Confiar em Si Mesmo

Cerca de 91056 frases e pensamentos: Confiar em Si Mesmo

A castidade, além de ser em si e virtualmente uma coisa boa, tem ignorâncias anatómicas e inconscientes condescendências com as impurezas alheias.

O amigo de todos só é amigo de si próprio.

É agradável quando seres iguais se unem, mas é divino quando um grande homem eleva para si quem é inferior a ele.

Aquele que se conhece é o único senhor de si próprio.

Recolhida em si mesma
a alma do figo
é flor em za-zen.

O adulador de si próprio é o pior dos aduladores.

Um soneto sem defeito vale por si só como um longo poema.

Nicolas Boileau
BOILEAU, N., A Arte Póetica

A força é hostil a si própria, quando a inteligência a não dirige.

O que a si próprio louva, murmura do maior amigo que tem.

Somos tão avaros em louvar os outros homens, que cada um deles se crê autorizado a louvar-se a si próprio.

Todos aqueles que devem deliberar sobre questões dúbias devem também manter-se imunes ao ódio e à simpatia, à ira e ao sentimentalismo.

Onde os homens se persuadem que os governos os devem fazer felizes, e não eles a si próprios, não há governo que os possa contentar nem agradar-lhes.

O homem que não é indulgente com os outros, ainda não se conhece a si próprio.

Os homens apenas se podem salvar entre si mesmos. É por isso que Deus se disfarça de homem.

Inserida por pensador

Cada homem quer um Deus só para si.

Ninguém sente em si o amor que inspira e não comparte.

Camilo Castelo Branco
BRANCO, C., Amor de Perdição, 1862

“Questione tudo, não confie em nada. Nas palavras do meu modelo, Sherlock Holmes: ‘Elimine o impossível. O que sobrar, não importa quão improvável seja, deve ser a verdade'.”

Noah Charney
CHARNEY, N. The Art Thief. New York: Simon and Schuster, 2008.

Não é descendo que você levanta os que estão por baixo. Suba e mostre-lhes o caminho. A lâmpada apagada jamais iluminará a escuridão.

De que vale a vida se não for vivida. De que vale a morte se não houve uma bela história. Andar sem deixar pegadas é como tomar banho com o chuveiro desligado. Apender a confiar nas pessoas está cada dia mais difícil, pois onde somente existem interesses materiais e a essência de virtude se tornou algo sem valor, jogo de interesses tem mais valor que Deus e laços de sentimentos e acolhimento. Triste realidade da vida. De que vale a vida se não houver liberdade, amor, amizade, fraternidade, humildade? De que vale a vida se não houver legado de luz?

Um dos principais motivos pelos quais os relacionamentos amorosos não dão certo é porque os casais brigam por coisas pequenas e já pensam em terminar. Eles não valorizam tudo o que viveram juntos, não consideram toda a história que compartilharam, não conseguem suportar uma discussãozinha e já querem jogar tudo para o alto. No entanto, tudo pode ser resolvido com uma conversa, especialmente quando nos colocamos no lugar do outro e tentamos perceber o que ele está sentindo. Esse é o segredo.