Coleção pessoal de jose_vitor_evaristo_de_souza

61 - 80 do total de 158 pensamentos na coleção de jose_vitor_evaristo_de_souza

Se minha Teoria da Relatividade estiver correta, a Alemanha dirá que sou alemão e a França me declarará um cidadão do mundo. Mas, se não estiver, a França dirá que sou alemão e os alemães dirão que sou judeu.

Se A é o sucesso, então A é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada.

O ser humano vivencia a si mesmo, seus pensamentos como algo separado do resto do universo – numa espécie de ilusão de ótica de sua consciência. E essa ilusão é uma espécie de prisão que nos restringe a nossos desejos pessoais, conceitos e ao afeto por pessoas mais próximas. Nossa principal tarefa é a de nos livrarmos dessa prisão, ampliando o nosso círculo de compaixão, para que ele abranja todos os seres vivos e toda a natureza em sua beleza. Ninguém conseguirá alcançar completamente esse objetivo, mas lutar pela sua realização já é por si só parte de nossa liberação e o alicerce de nossa segurança interior.

O mundo não está ameaçado pelas pessoas más, e sim por aquelas que permitem a maldade.

⁠Ore, mas continue remando até alcançar terra firme.

Na vingança e no amor a mulher é mais bárbara do que o homem.

Uma vez tomada a decisão de não dar ouvidos mesmo aos melhores contra-argumentos: sinal do caráter forte. Também uma ocasional vontade de se ser estúpido.

Há uma exuberância na bondade que parece ser maldade.

O macaco é um animal demasiado simpático para que o homem descenda dele.

Se se tem caráter, tem-se também uma experiência típica própria, que sempre retorna.

O atrativo do conhecimento seria pequeno se no caminho que a ele conduz não houvesse que vencer tanto pudor.

Quem luta com monstros deve velar por que, ao fazê-lo, não se transforme também em monstro. E se tu olhares, durante muito tempo, para um abismo, o abismo também olha para dentro de ti.

Encontra-se sempre, aqui e ali, algum semideus que consegue viver em condições terríveis, e viver vencedor! Quereis ouvir os seus cantos solitários? Escutai a música de Beethoven.

O sábio como astrônomo. - Enquanto sentires as estrelas como algo "acima de ti" não possuis ainda o olhar do homem que sabe.

No convívio com sábios e artistas facilmente nos enganamos no sentido oposto: não é raro encontrarmos por detrás dum sábio notável um homem medíocre, e muitas vezes por detrás de um artista medíocre - um homem muito notável.

O que é o macaco para o homem? Uma risada ou uma dolorosa vergonha.

A vida mais doce é não pensar em nada.

É pelas próprias virtudes que se é mais bem castigado.

Quem, em prol da sua boa reputação, não se sacrificou já uma vez – a si próprio?

Tudo é precioso para aquele que foi, por muito tempo, privado de tudo.