Independente da situação. Eles fazem de tudo para receber carinho, atenção, eles são como nós, sabe? E muitas vezes nós os criticamos por tantas coisas inúteis e sempre nos esquecemos que, na hora que teu mundo está desabando, ele está lá... te lambendo, deitando em teu colo, pulando em você. Te fazendo sorrir. Deus usa os animais de estimação para lembrar-nos que nunca estaremos sozinhos.
Acredite.
Perdoe Minha Fúria...
Sou um homem calmo,
Tranquilo, ponderado.
Porém, eventualmente,
Tenho meus arroubos.
Não êxtase, mas fúria.
O animal sem controle
Me domina, aos gritos.
A razão, enfim, some...
E sob mercê da besta,
Ajo como tal, um tolo.
Faço tantas besteiras...
E quando a verve baixa,
Lamento... E tal criança
Arteira, murmuro: perdão?
