Coleção pessoal de mayarinha00

21 - 40 do total de 89 pensamentos na coleção de mayarinha00

As coisas, os acontecimentos, a felicidade, o amor e o sofrimento restariam frustados, se se conservassem mudos e a gente se limitasse a saboreá-los e experimentá-los.

É preferível inspirar confiança ao mundo e não instigar as paixões dele. Bem melhor é que nos reputem "bom" e não "belo"!

Uma inverdade suscetível de intensificar as energias equivale a qualquer verdade esterilmente virtuosa.

O mais extremo fervor dedica-se ao que é totalmente suspeito.

Haverá, contudo, alguma soma de felicidade comum a todos os homens?
Com relação à vida material, é a posse do necessário. Com relação à vida moral, a consciência tranqüila e a fé no futuro.

Antes de censurardes as imperfeições dos outros, vede se de vós não poderão dizer o mesmo.

Nenhum conhecimento é inútil.

Há pessoas as quais não é fácil conviver, mas que jamais se podem abandonar.

Na incerteza de como deva proceder com o seu semelhante, em dada circunstância, trate o homem de saber como quereria que com que ele procedessem, em ciscunstância idêntica. Guia mais seguro que a própria consciência nâo lhe podia Deus haver dado.

Os fenômenos mais interessantes da vida têm provavelmente sempre esse aspecto duplo de passado e futuro; talvez sejam sempre progressivos e regressivos ao mesmo tempo. Revelam a ambiguidade da própria vida.

Um professor é a personificada consciência do aluno; confirma-o nas suas dúvidas; explica-lhe o motivo de sua insatisfação e lhe estimula a vontade de melhorar.

Música e fala - insistia - deveriam andar unidas, eram no fundo, uma e a mesma coisa, a fala era música, a música um modo de falar.

Quanto mais inteligência tem o homem para compreender um princípio, tanto menos escusável é de o não aplicar a si mesmo. Em verdade vos digo que o homem simples, porém sincero, está mais adiantado no caminho de Deus, do que um que pretenda parecer o que não é.

O primeiro princípio da justiça é este: Não façais aos outros o que não quereríeis que vos fizessem.

Deixando a vida futura de estar velada pela dúvida, o homem perceberá melhor que, por meio do presente, lhe é dado preparar o futuro.

Talvez se resumam nisso a própria juventude, a espontaneidade, a coragem e a profundeza da vida pessoal, a vontade e a faculdade de experimentar e viver com plena vitalidade a parte natural do ser.

Ser jovem quer dizer ser original, quer dizer conservar-se próximo das fontes da vida, quer dizer erguer-se e sacudir as amarras de uma civilização obsoleta, ousar o que outros não têm coragem de arriscar, e saber voltar a imergir no elementar.

Tudo tem sido nada outrora, antes de chegar a ser alguma coisa.

O amor é, sem dúvida alguma, uma espécie de nobre seletividade na esfera do sexo.

...perigo de crer que Deus desejasse que o Mal acontecesse, Deus não queria isso, nem tampouco que o Mal não fosse praticado, porém sem querer ou não querer, autorizava a realização do Mal, o que, na verdade, contribua para a perfeição do mundo. Não passaria, no entanto, de aberração asseverar que Deus admitia o Mal em prol do Bem.