Coleção pessoal de FranciscoFontes

1 - 20 do total de 538 pensamentos na coleção de FranciscoFontes

A idade vai avançando e apesar do tempo auspicioso, dizem que estamos ficando chatos e intolerantes. Na verdade é que com a idade, as obrigações nos tocam de formas diferentes e a lucidez frente à verdadeira ignorância e a falta de respeito nos é cada vez mais presente, assim, mais maduros, vamos chateando com a quantidade enorme de 'verdinhos' que acham que o conhecimento é maior que o discernimento, ou que o novo sempre se sobrepõe ao antigo. Basta o tempo, construir boas histórias e adquirir um bom discernimento para não passarmos disso, velhos e rabugentos.

Se há uma palavra que exemplifica bem como podemos exercer o pilar dos mandamentos Daquele que veio como o Filho de Deus, essa palavra é fraternidade. Antes Dele era a essência em ser irmão, mas depois, o real exercício do "Amar ao próximo como à ti mesmo". Que este Natal nos transborde do espírito que leva consigo a arte deste amor.

IA sem o Húmus
Já tentei amar, mas nem adorar consegui
Já tentei odiar, mas não me permiti
Já ajudei sem querer ninguém auxiliar
Já neguei também, podendo ajudar
Já ouvi e vi de tudo, fingindo não saber
Já entrei em situações que restou arrepender
Já me surpreendi recebendo o que não dei
Mas também já dei o que ninguém merecia receber
Nem as minhas faculdades cognitivas, tampouco as experiências superarão a tranquilidade que uma máquina tem de tomar decisões, mas isso até o momento em que assim como eu, além de conhecer sentimentos e os processos pelos quais eles ocorrem, ela também for capaz de sentir.

Sou de quem tiras o teu sustento;
Sou quem te permites ficar de pé;
Sou quem não podes subjugar;
Sou aquilo que estava antes de ti;
Sou quem estará depois que for;
Sou através de quem o teu veículo se fez emprestar, e para quem a qualquer custo será devolvido;
Sou a quem pensas não tem valor, mesmo a insignificância estando em ti;
Sou a paciência no tempo sem fim;
Sou o que sabe tudo tem tempo;
Sou a história contada e a que nunca se contou;
Sou todos os elementos juntos;
Sou para o dia que amanhece, e para a tarde que cai;
Sou para a noite do teu sono e para o brilho do sol;
Sou a tua maior dependência, para que se faça existir;
Sem eu, tu não és!

Assim como o livre arbítrio têm limites no contexto ao qual estou inserido, no quanto de conhecimentos e criatividades me cabem, também temos limites neste viver plenamente. Para quem não sabe, qualquer aprendizado engrandece e para quem não tem, o pouco quase sempre basta. Portanto, como a tua liberdade, a tua plenitude está fadada aos limites da tua fome.

Nenhuma vida é tão vida se não for em companhia, portanto, a eternidade, a riqueza, a saúde ou a falta de quaisquer preocupações jamais seriam bem vindas se acompanhadas da solidão, essa sim, a fagulha de um mal que apavora qualquer bem.

+Q Atores
Entre o bem e o mal, não passamos de representantes de um ou de outro. Impossível não escorregar entre uma representação e outra, o que nos torna imperfeitos, mas é nesta imperfeição que exercemos o livre arbítrio e definimos com as próprias escolhas a essência de nossa melhor atuação.

A todos os pais, às mamães que também são pais, "felicitas te", pois, o tempo é eterno, mas para certas coisas em nossa existência ele é extremamente breve. 🙏

+Q Florista
Como toda rosa é uma flor, mas nem toda flor é uma rosa, todo e qualquer mal é uma verdade, mas nem toda verdade é um mal. Ainda assim, é tênue a distância entre a realidade e a ficção, ou entre a verdade e a hipocrisia, e isso quando o verdadeiro mal exercido em seus limites, para ser entendido e expressado é pintado pelo romantismo, exposto poeticamente e leve como as pétalas de uma flor.

Que máquinas, livros ou anotações jamais esqueçam de minhas memórias, pois, o homem não é capaz de lembrar de si mesmo.

⁠O amor é a única lente com a qual é possível ver o que está além das aparências.

Quando um não existindo o outro também não precisa existir, então um não aniquila o outro, nem o outro um, senão, isso seria aniquilar a si mesmo. Jogar como se quisesse, mas sem nunca aniquilar um o outro ou o inverso, é a melhor forma de manter o jogo ativo e sendo chamados de grandes jogadores, principalmente por crianças que não entendem o espírito do jogo.

⁠+Q Política Internacional
Quando o teu amigo para se dar bem te desconhece,
é hora de compará-lo ao teu inimigo. Possivelmente,
ao pô-los na balança, o teu inimigo se faz melhor
amigo que este amigo que tu achavas ter.

O razo de algumas pessoas é como o fundo do mar, é melhor conhecer apenas a superfície, linda e poética.⁠

⁠Há muita gente que segue, ou tenta seguir as etiquetas, podendo até serem instrutores delas, mas poucos são mais que atores, mais que simples lobos em pele de cordeiro. Se uma etiqueta rotula os produtos, como garantir que as regras de etiqueta não passem de um rótulo em si sem se achar melhor que ninguém, o que costumam presumir os etiquetados?

⁠Onde o fogo impera, a água não tem vez. Assim também é o inverso, seus antônimos. Por isso, esteja sempre onde pode estar, onde merece e for bem vindo.

⁠Financeiramente, pior que um rico soberbo é um abastado soberbo, aquele que desmerece quem ainda não chegou lá, nem roubando, nem matando ou tampouco, mentindo, como a maioria, felizmente, não todos.

⁠Toda uma vida não é feita só de coisas boas, mas que sejam os bons momentos de muitíssimo valor, de muitas felicidades e inesquecivelmente gratificantes.

⁠Os alicerces de uma sociedade estão cravados na educação que seus indivíduos recebem, em como são educados, treinados e elevados. A gestão da educação jamais deveria espelhar autoritarismo, pedindo que todos sejam democráticos. 'Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço' nunca bem ensinou.

⁠Neste sistema de coisas o trabalho deveria ser uma atividade voltada à manutenção, à melhoria e à sustentabilidade deste sistema. Independente do conhecimento e capacidades individuais, o fruto do trabalho deveria ser dividido por igual, à todos, fomentando o prazer em realizá-lo, mas não é assim que o definimos, tampouco o abordamos. No trabalho, ao menos na maioria, quem realmente trabalha, há mais desprazer que prazer em neste existir.