Coleção pessoal de nicholasmerlone
8 de Dezembro - Dia da Justiça
"De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça..." As palavras imortais de Rui Barbosa ecoam como alerta permanente: a Justiça não é abstração, mas compromisso vivo com a dignidade humana.
Como nos ensinou Piero Calamandrei, juízes são os "guardiões das promessas" que transformam leis em realidade para o povo. E nessa nobre missão, caminham lado a lado com os advogados - juntos formam os pilares indispensáveis do Estado Democrático de Direito. Não há Justiça sem a dialética respeitosa entre a toga e a tribuna, entre quem julga e quem defende.
Celebramos hoje não apenas uma instituição, mas a coragem de aplicar o direito, a sabedoria de interpretá-lo e a humanidade de senti-lo. Que possamos renovar nossa fé: mesmo diante das adversidades, a Justiça ainda é a virtude que sustenta a República e dignifica a humanidade.
A relação entre juízes e advogados deve ser pautada pelo respeito mútuo, pela urbanidade e pela colaboração em prol da Justiça. O diálogo respeitoso em despachos e audiências fortalece a confiança no processo e revela a maturidade das instituições. Quando há escuta ativa, clareza e empatia, o Direito cumpre sua verdadeira função: aproximar pessoas em busca da verdade e da justiça.
O Dia do Livro celebra mais do que páginas e palavras — é a consagração da imaginação humana. Cada obra é uma ponte entre tempos, vozes e sonhos. Ler é um ato de liberdade e criação: quem lê, expande o mundo dentro de si e atinge mundos distantes sem sair do local da leitura. Hoje, honramos os livros — esses mestres silenciosos e gritantes que nunca deixam de ensinar, inspirar e transformar.
Que a esperança seja a luz que guia nossos passos,
a fé, a força que sustenta nossa jornada,
e a caridade, o gesto que revela o amor de Deus em nós.
Pois onde há humildade, o orgulho se cala,
e a alma encontra a verdadeira grandeza no servir.
"A República Democrática se consolida quando o Estado de Direito assegura, de forma irrestrita e sob a égide da Constituição, as liberdades fundamentais de expressão, imprensa, manifestação artística e reunião pacífica, constituindo estas não apenas garantias individuais, mas verdadeiros pilares da soberania popular e do pluralismo político, sem os quais a democracia se esvazia de sua substância e o poder constituinte originário resta traído em sua essência emancipatória."
"No mundo dos negócios, atualmente, como fruto da globalização, principalmente, econômica, e da grande competitividade, é preciso adaptar-se às céleres transformações. As empresas, os empresários, os empreendedores, como líderes, para sobreviverem, precisam se adaptar aos novos tempos, diferenciando-se dos concorrentes."
"As religiões, por diferentes caminhos, levam ao mesmo destino: bem-estar espiritual e fazer o bem sem ver a quem"
Ter compaixão com o próximo, significa ter compreensão e tolerância com esse, o que pode demandar um esforço constante, mas o resultado será compensador.
