Coleção pessoal de carlos3ggg
181 - 200 do total de 737 pensamentos na coleção de carlos3ggg
Agrada-nos o homem sincero, porque nos poupa o trabalho de o estudarmos para o conhecermos.
Há muita gente que, assim como o eco, repete as palavras sem lhes compreender o sentido.
O medo e o entusiasmo são contagiosos.
O homem de juízo aproveita, o tolo desaproveita a experiência própria.
Há empregos em que é mais fácil ser homem de bem, que parecê-lo ou fazê-lo crer.
Somos bons consoladores, e muito maus sofredores.
Somos enganados mais vezes pelo nosso amor-próprio do que pelos homens.
Ninguém é tão solícito e diligente em requerer empregos, como aqueles que menos os merecem.
Há muita gente boa e feliz, porque não tem suficiente liberdade para se fazer má e desgraçada.
O estudo confere ciência, mas a meditação, originalidade.
O homem que despreza a opinião pública é muito tolo ou muito sábio.
Os erros de uns são lições para outros; estes acertam porque aqueles erraram.
Os anos mudam as nossas opiniões, da mesma forma que alteram a nossa fisionomia.
O homem de palavra é aquele que menos fala.
Os maldizentes, como os mentirosos, acabam por não merecer crédito ainda que digam verdades.
Os povos desencantados tornam-se insubordinados.
Ainda que perdoemos aos maus, a ordem moral não lhes perdoa, e castiga a nossa indulgência.
A sabedoria é geralmente reputada como pobre, porque não se podem ver os seus tesouros.
Os homens, para não desagradarem aos maus de quem se temem, abandonam muitas vezes os bons, a quem respeitam.
As ideias novas são para muita gente como as frutas verdes que travam na boca.