Coleção pessoal de miguel_caparelli_neto
MEU MUNDO AOS 40.
"Nunca soube ao certo o que queria, e talvez por isso tenha sido mediano em tudo. Fui um médio filho, médio irmão, médio amigo, médio marido, médio profissional e um médio Alagbê. Mas ser mediano, no meu caso, nunca foi uma zona de conforto, era a saída da zona ruim. Meu esforço sempre foi diário, a busca por ser melhor do que eu fui ontem, e isso, ao longo do tempo, me levou à mediocridade. Uma mediocridade que eu precisei aprender a amar.
Aos 40, passei a entender melhor o amor fati, de Nietzsche, no qual se passa a aceitar, ou melhor, a amar, os desafios do destino, por mais dolorosos que sejam. Para um ser mediano como eu, essa filosofia se traduz num esforço motriz de uma usina nuclear, pois é preciso manter-se no patamar mediano, mesmo já com 40 anos.
Antes, a mediocridade não era o meu aspecto principal de vida. Aliás, sequer achava que um ser mediano poderia ser bom, pois sempre me cobrei pela excelência. Mas hoje, aos 40, a minha excelência é ser mediano. E por isso celebro minhas médias colunas, médios joelhos, médios pensamentos, média visão e a minha privilegiada calvície.
Ao final desta jornada, ao chegar do lado de lá, caso ele exista, não aceitarei os dizeres, 'você não tentou'. Pois briguei muito para ser mediano. E essa foi a minha maior luta. Bem-vindo aos 40."
"A alma, sendo levada por Caronte até Hades, talvez se sinta destruída por partir sem querer partir. Por outro lado, o vivo, quando não quer ficar, mas fica por uma retidão moral, talvez também se sinta destruído. Corpo e alma vivem o paradoxo de querer ser e não estar, de estar sendo e, ao mesmo tempo, não estar."
Tenho o caos dentro de mim. É uma força bruta e primitiva, desejando sempre mais e mais espaço. Eu, mesmo que debilmente, o trato com o melhor que posso lhe oferecer, pelo simples motivo que, este caos, é a minha força motriz.
O passado sempre é mais confortável. Apesar das dificuldades ele foi superado. O presente sempre é dolorido, pois a chicotada da vida é forte, presencial sempre. O futuro é indeterminado, causando medo, ansiedade e impaciência. Saiba conviver com suas cicatrizes.
"Desafiar-se quando estás à beira do precipício, é correlato ao boot em um sistema operacional, ou seja, força-te a reiniciar o sistema na marra"
"No oceano da vida, navegar sozinho pode ser prazeroso na mesma proporção que doloroso; A vista azul do infinito e esperança pode também se tornar cinza e turva igualmente; Devemos trabalhar, para que possamos enxergar além, tanto do azul quanto do cinza."
"Não aguarde abraço de ninguém (talvez dos pais, TALVEZ), não espere intervenções divinas. Não espere que alguém fique com dó de você e lhe ofereça o ombro pra chorar. A vida me ensinou, que o travesseiro é o seu melhor amigo, que intervenção divina não ocorrerá, se não houver um primeiro passo e o ombro pra chorar é o que sustenta sua cabeça."
"Nunca devemos esquecer o passado, pois é lá que conseguiremos sabedoria e respostas para o nosso futuro."
"A estrada da vida é longa e sinuosa, peculiarmente sem retorno! Os percalços do caminho é individual, rindo ou chorando deverão ser ultrapassados; sobre estes contratempos, parafraseio Nietzsche: "É preciso tratar os problemas como se fosse um banho frio: entrar e sair rapidamente"
" A concupiscência é a semente que Mamon plantou em nós. Pobre de nós, sem ela. O que devemos pensar e realizar é a forma de cultivo"
O progresso tanto da vida pessoal quanto da profissional, requer reinvenções das situações existentes! Fiz novas escolhas, percorri novos caminhos e também reinventei problemas. Já não me questiono tanto e passei a entender-me mais.
"Fases ruins são como cicatrizes, servem para que no futuro você olhe para trás e veja que seu passado foi verdadeiro. Veja, Pai, minha fé ao senhor é grande, mas a fé do senhor em mim é infinita. Obrigado"
Repetindo os dizeres de Sartre, "Detesto as vítimas quando elas respeitam os seus carrascos", não se faça de vítima em sua vida, os carrascos (problemas) não devem serem respeitados e sim combatidos.
"Todas as vezes no qual questiono o presente; Meus sonhos demonstram os piores do meu passado. Pode ser talvez que estejam mostrando a distância que percorri, com curvas sinuosas, forçando-me a entender que devo continuar; Só espero, não ter errado a estrada, pois o tempo é inexorável."
"O ato de mendicância ou praticar a mendicidade, obviamente por clara necessidade, expõe o sujeito a pior humilhação da terra. Esqueça empatia, cumplicidade e também não espere intervenção divina, para que se altere o quadro. Siga a frase Suae quisque fortuna faber (o homem é arquiteto de seu próprio destino). Seja prudente como a serpente e lute como leão, é uma simples questão de sobrevivência"
"A vida é muito fácil, fazendo-se de tonto, pense que as vezes a simplicidade da idiotice poderá ser conveniente."
