Coleção pessoal de GustavoDias

21 - 40 do total de 75 pensamentos na coleção de GustavoDias

Nosso pensamento é imperfeito, mas somente pode ter sido criado por um ser perfeito que é Deus.

1596/1650

É necessário que ao menos uma vez na vida você duvide, tanto quanto possível, de todas as coisas

Para se pensar deve-se em primeiro pensar. Não há forma fácil de se resolver problemas difíceis.

Todas as coisas possíveis de cair sob o conhecimento dos homens seguem-se umas às outras da mesma maneira que não pode haver quaisquer tão afastadas a que não se chegue por fim, nem tão ocultas que não se descubram.

A razão ou o juízo é a única coisa que nos faz homens e nos distingue dos animais.

Todos os homens dão mais atenção às palavras do que às coisas; o que faz com que concordem muitas vezes com termos que não entendem e que não se preocupam em entender, ou porque acreditam tê-los entendido noutros tempos, ou porque lhes pareceu que aqueles que lhos ensinaram conheciam-lhe o significado e que eles o aprenderam pelo mesmo meio.

Retive-me numa caverna onde, não encontrando nenhuma conversa que me distraísse, e não tendo, aliás felizmente, nenhuma preocupação nem paixão que me perturbasse, ficava o dia inteiro sozinho fechado num cômodo aquecido, onde tinha bastante tempo disponível para entreter-me com meus pensamentos.

Mas o que sou eu então? Uma coisa que pensa. E o que é uma coisa que pensa?

Para examinar a verdade, é necessário, uma vez na vida, colocar todas as coisas em dúvida o máximo possível.

A mais elevada satisfação de um cientista é chegar à compreensão de que o próprio Deus não poderia ter organizado essas conexões de nenhuma outra maneira a não ser da maneira que realmente existe, assim como não estaria em Seu poder fazer com que 4 fosse um número primo.

⁠Ao dizer que a idéia de um Deus é irracional, você está chamando todos os cientistas e filósofos que acreditavam em Deus como: Francis Collins, Nicolau Copérnico, Johannes Kepler, Galileu Galilei, René Descartes, Isaac Newton, Robert Boyle, Michael Faraday, Gregor Mendel, Max Planck, Wernher von Braun, Louis Pasteur, e William Daniel Phillips de irracionais.

⁠Devemos crer em Deus e não ter outros deuses além dele. Ele é eterno, onipresente, onisciente, onipotente, criador de todas as coisas, sábio, justo, bom e santo. Devemos amá-lo, temê-lo, honrá-lo e confiar nele, orar a ele, dar-lhe graças, louvá-lo e santificar seu nome, cumprir seus mandamentos e dispor de tempo para honrá-lo em culto.

⁠Proclamo Jesus como filho de Deus em nome da ciência. Meu espírito científico, que dá grande valor à relação entre causa e efeito, compromete-me a reconhecer que, se ele não o fosse, eu não mais saberia quem ele é. Mas ele é o filho de Deus. Suas palavras são divinas, sua vida é divina, e foi dito com razão que existem equações morais assim como existem equações matemáticas.

Nenhum teoria científica já foi aceita sem oposição!

Vocês jovens, doutores, cientistas do futuro não se deixem abalar por um ceticismo estéril, nem se deixem desencorajar pela tristeza de certas horas que as nações passam!

⁠Quando uma pessoa burra se converte ao ateísmo, fica muito difícil dela refletir sobre o mundo a sua volta.

O raciocínio e senso crítico sempre são adormecidos pelas palavras que gostamos de ouvir.

Mentiras são sempre mentiras mesmo que venham a soar como verdades.

Acredito que a humanidade precisa sim de um milagre, o milagre da inteligência, para que possam no mínimo julgar a própria condição em que se encontram.

Dizer não acreditar em Deus não adianta em nada quando pessoas se auto denominam como deuses.