Coleção pessoal de edsonkpalacio
"A verdadeira mudança não depende de ser notada. Ela se revela verdadeiro quando não há reconhecimento, quando não há reciprocidade — e mesmo assim persiste, porque está firmada em um amor maior, no que é eterno."
"A dificuldade de mudança é quando uma pessoa só consegue visualizando no outro o oposto de tudo o que foi. Como se precisasse de um espelho limpo para apagar os borrões do passado. A mudança por Jesus não busca aprovação, vive por propósito, fé e direção. O amor recíproco vem no tempo de perfeita união, com quem tem o mesmo alvo no coração."
Ser útil ao outro é uma das formas mais bonitas de dar sentido à vida. Não importa o tamanho do gesto, importa o amor com que é feito.
Isaías 9,6 – O Menino é Deus Forte
“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado. [...] E será chamado: Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz.”
Isaías profetiza que o Messias nasceria como criança, mas seria chamado Deus Forte
João 10,17-18 – Jesus tem poder sobre a vida e a morte
“Dou a minha vida para retomá-la. Ninguém a tira de mim, mas eu a dou por minha própria vontade.”
Jesus afirma que tem poder divino sobre a vida e a morte.
João 1,14 – O Verbo se fez carne
“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós.”
João já havia dito que o Verbo era Deus (Jo 1,1).
. Filipenses 2,5-8 – Deus se fez servo
“Cristo Jesus, existindo em forma de Deus, não considerou como usurpação o ser igual a Deus, mas esvaziou-se a si mesmo, assumindo a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens.”
Ele esvazia-se voluntariamente, ou seja, não perde sua divindade
Isso mostra grandeza e humildade
Eu e o Pai somos um.
(João 10:30)
Responderam os judeus: "Não vamos apedrejá-lo por nenhuma boa obra, mas pela blasfêmia, porque você é um simples homem e se apresenta como Deus".
(João 10:33)
"Algumas presenças encantam os olhos, mas confundem o coração. O amor não faz alarde, não coleciona conquistas — ele permanece onde há verdade. Nem todo desejo é sorte; às vezes, a verdadeira sorte é não estar onde falta sentido."
"Há encontros que parecem promissores, mas só nos testam. Onde reina a vaidade, o amor não cria raízes. E enquanto muitos disputam o efêmero, a verdadeira paz está em não ser escolhido por aquilo que nunca teve essência."
"Nem tudo que brilha é amor — há brilhos que cegam. Enquanto a vaidade atrai muitos olhares, o amor, silencioso, opta com verdade. Às vezes, estar fora de determinados caminhos, é onde o coração encontra sua maior proteção"
"Por causa dos apegos, vícios, de comportamento, ideologias e medo do futuro, muitos deixam escapar o amor que poderia durar a vida inteira. Afinal, mãos que não se abrem para o amor verdadeiro acabam deixando escapar a felicidade que tanto buscavam."
📜 Reflexões ampliadas dos Dez Mandamentos
5. Não matar
O Quinto Mandamento – "Não matar" – não se limita apenas à proibição do ato radical físico de tirar a vida.de alguém. Se aplica também quando simbolicamente se despreza, se marginaliza ou se ignora alguém como se não existisse.
📜 Reflexões ampliadas dos Dez Mandamentos
4. Honrar pai e mãe.
Vai além da obediência infantil. É uma chamada à gratidão, cuidado e respeito contínuo pelos pais e autoridades legítimas. Desonra-se esse mandamento ao negligenciar os idosos, desrespeitar a qualquer pessoa que exerça uma função de formação e orientação.
📜 Reflexões ampliadas dos Dez Mandamentos
3. Guardar domingos e festas de guarda.
Este mandamento nos chama a consagrar o "Dia do Senhor" ao próprio Senhor, reservando tempo para estar com Ele em oração, escuta da Palavra e participação na Eucaristia.
📜 Reflexões ampliadas dos Dez Mandamentos
2. Não tomar o nome de Deus em vão.
Este mandamento não é apenas sobre blasfêmias. Inclui também invocar o nome de Deus de maneira leviana, usar a fé para manipular, jurar falsamente, ou utilizar o sagrado para interesses pessoais ou políticos.
📜 Reflexões ampliadas dos Dez Mandamentos
1. Amar a Deus sobre todas as coisas.
Não se trata apenas de reconhecer a existência de Deus, mas de colocar Deus no centro da vida. Violamos esse mandamento quando substituímos Deus por ídolos modernos, como dinheiro, poder, vaidade ou ideologias.
Amar os inimigos não significa aprovar o mal que essas pessoas fazem a si mesmas e aos outros. Amar quem te persegue é deseja o bem mesmo assim, por causa de Jesus.
Por causa da fé, no dia a dia não devemos seduzir, ou seja, chama a atenção para si mesmo esquecidos de Deus. Somos chamados a conduzir pessoas para Jesus!