Coleção pessoal de OSEIASFRANCISCO

21 - 40 do total de 190 pensamentos na coleção de OSEIASFRANCISCO

⁠Meus amigos e amigas! Bom dia! Esses dias minhas reflexões me lançaram a revisitar as obras do ilustre brasileiro Celso Furtado, um expoente pensador e profundo conhecedor da realidade sócio-econômica da America Latina e principalmente do Brasil, mundialmente reconhecido, professor das mais importantes universidades mundiais. E percebo a atualidade de suas investigações e leituras da realidade brasileira. O curioso é que todo o esforço desse pensador vernáculo era tanto entender o porquê do atraso do País diante dos países desenvolvidos da Europa e também da própria America Latina, e construir os caminhos para o Brasil se desenvolver acabando com as misérias internas e com a dependência do capital internacional. A discussão era superar a crise...crise econômica que solapava o País e de maneira violenta acrescentava mais sofrimento principalmente ao povo pobre e fragilizava o potencial do Estado Brasileiro reagir e criar as condições interna para atender seu povo. E hoje? outro cenário, mas a estrutura da crise sofreu poucas adaptações, mas continuar exatamente o mesmo desafio que Celso Furtado perseguia. Na sua época a crise econômica era o motor que a partir dela outras crises eram desencadeadas, hoje, mesmo ainda sobre os reflexos da crise econômica, que outrora foi mascarada, o elemento político potencializa e dimensiona a crise econômica acrescentando mais perversidade ao povo brasileiro e a Nação que aos poucos míngua...impotente...e se as reservas forem insuficientes...de joelho, abatido...estenderá suas gélidas e enrugadas mãos aos fundos internacionais...socorro! MEU DEUS! ESSA É NOSSA ALTERNATIVA?

⁠"O louco experimenta realização excepcional, que o normal só consegue imaginar. Mas, ele corre altos riscos, que o outro a todo custo, tenta evitar".

"⁠Nesse dia reservado a homenagear os poetas, relembro um dos poetas, que sua arte deixou uma grande contribuição para nossa civilização. Falo do Hesíodo, e seu livro ORIGEM DOS DEUSES, que é um dos textos clássicos que inauguraram a narrativa da civilização ocidental. O mundo precisa de mais POETAS e menos SOLDADOS".

⁠"Você tem valor, não aceite um preço".

⁠"Só muda de opinião quem tem razão ".

⁠"A obediência voluntária vem de uma consciência clara e firme sobre sua necessidade. Consciente, as passoas aderem facilmente o método que disciplina comportamento para prevenção ou até mesmo para repressão e controle de ameaças, no caso atual, o coronavírus. O medo é um instrumento para levar as pessoas a disciplina quando não há consciência. Sem consciência e sem medo entra em cena a coerção do Estado, uma forma legítima de violência, para alcançar a obediência, e às vezes, alcança êxito. O problema maior é quando há pouca consciência e perda do medo, que inviabilizam a disciplina e coloca ao Estado a necessidade de aumentar cada vez mais medidas repressivas, que além de perderem eficiência, tencionam mais ainda a relação da população com o Poder Público. Umas das saídas possíveis é um pacto social mediado pela razão, perdas e vantagens, cada parte abrir mão de parte de seus interesses para criar a condição de sobrevivência da espécie ".

⁠"Durante a sua jornada da vida muitos cachorros vão latir e tentar atrair sua atenção, não perca o foco, continue caminhando. Se você parar e revidar vai atrasar ou impedir de chegar no seu objetivo"

Aos amantes da verdade, uma recomendação: ame primeiro a sabedoria e por meio dela alcançarás algumas verdades. Amando primeiro a verdade sem o auxílio da sabedoria se tornará presa fácil das ilusões que distorcem e corrompem o real.

⁠"Torna-te o teu melhor amigo e nunca estarás só ".

⁠"Realize, construa, transforme em ato o seu potencial. Evite a autocastração e autosabotagem, mas canalize suas energias físicas, emocionais, psíquicas e espirituais para realizar seus objetivos. Evite as distrações e entretenimentos que dispersam e afastam você do foco. Há obstáculos no caminho porque não temos controle do mundo objetivo, por isso, se prepare para negociar com a realidade buscando em curto, médio ou longo prazo sua Vitória".

⁠"Só inicie um projeto quando você estiver suficientemente determinado a concluí-lo, independentemente do preço a ser pago. Na desistência você manda uma mensagem negativa para seu cérebro. Mas, quando você finaliza uma missão estabelecida, seu cérebro além de lhe conpensar com uma sensação prazerosa lhe estimula e fortalece sua estima para os próximos projetos ".

"O policial trabalha um plantão de 12 horas atendendo ocorrências de toda sorte, desde um parto na rua a uma troca de tiro. Emoções polarizadas, stress em vários níveis. Tudo isso depois de trabalhar 12 horas num bico, sem dormir e se alimentando precariamente, porque o salário que ganha é insuficiente para viver dignamente.Ele não pode errar, mas quando erra quem vai julgá-lo trabalha poucas horas num ambiente salubre, confortável, com ar condicionado, bem alimentado, com assessores, e um ótimo salário.Essa é a realidade do policial no Brasil".

⁠"Entre a saudade e a expectativa, carpe diem".

"A penumbra do crepúsculo decrescente de 2021 anuncia a aurora de 2022. Os anos, as horas, calendários e calculadoras são frutos das convenções humanas na tentativa de racionalizarem a vida. A passagem é uma sensação psicológica, porque a realidade é um fluxo contínuo de acontecimentos sucessivos. Atualize todo seu potencial transformador e seja você mesmo a mudança que tanto espera em 2022. Portanto, desejo que seja criativo e projete, ouse, surpreenda, seja solidário, ame e seja feliz. Assim, todos serão contagiados pela sua felicidade, o mundo melhora"

"⁠⁠Qual a fonte de tua ambição, a mente ou o coração? Se é a mente terás conquistas e muita aflição, mas se for o coração, encontrarás a verdadeira realização".

⁠"Um cavaleiro
bondoso, gentil e amoroso".

⁠⁠"A vida é assim e não importa a posição que você ocupa hoje, a roda vai girar a qualquer momento e esteja preparado para as mudanças. E o mais importante é cultivar e preservar a humildade, seja quando estiver na posição alta ou na baixa, porque o orgulho, a soberba e a arrogância serão esmagados a cada movimento da roda da vida. A humildade vai amortecer os impactos da mudança e ajudar a preservar a paz interior mesmo em momentos adversos ".

⁠"Pensar é um exercício básico da existência humana, e é inviolável, impenetrável. Mas atualmente, com o fenômeno das redes sociais, o pensar está sendo terceirizado".

"⁠Expectativa e perspectiva. O primeiro é esperar algo acontecer, seja resultado de suas ações ou das contingências, enquanto o segundo é um vislumbrar do horizonte, um ponto de vista. Expectativa gera ansiedade, e às vezes frustrações. Mas, a perspectiva é uma forma de olhar, de percepção, e de vivência sobre o resultado da expectativa. Às vezes é sua perspectiva que faz a diferença para lidar com as frustrações, os desejos não realizados de sua expectativa. Portanto, não deixe que sua expectativa diminua as possibilidades da perspectiva, porque mais importante que o fato é o sentido que você atribui a ele".

⁠"A solidão é reveladora e vai levar você a entender os motivos de sua chegada nesse estágio existencial. Uns descobrem que são bons demais e os outros não os merecem. Enquanto outros descobrem que não são bons o suficientes para serem merecedores. E uns poucos vão descobrirem que a solidão também revela o quanto são suportáveis para si mesmos. A solidão pode levar a pessoa a pensar que o mundo todo não presta ou que ela não presta para o mundo, e aí temos um narcisismo exacerbado e um complexo de inferioridade acentuado. A solidão não é isolamento social, mas uma forma de interiorização, de fechamento em si mesmo, um mergulho nas profundezas de suas vísceras, onde pode descobrir tesouros ou ouro de tolos. Esse processo vai desvelar que somos codependentes, e afetamos e somos afetados mutuamente. Descibriremos que temos defeitos e virtudes como todos, e nas relações interpessoais temos a oportunidade de administrar, e de encontrar a dosagem adequada para criar bons e saudáveis laços. Laços protetores e acolhedores, solidários e cúmplices, e não de aprisionamento, sufocamento. Somos um, somos uns".