Coleção pessoal de elianacatariiina

101 - 120 do total de 115 pensamentos na coleção de elianacatariiina

Geralmente aqueles que sabem pouco falam muito e aqueles que sabem muito falam pouco.

O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete.

O sábio nunca diz tudo o que pensa, mas pensa sempre tudo o que diz.

Sou fadado a, mesmo enquanto caminho na companhia de dois homens quaisquer, aprender com eles. Imito as qualidades de um; os defeitos do outro, corrijo-os em mim mesmo.

O inimigo mais perigoso que você poderá encontrar será sempre você mesmo.

Cem vezes todos os dias lembro a mim mesmo que minha vida interior e exterior, depende dos trabalhos de outros homens, vivos ou mortos, e que devo esforçar-me a fim de devolver na mesma medida que recebi.

Os problemas significativos que enfrentamos não podem ser resolvidos no mesmo nível de pensamento em que estávamos quando os criamos.

Se você continua vivo é porque ainda não chegou onde devia.

Há uma inocência na admiração: é a daquele a quem ainda não passou pela cabeça que também ele poderia um dia ser admirado.

A alegria que se tem em pensar e aprender faz-nos pensar e aprender ainda mais.

Quando vires um homem bom, tenta imitá-lo; quando vires um homem mau, examina-te a ti mesmo.

Agir, eis a inteligência verdadeira. Serei o que quiser. Mas tenho que querer o que for. O êxito está em ter êxito, e não em ter condições de êxito. Condições de palácio tem qualquer terra larga, mas onde estará o palácio se não o fizerem ali?

Escrever é esquecer. A literatura é a maneira mais agradável de ignorar a vida. A música embala, as artes visuais animam, as artes vivas (como a dança e a arte de representar) entretêm. A primeira, porém, afasta-se da vida por fazer dela um sono; as segundas, contudo, não se afastam da vida - umas porque usam de fórmulas visíveis e portanto vitais, outras porque vivem da mesma vida humana.
Não é o caso da literatura. Essa simula a vida. Um romance é uma história do que nunca foi e um drama é um romance dado sem narrativa. Um poema é a expressão de ideias ou de sentimentos em linguagem que ninguém emprega, pois que ninguém fala em verso.

A arte é a autoexpressão lutando para ser absoluta.

Às vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido.