Coleção pessoal de Augusto.

21 - 40 do total de 68 pensamentos na coleção de Augusto.

Quando realmente ficares triste e com a mente perturbada, recomendo que convoques um exército para combater as feras que tendem a te enjaular. Eis os soldados: poetas, palhaços e novos amigos.

Augusto Vicente
23 compartilhamentos
Tags: reação superação

As dificuldades são o aço estrutural que entra na construção do caráter.

Carlos Drummond de Andrade.
497 compartilhamentos

A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade.

Mary Cholmondeley
4.2 mil compartilhamentos

A minha vontade é forte, porém minha disposição de obedecer-lhe é fraca.

Carlos Drummond de Andrade
3.7 mil compartilhamentos

Só é lutador quem sabe lutar consigo mesmo.

Carlos Drummond de Andrade
1.2 mil compartilhamentos

Da mesma forma que as mulheres entregam-se aos seus desejos de evolução, os homens deveriam entregar-se a filosofia. Se isso ocorresse em maior escala, testemunharíamos dois fenômenos: mulheres mais bem acompanhadas e a extinção de machos digladiando-se pelo poder.

Augusto Vicente
2 compartilhamentos

O contrário do Amor

O contrário de bonito é feio, de rico é pobre, de preto é branco, isso se aprende antes de entrar na escola. Se você fizer uma enquete entre as crianças, ouvirá também que o contrário do amor é o ódio. Elas estão erradas. Faça uma enquete entre adultos e descubra a resposta certa: o contrário do amor não é o ódio, é a indiferença.

O que seria preferível, que a pessoa que você ama passasse a lhe odiar, ou que lhe fosse totalmente indiferente? Que perdesse o sono imaginando maneiras de fazer você se dar mal ou que dormisse feito um anjo a noite inteira, esquecido por completo da sua existência? O ódio é também uma maneira de se estar com alguém. Já a indiferença não aceita declarações ou reclamações: seu nome não consta mais do cadastro.

Para odiar alguém, precisamos reconhecer que esse alguém existe e que nos provoca sensações, por piores que sejam. Para odiar alguém, precisamos de um coração, ainda que frio, e raciocínio, ainda que doente. Para odiar alguém gastamos energia, neurônios e tempo. Odiar nos dá fios brancos no cabelo, rugas pela face e angústia no peito. Para odiar, necessitamos do objeto do ódio, necessitamos dele nem que seja para dedicar-lhe nosso rancor, nossa ira, nossa pouca sabedoria para entendê-lo e pouco humor para aturá-lo. O ódio, se tivesse uma cor, seria vermelho, tal qual a cor do amor.

Já para sermos indiferentes a alguém, precisamos do quê? De coisa alguma. A pessoa em questão pode saltar de bung-jump, assistir aula de fraque, ganhar um Oscar ou uma prisão perpétua, estamos nem aí. Não julgamos seus atos, não observamos seus modos, não testemunhamos sua existência. Ela não nos exige olhos, boca, coração, cérebro: nosso corpo ignora sua presença, e muito menos se dá conta de sua ausência. Não temos o número do telefone das pessoas para quem não ligamos. A indiferença, se tivesse uma cor, seria cor da água, cor do ar, cor de nada.

Uma criança nunca experimentou essa sensação: ou ela é muito amada, ou criticada pelo que apronta. Uma criança está sempre em uma das pontas da gangorra, adoração ou queixas, mas nunca é ignorada. Só bem mais tarde, quando necessitar de uma atenção que não seja materna ou paterna, é que descobrirá que o amor e o ódio habitam o mesmo universo, enquanto que a indiferença é um exílio no deserto.

Martha Medeiros
1.8 mil compartilhamentos
Tags: amor indiferença

Sentir raiva é vingar-se das falhas dos outros em si próprio

Alexander Pope
94 compartilhamentos

Uma mente nobre tem vergonha de não se arrepender.

Alexander Pope
42 compartilhamentos
Tags: transformação

Cuidem da higiene do espelho de vossa alma, pois é ele que reflete o quanto crescemos como homens. Há homens que passam tanto tempo distraídos e auto-enganados, que não percebem o quanto se encontra embasada a sua postura.

Augusto Vicente
2 compartilhamentos
Tags: transformação

Fluir pela filosofia: Eis a chave para apavorar gigantes e montar dragões. Enfim, guiar-se a si mesmo rumo à paz.

Augusto Vicente

A trilha e seus elementos

Experimentem a jornada fantástica pela trilha da sabedoria. Viajem ao vosso modo e ritmo. Tragam na lembrança o cheiro das flores, e em troca, podem as ervas malignas de vossa natureza. Alimentem a saudade das paisagens vislumbradas. Busquem elementos de transformação. A trilha dos sábios é provocativa, mas quando não se está doente ou faminto, ela se torna internamente mais clara.

Augusto Vicente
2 compartilhamentos
Tags: transformação

Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar.

Carl Sagan
206 compartilhamentos

Sentir e dominar,

Domine tudo o que está por baixo de sua pele. Pense. És tão poeta quanto és cientista. Alie-se internamente com a ciência e a poesia. Razão e emoção não existem para nos fazer infelizes. Existem para serem devidamente sorvidas no seu tempo.

Augusto Vicente
1 compartilhamento

Amar é ter um pássaro pousado no dedo.
Quem tem um pássaro pousado no dedo sabe que,
a qualquer momento, ele pode voar.

Rubem Alves
852 compartilhamentos

Poema Intencional

Há em cada substância a sua negativa
e a possibilidade de processo.

Processo inexorável a ir ao fim
meta a ser de pão e flores:

A rosa será uma outra rosa
e nós já não seremos

vejo nos olhos tristes
um filho possível

vejo na árvore antiga do parque,
uma cadeira, uma muleta, mas sobretudo um aríete

descubro na boca angustiada
o hino pronto e pesado:

é inevitável o acontecimento
mas procuro ser um elemento,

Carrego em mim a utilidade
sei que posso dar existência

e na minha total renúncia
utilizo-me para um bem maior:

tenho que colher a rosa
e transformá-la

tenho que possuir Maria
e dar-lhe um filho

tenho que transformar a árvore do parque
em cadeira, em muleta mas, sobretudo em aríete.

José Carlos Capinam
2 compartilhamentos
Tags: transformação

Os efeitos da rendição em vida são semelhantes ao horror de um ser carcomido pela tristeza. Nos olhos paira o vazio do poeta mais pobre do mundo. A pele se transforma em areia sendo levada pelo ar para servir de matéria- prima na elaboração de adubo, para um canteiro de lágrimas. Jamais se transforme nas grades que aprisionariam o último pássaro mensageiro do sorriso.

Augusto Vicente
1 compartilhamento
Tags: persistência coragem

Deus,

Deus é poderoso não porque pode criar ou destruir, mas porque sua magia se expressa através do comportamento e das boas ações dos seres humanos. Ele dispõe da habilidade de transformar o mundo por nossas mãos e não a partir de raios. As pessoas se equivocaram em algum momento da história. Deus age através de nós. Somos parte do continente de seus desejos. Nossas mãos podem transformar suas mais belas intenções em fatos. Nossas pernas são quem o movem. Ele é onipresente onde nos fazemos existir, modificando vidas e atitudes. Ele é onisciente à medida que nos reconhecemos como grupo portador da chama da paz e a distribuímos através dos bons exemplos. Ele é onipotente todas as vezes que destruímos, ou pelo menos negociamos, com as forças navegantes de nossa mente.

Augusto Vicente
3 compartilhamentos
Tags: vida esperança

Não desanime jamais. Buscai entender o funcionamento da emoção e do pensamento. Seja um cientista do seu temor. Observe as forças que tendem a ti lançar contra o amor,o perdão e a auto-estima. Apavore-as com cores. Surpreenda-as da mesma forma que um maestro arranca lágrimas de Deus, pelo exemplo da compreensão.

Augusto Vicente
5 compartilhamentos
Tags: vida esperança

Pano de fundo,

O reconhecimento do palco é fundamental para a medida honesta do espetáculo. Nossos papéis aparecem ao longo da vida, a qual se trata de um pano de fundo que se ilumina a partir da introspecção. Vivemos para dirigir a nossa mente com humor. Uma maneira de manter a casa sempre cheia, é usar uma rede para pescar o momento exato em que os pensamentos tensos insistem em aplaudir os dramas da alma.

Augusto Vicente
1 compartilhamento