Coleção pessoal de ThiagoCalado
A verdade vai machucar, muito, mas quem tem a honra de entregá-la, junto entrega também, todo o valor que tem em si.
A TEORIA DO ESQUECIMENTO
(por Thiago Calado)
Muitas vezes permitimos que algumas questões roubem a nossa paz, sejam: dívidas, críticas, traições, etc. É como se essas questões fossem eternas, como se fossem únicas em nossa existência, assim nós as posicionamos em nossas vidas... Sofremos por opiniões alheias sobre nós mesmos, nos importamos com status e bens, como se nosso valor dependesse disso diretamente, como se isso dissesse quem somos, quando na verdade isso não diz nada sobre nós.
Mas e se você soubesse quetudo isso logo será esquecido?
— Qual o nome do seu avô?
—Ivan Assis.
— E nome do seu bisavô?
—José... eu acho.
— E o do seu tataravô?
—Ah, aí é demais. Eu não sei.
Em poucas gerações, uma vida inteira simplesmente se dissolve ao esquecimento, o tataravô do diálogo, um dia suou, amou, riu, construiu, sofreu... Hoje, nada dele restou. E sim, você será em breve um tataravô ou tataravó, de alguém que nem saberá que você existiu um dia.
Diante dessa verdade, pergunte-se:
Vale definir sua vida por opiniões alheias?
Vale sofrer por quem não lembrará nem do seu rosto?
Vale trocar sua paz por aplausos passageiros?
A resposta estoica é sempre a mesma:Não!
Esta não é uma teoria sobre a morte, mas sobrea vida, é sobre libertar-se do que não importa para focar no que realmente tem sentido: seu caráter, crescimento, lealdade aos que ama, presença...
Você não será lembrado por seus bens, mas sim pelaqualidade silenciosa da sua existência, e isso, só você pode viver, é agora!
Então, algo inevitável, o esquecimento que chegará a todos nós, que alívio poder viver e saber disso, com a clareza de quem saberá conduzir melhor o seu presente, que logo será passado, que logo será esquecido e tudo bem por isso.
Águas superficiais, atacam apenas as pedras à beira do mar, já as águas profundas, essas movem até continentes!
Ao relatar a sua experiência com a luz do saber, na tentativa de ser ponte no mundo sombrio dos condenados... Louco seria! Após, morto seria! E em nenhum dos dois lados mais, viveria...
Nunca volte ao padrão antigo de atenção, se dava dez, agora dê cinco... Se o outro lado quiser, que caminhe metade do percurso até você...
Não espere nada de alguém que carrega o vazio em si mesmo… Quem seca a sua própria fonte, nunca irá transbordar!
Em sua vida, vários estarão ao seu lado, mas seja sábio para entender que, em sua vida, poucos estarão do seu lado…
Você pode influenciar seus resultados, mas tenha em mente que nem sempre eles serão satisfatórios, algo que não está sob o seu controle.
Respeite isso e tenha ensinamentos com o que vier.
Não permita que as máscaras sociais alterem a sua autenticidade, pois, se isso ocorrer, você se tornará apenas mais um vagando sem a sua própria identidade.
Respeite o tempo e tenha foco no que entrega para cada meta que surgir, logo, qualquer objetivo se tornará simples de ser alcançado.
