Coleção pessoal de DamVob
Os solitários são inúmeros, mas raros são os indivíduos. O motivo é que o mundo inteiro pesa sobre os ombros do indivíduo, ao passo que o fardo da solidão é limitado ao peso de uma só pessoa.
Grandes homens só se tornam "grandes" quando a maioria se apequena. Sua grandeza se ancora numa tacanhice previamente institucionalizada. Quase sempre, a interdependência inerente a todo contexto social é ignorada: o sujeito já nasce grande, ou se torna assim por conta de alguma predestinação mirabolante, quase mística.
Os verdadeiros grandes homens raramente são reconhecidos em seus momentos cruciais e em sua plena dimensão – justamente quando mais ameaçam a tacanhice do status quo. Pois a grandeza unânime e instantânea quase sempre é um monumento de propaganda, erguido pelo poder que ela serve.
Os sábios têm pouquíssimas certezas. Os medíocres têm algumas. Os imbecis, por outro lado, têm todas.
Bordéis são construídos com tijolos arrancados de igrejas; prisões, com lajotas retiradas de escolas.
Não espere coerência de um animal. Um cão mastigará os restos de uma fralda suja e em seguida lamberá a boca de seu dono, e fará isso sem um pingo de maldade no coração. Já o homem, esse animal desnaturado, cuspirá no prato onde come por uma boa razão — quase sempre desconhecida.
Farinha e água
Ou fazem um pão
Ou fazem um bolo.
Carne e sangue
Ou fazem um sábio
Ou fazem um tolo.
Tudo que se refere ao ser humano me deprime
Cada vez mais e cada vez mais
A humanidade em mim se imprime.
Quão distantes estamos em realidade
Dos animais?
Talvez unicamente nos diferenciemos
Não por alguma razão ou sentimento que temos
Mas pela vaidade.
Nesses tempos em que as pessoas preferem mil vezes passar horas ouvindo aquilo que não lhes diz nada é que a profissão de psicanalista faz o maior dos sentidos.
Nem a verdade, nem o conhecimento. A única coisa que liberta mesmo, irrevogavelmente, uma pessoa, é a morte.
