Coleção pessoal de carlos3ggg

181 - 200 do total de 737 pensamentos na coleção de carlos3ggg

Agrada-nos o homem sincero, porque nos poupa o trabalho de o estudarmos para o conhecermos.

Há muita gente que, assim como o eco, repete as palavras sem lhes compreender o sentido.

O medo e o entusiasmo são contagiosos.

O homem de juízo aproveita, o tolo desaproveita a experiência própria.

Há empregos em que é mais fácil ser homem de bem, que parecê-lo ou fazê-lo crer.

Somos bons consoladores, e muito maus sofredores.

Somos enganados mais vezes pelo nosso amor-próprio do que pelos homens.

Ninguém é tão solícito e diligente em requerer empregos, como aqueles que menos os merecem.

Há muita gente boa e feliz, porque não tem suficiente liberdade para se fazer má e desgraçada.

O estudo confere ciência, mas a meditação, originalidade.

O homem que despreza a opinião pública é muito tolo ou muito sábio.

Os erros de uns são lições para outros; estes acertam porque aqueles erraram.

Os anos mudam as nossas opiniões, da mesma forma que alteram a nossa fisionomia.

O homem de palavra é aquele que menos fala.

Os maldizentes, como os mentirosos, acabam por não merecer crédito ainda que digam verdades.

Os povos desencantados tornam-se insubordinados.

Ainda que perdoemos aos maus, a ordem moral não lhes perdoa, e castiga a nossa indulgência.

A sabedoria é geralmente reputada como pobre, porque não se podem ver os seus tesouros.

Os homens, para não desagradarem aos maus de quem se temem, abandonam muitas vezes os bons, a quem respeitam.

As ideias novas são para muita gente como as frutas verdes que travam na boca.