Coleção pessoal de vilmar_volek

61 - 80 do total de 395 pensamentos na coleção de vilmar_volek

⁠Estar preparado contra a surpresa é ser treinado. Estar preparado para a surpresa é ser educado.

⁠Quatro Verdades das Forças de Operações Especiais

1 – Os homens são mais importantes que o material.

2 – A qualidade prepondera sobre a quantidade.

3 – As forças de Operações Especiais não podem ser produzidas em massa.

4 – Forças de Operações Especiais não podem ser improvisadas após a eclosão de uma crise.

⁠“Fazer o básico certo toda vez é o que nos torna 'especiais'.”

⁠INTERVALO ENTRE TIROS

Jeff Cooper disse uma vez: “A melhor defesa contra um ataque violento é ser mais violento. Contra-ataque intensamente, parando apenas no fim, com o agressor no chão, fora da luta.”

Seguindo o pensamento do grande Mestre Jeff Cooper, a mentalidade de combate é a melhor das armas, pois esta será apenas a extensão da sua vontade de vencer e manter-se vivo.

O domínio de todos os fundamentos proporciona ao atirador bem adestrado a diminuição dos intervalos entre um tiro e outro, mantendo seu agrupamento. Uma boa empunhadura tem como principal atribuição o domínio sobre sua pistola, de forma que o focinho da mesma não empine tanto, pois uma empunhadura com a aderência errada na arma resulta na perca da massa de mira para cima, e também para baixo, quando o atirador tenta restabelecer uma nova visada. Da mesma forma, não perder o contato do dedo indicador com a tecla do gatilho diminui de forma significativa os intervalos entre os tiros, retornando com o seu dedo apenas até o momento que este se reinicia (resert do gatilho), diminui também a chance de revide por parte do suposto agressor.

E por fim, para não se alongar, o follow-through, fundamento não executado por alguns (talvez por ser o último), porém de extrema importância em um combate armada, como já explicado em uma postagem anterior. (Seguir o tiro através da sua visada, sem desfazê-la)

Dito isso, entendemos que o domínio de todos os fundamentos do tiro, sem exceção, desde o primeiro acesso à arma, de forma correta, atacando a pistola com o dedo polegar e já sacando ela com sua empunhadura simples alta e firma, passando pela apresentação onde são desenvolvidos diversos movimentos coordenados (ao mesmo tempo) e mantendo todos os fundamentos do tiro após o disparo vendo o resultado do tiro através da sua visada, também diminui o intervalo para um próximo tiro, uma vez que atirador e arma já encontram-se prontos caso um novo tiro seja necessário.

Lembrando que a negligência de um dos fundamentos pode resultar na perda de um tiro, podendo custar sua vida.

⁠Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles, fazendo boas obras. Em seu ensino, mostre integridade e seriedade;

use linguagem sadia, contra a qual nada se possa dizer, para que aqueles que se lhe opõem fiquem envergonhados por não terem nada de mal para dizer a nosso respeito.

Tito 2:7,8

"⁠Os detalhes fazem a diferença."

É algo que digo a um bom tempo. Esta verdade tática aplica-se especialmente nas Unidades Especializadas. Se um operador tático é considerado "diferenciado" ou "especial", isso deve-se ao nível de detalhe que ele atinge e entrega em cada segmento de aplicação que realiza, desde a Doutrina de sua Unidade, o treinamento de formação e de manutenção, passando pela fidelidade aos procedimentos operacionais acordados e empregados, e até mesmo na capacidade de auto crítica, perseguindo sempre a excelência operacional.

Não fosse esta extrema atenção aos detalhes o que faria ser uma Unidade Especializada?

⁠Treinamos durante anos, apenas por 5 segundos... mas esses segundos fazem a diferença entre voltar para casa ou permanecer no campo.

Depende de você.

⁠Use o dedo para treinar o seu cérebro, mas use seu cérebro para controlar o seu dedo.

⁠Segurança com armas de fogo é uma disciplina rigorosa, é um estado de espírito permanente que se estende dentro e fora da linha de tiro, 24h por dia, 365 dias por ano, sem exceção.

"⁠A mente é a arma e a arma de fogo é apenas uma ferramenta"

⁠A cada escolha, uma renúncia. A cada renúncia, um prêmio.
A cada prêmio, novas conquistas de espaços.

⁠Pior do que treinar um funcionário e ver ele sair, é não treinar o funcionário e ver ele ficar.

⁠No combate aproximado a distância favorece quem tem a melhor técnica!

" Chegara um dia que eu estarei cansado, meus ossos serão fracos, minha vontade será de ficar na cama e minha força será pouca. Mas todos os dias quando eu acordo, eu digo : HOJE NÃO É ESSE DIA ! "

⁠Um Instrutor de tiro policial não obrigatoriamente precisa já ter participado de confrontos, mas é essencial que tenha experiência operacional e seja um estudioso dos eventos de encontros fatais, além de conhecer a psicofisiologia do combate Armado.

⁠ "No tempo certo, eu, o SENHOR, farei isso acontecer."

(Isaías 60:22)

Fique em paz.
Deus está no comando!

⁠"Nunca é tarde demais para começar a ser o que você poderia ser"

Em cada “eu sou gaúcho” ecoa em liberdade... Gaúcho nasceu para ser livre, não há quem o faça escravo!

Davi ficou tri faceiro, mais faceiro que lambari de sanga, quando lhe convidaram para ir a casa do Senhor.
Salmos 122:1

Ela não liga para
status, beleza ou dinheiro.
O importante pra ela, é que ele seja
Gaúcho, Campeiro e Romântico.