Coleção pessoal de samievski

1 - 20 do total de 26 pensamentos na coleção de samievski

Talvez não estejamos além do bem e do mal, mas que, para além dos conceitos de "inteligência" e "burrice" tenhamos o nosso próprio conhecimento, o conhecimento que nos será benéfico, justo e necessário.
Uma boa prova a todos!

O segredo da existência humana reside não só em viver, mas também em saber para que se vive.

As coisas mais insignificantes têm às vezes maior importância e é geralmente por elas que a gente se perde.

É curioso: de que será que as pessoas têm medo? O que mais temem é o primeiro caso, a primeira palavra...

O sofrimento acompanha sempre uma inteligência elevada e um coração profundo. Os homens verdadeiramente grandes devem, parece-me, experimentar uma grande tristeza.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Eu sou uma floresta, sem dúvida, e uma noite de árvores escuras, mas quem não teme minha escuridão encontra também roseiras debaixo dos meus ciprestes.

⁠Aprenda tudo. Encha sua mente de conhecimento – é o único tipo de poder que ninguém pode tirar de você.

⁠Viver todos os dias na presença daqueles que se recusam a reconhecer sua humanidade exige muita coragem.

Sobretudo não minta a si mesmo. Aquele que mente a si mesmo e escuta sua própria mentira vai ao ponto de não mais distinguir a verdade, nem em si, nem em torno de si; perde pois o respeito de si e dos outros. Não respeitando ninguém, deixa de amar.

O mistério da existência humana não é apenas manter-se vivo, mas encontrar algo pelo qual viver.

Caminho sem saber se caí na podridão e na desonra ou na luz e na alegria. Eis aí onde está o mal, pois tudo na terra é enigma.

Aquele que tem sentimentos sofre reconhecendo o seu erro. É seu castigo, independentemente da prisão. (Crime e Castigo)

Depois do insucesso, os planos mais bem pensados parecem-nos tolos.

Compara-se muitas vezes a crueldade do homem à das feras, mas isso é injuriar estas últimas.

A tragédia e a sátira são irmãs e estão sempre de acordo; consideradas ao mesmo tempo recebem o nome de verdade.

Fuja da mentira, de toda e qualquer mentira, particularmente de mentir para si mesma. Vigie sua mentira, examine-a a toda hora, a cada minuto. Fuja também à repulsa, tanto aos outros, quanto a si mesma: aquilo que a senhora, em seu próprio íntimo, acha ruim, já se purifica pelo simples fato de o haver notado dentro de si mesma. Fuja igualmente do medo, embora o medo seja apenas a consequência de todo erro. Nunca tema sua própria falta de coragem na tentativa de conquistar o amor, nem mesmo tema muito os próprios maus atos que aí tenha cometido.

Oh, queria tanto olhar para ela, ainda que fosse de relance, ainda que fosse de longe! "Agora ela está com ele; pois bem, dou uma olhadinha para ver como está agora com ele, com o seu primeiro amado, e é só disso que preciso." Nunca antes brotara de seu peito tanto amor por essa mulher fatídica em seu destino, um sentimento tão novo e jamais experimentado, um sentimento inesperado até para ele mesmo, um sentimento de ternura que o fazia quase suplicar, sumir diante dela.

É muito fácil viver fazendo-se de tonto. Se o tivesse sabido antes, ter-me-ia declarado idiota desde a minha juventude, e poderia ser que, por esta altura, até fosse mais inteligente. Porém, quis ter engenho demasiado depressa, e eis-me aqui agora, feito um imbecil.

Sou um sonhador; a minha vida real é tão reduzida que momentos
como estes que agora vivo são para mim de tal modo preciosos
que não poderei evitar de os reproduzir nos meus sonhos.