Coleção pessoal de JaniaraLimaMedeiros

41 - 60 do total de 168 pensamentos na coleção de JaniaraLimaMedeiros

Por que escreveria em versos? Ninguém dá importância a isso agora. Na nossa era de maturidade cética, o verso é uma forma que aposentou-se antes da reforma da previdência. Prefere-se a prosa, que em razão da sua liberdade de movimento está mais de acordo com os instintos da democracia.

O trabalho dialético cansa minha mente.
As futilidades são úteis para relaxar.

Atos políticos são atos históricos acompanhados de forças sociais que podem se manifestar mais complexas ao longo do tempo, ou não, e consequentemente exercer maior pressão às decisões políticas (ou não).

Que nos saciemos de sentimentos e pensamentos bons. Porque só cresce (dentro ou fora de nós) o que alimentamos.

O homem que vê maldade em tudo, só transborda o que está em seu coração.

A maturidade me ensinou que não devo falar tudo o que penso, ou que não devo falar de qualquer forma a qualquer hora. As verdades são temporais. Fatos esclarecidos com a cabeça fria, apoiados na razão e empatia impedem ações levadas pela emoção. É sábio refletir, mudar de opinião e de atitudes também, se preciso.

"Escrevam-me sempre."

Nesse pedido Gramsci não só manifestava sua ânsia paterna para receber notícias dos filhos como o princípio da formação humana, conscientizando-os sobre as ações possibilitam ao homem reconstruir, reorganizar e refazer de forma disciplinada.


Belas cartas de um pai, educador dos seus filhos.

Em briga de marido e mulher deve-se meter a colher, sim!

Ninguém deve ser omisso diante da violência contra a mulher.
O feminicídio pode ser evitado: meta a colher e outros talheres se preciso forem!

Amo a Língua Portuguesa: viva, mutante, em pleno desenvolvimento. Nós, falantes, somos corresponsáveis pela produção da gramática. Somos as peças fundamentais aos estudos dos gramáticos e, estes sim, os responsáveis pela regulamentação e orientação ao padrão de uso a ser adotado.

A gramática possui a importante função de orientar padronizadamente o uso da língua.
Os falantes nativos exteriorizam as mudanças da língua por meio do uso. Uso que é analisado e regulado pelos gramáticos. Assim recomeça o ciclo e se dá o desenvolvimento dos elementos constituintes da linguagem.

O sucesso do líder depende da equipe. Não só da sua formação técnica como também da relação mútua de confiança.

Indivíduos mais atentos e receiosos de serem traídos e decepcionados são os que facilmente poderão trair e decepcionar.
Desconhecem a lealdade.

Por mais que decisões sejam necessárias, é fundamental não se precipitar para não agir pela emoção. Nem tudo o que parece ser realmente é. Observar em silêncio é melhor passo à razão.

Sempre achei inteligente falar o que penso. Hoje acho sábio ouvir e poupar minhas opiniões somente para terrenos férteis.

Os maiores temores ou desconfianças são exatamente do que o homem é capaz de gerar. Se receia decepção ou traição ou desconfia tanto de mentiras é porque é capaz de mentir, trair e decepcionar.

A raiz das contendas está na língua maldita. É o poder do discurso que envolve, convence e é usado para o mal.

Somente o tolo não é capaz de mudar de opinião.

Os alunos preferem prática à teoria.
É um dilema histórico.

Observe que pessoas felizes e realizadas são livres de ressentimentos e não retroalimentam contendas.

Pessoa experiente não é o mesmo que pessoa madura. Ela pode ter tido muita vivência em determinada área e não aplicar adequadamente seus conhecimentos a fim
de tratar e sanar, principalmente, diferenças e adversidades.